Notícias

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, nesta segunda-feira (4), por videoconferência, e aprovou 18 proposições, sendo sete projetos de decreto legislativo (PDL) e 11 projetos de lei Ordinária (PLO). Além disso, o colegiado também fez a distribuição de outras cinco propostas.

O tema manutenção das encostas do Recife foi motivo de debates na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4). O vereador Almir Fernando (PCdoB) foi um dos parlamentares que subiram à tribuna para falar sobre o assunto. Em discussão, estava o requerimento número 9.699/2023, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC), que solicita à Prefeitura a manutenção de todas as encostas e muros de arrimo que foram ou serão executados pelo Poder Executivo. A matéria foi retirada de pauta a pedido do vereador Rinaldo Junior (PSB).

Presidente da Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se pronunciou na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária. No discurso, a parlamentar elencou as primeiras ações tomadas pelo colegiado e pelo poder público para o Mercado da Encruzilhada, após o incêndio que afetou parte do equipamento público no último domingo (3).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu requerimentos com voto de aplausos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (04). Um deles é dedicado aos jovens do Colégio Núcleo, que ganharam medalha de ouro na grande final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. O segundo, ao Sarau das Artes, que completa 14 anos. E o terceiro, ao filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, documentário que fala do esvaziamento do centro do Recife e o fim dos cinemas de rua. As proposições foram aprovadas pelo plenário.

O vereador Doduel Varela (PP) parabenizou as equipes da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria de Políticas Urbanas da Prefeitura do Recife pela maneira ágil e objetiva com que agiram durante o incêndio do Mercado da Encruzilhada, ocorrido ontem, dia 3. “Infelizmente os incêndios podem acontecer, mas nós estamos aqui para dar respostas como o povo do Recife merece e precisa”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4).

O vereador Ebinho Florêncio (Podemos) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (4), para fazer destaque do projeto de lei de sua autoria (PLO 104/2023) que considera os Clubes do Sport Club do Recife, do Náutico Capibaribe e do Santa Cruz Futebol Clube como Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. A matéria foi aprovada em primeira votação por unanimidade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) pediu a criação de um auxílio municipal emergencial para os permissionários do Mercado da Encruzilhada, que foi atingido por um incêndio neste domingo (3), e perdeu parte dos boxes. O parlamentar ressaltou a importância do auxílio para que os comerciantes não fiquem desamparados durante a reforma do mercado, que ainda não tem data prevista para início. “A alma do mercado são os permissionários. São eles que mantêm e organizam aquele local e sofreram bastante com aquele incêndio”, disse, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4).

Um dossiê que mostra os problemas encontrados nos mercados públicos do Recife, elaborado pelo gabinete do vereador Osmar Ricardo (PT) foi relembrado por ele nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o documento foi construído a partir de escutas dos permissionários e clientes, visando proporcionar melhorias aos equipamentos públicos. “Nós visitamos os 16 mercados públicos do Recife com o papel de fiscalizar e mostrar onde estão os erros para que possamos consertar. Ninguém quer que caia o telhado dos mercados e nem que eles peguem fogo”, disse.

Uma semana depois de ter feito críticas sobre a compra e a destinação de instrumentos musicais realizada pela gestão municipal anterior, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) voltou ao assunto durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4). A fala dele foi feita em resposta ao discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião Ordinária da última terça-feira (29). “Prestes a completar, neste mês, mil dias dessa compra, que foi feita nos últimos dias da gestão Geraldo Julio, ela [a compra] ainda causa prejuízo ao dinheiro público, já que 40% dos equipamentos musicais permanecem estocados e sofrendo com a ação do tempo”, disse.

Desde 2015, a campanha Setembro Amarelo é um momento que marca, todos os anos, a luta da prevenção ao suicídio no Brasil. Na Câmara do Recife, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) ocupou a tribuna durante a reunião plenária desta segunda-feira (4) para tratar do tema. Aos demais parlamentares e ao público, ele prestou um relato pessoal de enfrentamento à depressão e à ansiedade.