Notícias

Ao debater o projeto de lei do Executivo (PLE) número 44/2023, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) afirmou que a matéria legislativa, que propõe dar incentivo fiscal às agremiações da cultura popular do município do Recife, possa ter os benefícios ampliados para as instituições do terceiro setor. “Por isso, quero propor uma comissão desta Casa para tratar de assunto de interesse do terceiro setor e, assim, levarmos uma proposta concreta para o prefeito João Campos”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o Dia do Diretor Escolar, celebrado anualmente em 12 de novembro. Ela falou dos desafios e das necessidades enfrentadas pelas gestões das escolas, mas pontuou que houve um avanço este ano. Outro assunto que a parlamentar também comemorou foi a sanção, pelo prefeito João Campos, da lei municipal número 19.123/2023, de sua autoria, que institui a "Semana da Gastronomia do Recife" no calendário oficial de eventos do Município.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o requerimento de número 12.221/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pelo Projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa. “A UFRPE dá um exemplo com este programa. Precisamos que ele se amplie para todo o Estado. O meu voto de aplauso é pelo ineditismo e pelo trabalho excepcional que é desenvolvido junto à sociedade civil e para a população idosa, que é vítima de preconceito de idadismo”, afirmou. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), a parlamentar também debateu o PLO 207/2023, de sua autoria, em conjunto com o vereador Eriberto Rafael (PP). Ambas as proposições foram aprovadas em plenário.

Em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária, foi tema de pronunciamento do vereador Rinaldo Junior (PSB), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13). O parlamentar se mostrou preocupado com a retirada, no texto-base, de incentivos fiscais dados pelo Governo Federal à montadoras do Centro-Oeste e do Nordeste, a exemplo da Stellantis, grupo automotivo, que abriga empresas como a Fiat e a Jeep e tem um polo de produção na cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. “A gente não pode perder, em hipótese alguma, esses incentivos que desoneraram a empresa e ela teve condições de gerar empregos aqui no nosso Estado”.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (13), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou o voto de aplauso número 12231/2023, de sua autoria, enaltecendo o Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, com obras de Mozart e a Missa Armorial, de Capiba. A parlamentar também comemorou a aprovação, em primeira discussão, do projeto número 44/2023, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o plano de incentivo fiscal que concede isenção de tributos imobiliários e mercantis às agremiações da cultura popular do Recife.

Natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e conhecido pela vasta experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas, o estrategista político Paulo Augusto Rodrigues Moura recebeu o Título de Cidadão do Recife na tarde desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). "O trabalho de Paulo Moura aproxima o eleitor da atuação dos seus representantes, favorece a participação cidadã consciente e a valorização da democracia", disse a parlamentar. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

Tema de constantes debates, audiências, projetos e outras proposições da Câmara Municipal do Recife, o Carnaval 2024 esteve em pauta na manhã desta sexta-feira (10), quando a Prefeitura realizou uma coletiva de imprensa para o lançamento da programação dos festejos de Momo. Além do primeiro vice-presidente no exercício da presidência da Casa, vereador Hélio Guabiraba (PSB), uma comitiva de parlamentares prestigiou o evento, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

Os 173 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) foram comemorados pela Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (9), em reunião solene realizada por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PSDB). Trata-se de uma instituição cultural sem fins lucrativos, e seu objetivo é promover a leitura e a cultura em língua portuguesa. A cerimônia comemorativa teve como presidente o vereador Felipe Alecrim (PSC) e contou com a presença de diversos portugueses e descendentes que formam a comunidade luso-brasileira no Recife.

Na manhã desta quinta-feira (9), no plenário da Casa de José Mariano, o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), Ademir Cândido da Silva, e a Maçonaria foram homenageados em reunião solene, numa iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Podemos). O GOB foi fundado em 17 de junho de 1822, instituição maçônica mais antiga da América Latina, e congrega orientes estaduais e distrital em toda a federação brasileira, com aproximadamente 100 mil filiados. O vice-presidente da Câmara, vereador Hélio Guabiraba (PSB), conduziu o evento.

Um conjunto de nove matérias legislativas, entre elas seis projetos de lei do Executivo (PLE), um projeto de lei Ordinária (PLO) e dois projetos de Decreto Legislativo (PDL) foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9). A reunião foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS) e contou com as presenças da vereadora Michele Collins (PP), e dos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB).