A tentativa de definir uma regulamentação municipal do transporte de passageiros e de mercadorias por aplicativo em motocicletas foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (16), no plenarinho da Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), o debate tratou sobre o crescimento da categoria após a pandemia da covid-19, a importância da regulamentação dos motociclistas que trabalham por aplicativo, assim como a atenção que os profissionais precisam ter no trânsito para evitar acidentes e tragédias.
Corridas e caminhadas, aulas de ginástica, jogos, dança, lutas, exercícios, orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelo programa Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, que foi tema de uma audiência pública promovida nesta terça-feira (15) pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Lotado, o plenarinho do Poder Legislativo sediou uma discussão sobre alguns dos problemas enfrentados pelos polos do programa.
Sob a presidência do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (15) quando fez a distribuição de quatro projetos de lei Ordinária (PLO) para análise e emissão de pareceres. A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, que foi convidada para apresentar o modelo de segurança a ser adotado pela governadora Raquel Lyra, não compareceu.
As operações de crédito celebradas neste ano pela atual gestão do Governo de Pernambuco foram elogiadas pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara do Recife, em pronunciamento realizado na reunião plenária da Casa nesta terça-feira (15). No discurso, o parlamentar salientou que os recursos, que somam R$ 2,6 bilhões e foram captados junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, serão destinados para as áreas de saúde, segurança pública, segurança hídrica, habitação, saneamento, infraestrutura e recuperação de rodovias.
A vereadora Aline Mariano (PP) repercutiu informações favoráveis à gestão da governadora Raquel Lyra e que foram apresentadas por um parlamentar, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15). “Achei que estava no Guia Eleitoral da ex-candidata Raquel, quando o vereador ficou reeditando as mesmas promessas daquela época", criticou.
Ao repercutir resultados de duas pesquisas de opinião distintas, uma favorável ao prefeito do Recife, João Campos, e outra desfavorável à governadora Raquel Lyra, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez uma comparação entre as duas gestões de níveis diferentes. “Os números mostram que o prefeito é um dos mais bem avaliados do Brasil e o Recife é um canteiro de obras, enquanto a governadora continua olhando para trás, esquecendo do povo, retirando direitos. O governo tem uma capitã a bordo de um transatlântico num mar revolto”, avaliou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15).
O vereador Samuel Salazar (MDB) dirigiu-se à tribuna, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (15), para destacar as ações do governo João Campos, prefeito da cidade, e, também, tecer críticas à condução do governo de Raquel Lyra, governadora do Estado. “O prefeito iniciou sua gestão em 2021, ainda no auge da pandemia, naquele momento em que o Brasil e o mundo clamavam pela vacinação, e o Recife foi exemplo para todo o Brasil”, afirmou.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (15) para chamar a atenção do poder público para a situação do rio Morno, que corta diversas localidades da Zona Norte da capital. De acordo com o parlamentar, o afluente do rio Beberibe necessita de serviços de limpeza e obras de canalização.
O debate sobre a importância do optometrista na saúde pública, discutido em audiência pública realizada na segunda-feira (14), por iniciativa do vereador Victor André Gomes (União Brasil), no plenarinho da Câmara do Recife, foi repercutido por ele na tribuna da Casa de José Mariano durante a reunião plenária desta terça-feira (15). “Recebemos mais de 250 profissionais e pudemos discutir possíveis melhorias na saúde dos olhos, sempre buscando equilíbrio no diálogo”, disse.
Estudantes da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves ocuparam as galerias da Câmara Municipal do Recife para acompanhar a reunião plenária desta terça-feira (15). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), em seu discurso na tribuna, destacou a presença dos jovens, explicando que estavam participando de uma atividade pedagógica e detalhou o funcionamento da reunião, bem como de outras atividades do parlamento.