Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (18), para apresentar ao plenário um projeto de lei, de sua autoria, que prevê a identificação dos torcedores de futebol no momento da compra do ingresso. Na ocasião, o parlamentar demonstrou preocupação em relação ao afastamento das famílias nos estádios. A matéria seguirá para as Comissões e será apresentada posteriormente ao plenário para votação.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (18), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei nº 57/2021, que torna obrigatória a divulgação de mensagens de combate à violência contra a mulher durante a realização de eventos esportivos nos estádios de futebol localizados no município. Antes da votação durante a reunião plenária, a autora da matéria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), subiu à tribuna para debater a proposta. De acordo com ela, a iniciativa visa a diminuir índices de violência e tornar esses ambientes menos hostis à presença feminina.

O vereador Eriberto Rafael (PP) repercutiu dois requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (18). Ambos tratam de voto de aplauso pelo aniversário de duas instituições. O primeiro, dirige-se à Polícia Civil de Pernambuco pela passagem dos 206 anos de atuação. O outro, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Pernambuco), que domingo passado (16), completou 80 anos de fundação. A instituição foi criada em 1942 no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, em Pernambuco.

Um plano de incentivo a novos artistas, que busca apontar soluções e alternativas à cultura recifense, sobretudo à periférica, foi apresentado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (18). Ele informou que o documento, que tem como sugestão a contratação de novos artistas da cena recifense, será encaminhado ao prefeito João Campos (PSB), ao secretário de Cultura Ricardo Mello, e ao presidente da Fundação de Cultura do Recife Marcelo Canuto.

Na discussão em plenário do projeto de lei do Executivo (PLE) número 17/2023, que estabelece um novo modelo de gestão da Defesa Civil Municipal, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) disse que celebrava a proposição porque “ela busca trazer a valorização de profissionais que fazem parte da Defesa Civil”. A matéria foi analisada e aprovada em duas reuniões, uma ordinária e outra extraordinária, ambas realizadas pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18).

O papel social da arte urbana foi o tema da audiência pública promovida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), no plenarinho da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (17). Representantes da sociedade civil, coletivos culturais, secretarias municipais e artistas participaram do debate. Segundo a parlamentar, no Brasil, existe uma crescente e bem consolidada cena de arte urbana e reocupação do espaço público, transformando em galerias de arte a céu aberto lugares que historicamente perderam o direito à memória e a narrativa.

No calendário oficial de eventos do Recife, o Dia Municipal do Líder Comunitário é celebrado em 15 de abril, mas, conforme destacou o vereador Almir Fernando (PCdoB) estes representantes são lembrados todos os dias pelos moradores, por estarem presentes nos desafios cotidianos. Para destacar tal importância, o parlamentar promoveu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (17), diante de um plenário repleto de lideranças. Na ocasião, 23 pessoas receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho prestado em suas comunidades. A solenidade foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB).

Um novo modelo de gestão da Defesa Civil Municipal é o conteúdo do projeto de lei do Executivo (PLE) número 17/2023, que foi aprovado por duas comissões da Câmara Municipal – a de Finanças e Orçamento e a de Legislação e Justiça – que se reuniram de forma extraordinária na tarde desta segunda-feira (17). A proposição estabelece que a Secretaria Executiva de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, contará com coordenações de engenharia e coordenações de atenção social das regionais, do órgão central, e do Programa Parceria, bem como a coordenação de operações da Defesa Civil.

Implementado em abril de 2022, o projeto Viva a Guararapes completou um ano de existência neste mês. Para celebrar a iniciativa da Prefeitura do Recife, que leva atrações e serviços para a região central do município com o fim de reconectar a população com essa área, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) formulou um requerimento de voto de aplausos e congratulações. A homenagem, aprovada pelo plenário da Casa nesta segunda-feira (17), é direcionada ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), à secretária Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, e à secretária de Turismo e Lazer da capital, Cacau de Paula.

A proposta de construção de um novo parque no Recife, localizado no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte, foi questionada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião plenária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (17). “Eu deveria estar muito feliz com o empreendimento verde. Mas estou preocupado. A cidade precisa de mais parques, mas se tivéssemos uma prerrogativa de instalar um parque na cidade, esse seria ali mesmo?”, questionou. No terreno destinado ao equipamento estava prevista anteriormente a construção de uma gigantesca loja comercial. Esse projeto vinha sendo alvo de críticas dos moradores que denunciavam problemas urbanístico e ambientais que ele causaria à região.