Em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) destacou requerimentos de autoria dele que pedem ações de infraestrutura na cidade e também a atuação do seu gabinete nos bairros. “Nosso mandato marca presença todos os dias nas comunidades buscando levantar as demandas da população, sobretudo das pessoas mais carentes”.
“Nós não podemos mais dizer que fomos surpreendidos pelas chuvas. Não existe mais a possibilidade de sermos surpreendidos pelo que é previsível”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (13) para defender um requerimento de sua autoria que solicita a realização de uma audiência pública com o tema “Preparar o Recife para as chuvas”. Durante a reunião plenária, a parlamentar fez um convite para que os parlamentares participem do debate, marcado para a tarde do dia 3 de março, no plenarinho da Casa de José Mariano.
Um caso ocorrido quinta-feira da semana passada, dia 9 de fevereiro, no trânsito do Recife, e que viralizou nas redes sociais, foi abordado no plenário da Câmara Municipal pelo vereador Professor Mirinho (SD). Ele contou que houve tentativa de homicídio de um guarda de trânsito no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães, com a Rua do Paissandu, quando um motorista desceu do carro com uma barra de ferro para tentar agredi-lo. Ele aproveitou a ocorrência para defender o uso da arma de fogo pela Guarda Municipal, que faz a fiscalização do trânsito do Recife. “O guarda tem que estar armado, para se defender numa hora dessas e defender o munícipe”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (13).
Ao parabenizar o prefeito João Campos e o secretário de Esportes municipal, Rodrigo Coutinho, pelo lançamento do Programa Gramadão, no campo público de society da Vila Aliança, no Ipsep, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou a importância desses espaços. “O Gramadão do Ipsep foi uma iniciativa muito importante, um verdadeiro gol de pênalti da gestão municipal”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (13).
O retorno ao atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da Mulher no Recife e em Pernambuco foi tema do discurso da vereadora Andreza Romero (Podemos) na reunião Ordinária híbrida desta segunda-feira (13), na Câmara do Recife. De acordo com a parlamentar, um ofício que pede a revisão do retorno das atividades durante 24 horas foi solicitado por seu gabinete à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) e à Secretaria de Defesa Social do Estado.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) voltou a criticar o projeto de lei do Executivo de nº 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar bens e imóveis do município. No plenário da Câmara Municipal do Recife, em reunião Ordinária híbrida nesta segunda-feira (13), o parlamentar comentou ter pedido vista da matéria por duas vezes para fazer uma análise mais detalhada da proposição. Além disso, ele comentou sobre outro tema, que se refere ao patrocínio de R$ 3,8 milhões da empresa Ambev no Carnaval do Recife. Ele disse que este valor está abaixo do investido em capitais como São Paulo e Salvador, por exemplo.
Na defesa do reconhecimento do esporte olímpico e amador, o vereador Professor Mirinho (SD) cobrou a ampliação do Bolsa Atleta, que é oferecida pelo Governo de Pernambuco aos competidores estaduais. Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o parlamentar fez um apelo à secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, e disse que houve uma queda no número de atletas agraciados com o benefício, neste ano em relação ao ano passado.
Autora de 72 requerimentos que foram aprovados em plenário, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou alguns deles para debater na reunião híbrida, da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). As matérias legislativas abordaram temas diversos que vão desde as questões urbanas, como escoamento de água nos dias de chuva, poda de árvores que oferecem riscos de quedas, violência cometida contra mulheres sobretudo em festividades como o Carnaval, e reformas promovidas em creches da rede pública.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) enfatizou a aprovação do projeto de lei número 201/2022, de sua autoria, sobre a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na
adolescência e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife. O parlamentar também sugeriu que a Prefeitura implante, no Distrito Sanitário VIII, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os assuntos foram discutidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (13).
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu o requerimento nº 504/2023, de sua de autoria, dirigindo indicação ao presidente da URB para que seja realizada a limpeza e restauração do memorial Gregório Bezerra, localizado na ponte Gregório Bezerra, no bairro da Ilha Joana Bezerra. O requerimento foi aprovado.