Notícias

A insegurança nas ruas do Recife e os casos de assaltos registrados em plena luz do dia, em vias movimentadas, foram abordados pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), no seu discurso durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10). Para ilustrar a dramaticidade do problema, o parlamentar citou como exemplo um assalto que aconteceu no mês passado em um supermercado localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul e defendeu que a solução para acabar com a violência urbana passa pela decisão de armar a Guarda Municipal.

Os 100 primeiros dias do governo de Raquel Lyra em Pernambuco foram abordados em discurso pelo vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo municipal na Câmara do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (10). “Como representante da população, devo destacar que a governadora ainda precisa mostrar a que veio e que não sabemos como será o seu governo. Observo que tudo o que ela tem feito é olhar pelo retrovisor, olhar o passado, e criticar o governo anterior”.

A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara do Recife promoveu uma reunião com seus membros nesta quarta-feira, na sede do Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL), o grupo discutiu com líderes da cultura popular os problemas enfrentados pelos fazedores e fazedoras dessa cultura – em geral, pessoas pretas das periferias da capital pernambucana.

Já conta com parecer favorável, da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 14/2023, que desafeta e doa uma área de 1.544 metros quadrados para implantação do Centro de Apoio ao Transplante de Medula Óssea, do Instituto de Apoio Socioassistencial de Pernambuco (IASP). O projeto de lei foi analisado e votado em reunião realizada pela Comissão, na manhã desta quarta-feira (5).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (5), por videoconferência, e aprovou nove proposições, sendo quatro projetos de lei do Executivo (PLE) e cinco projetos de lei Ordinária. Estiveram presentes na ocasião o presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS), as vereadoras Andreza Romero (Podemos) e Michele Collins (PP), e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Fred Ferreira (PSC).

A Câmara Municipal do Recife informa a respeito do decreto legislativo votado nesta terça-feira (4), que reajusta o subsídio dos vereadores para a próxima legislatura (2025-2028). Em conformidade com as disposições da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município a fixação do subsídio dos parlamentares só pode ser feita a cada quatro anos e sempre destinada para os quatro anos seguintes, para a próxima legislatura.

Sob o tema: “O abastecimento irregular d'água na cidade do Recife”, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Casa de José Mariano, para discutir com a população, sociedade civil, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre quais caminhos podem ser traçados para solucionar o problema. Na justificativa do evento realizando na manhã desta quarta-feira (5), o parlamentar ressaltou que “está sendo recorrentemente acionado pela população para acompanhar de perto e averiguar a situação da falta d’água”.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife aprovou três projetos de lei do Executivo (PLE) nesta quarta-feira (5), em reunião por videoconferência. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente do colegiado, o vereador Aderaldo Pinto (PSB), e também estiveram presentes os vereadores Joselito Ferreira (PSB), Chico Kiko (PP), e Marco Aurélio Filho (PRTB).

Este é o mês do concurso "Comida di Buteco", que está previsto no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Quem fez o registro dessa competição gastronômica, que movimenta diversos bares em todo o Recife foi o vereador Almir Fernando (PCdoB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (04). “Neste mês, em 36 estabelecimentos que fazem parte desse concurso, as pessoas poderão degustar os pratos criados especialmente para a ocasião. É uma disputa deliciosa”, afirmou.

O aumento no número de casos de crianças com infecções respiratórias no Recife, que vem sendo registrado desde o final de março, foi o tema destacado pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (4). Ela alertou, porém, que está ocorrendo uma contradição na saúde: ao mesmo tempo em que há o aumento do número de crianças com as infecções, a quantidade de leitos de enfermarias e UTI nos hospitais infantis da capital é insuficiente. "É necessário a realização de uma força-tarefa para dar conta da alta demanda nos hospitais. Além disso, é preciso haver a contratação de mais profissionais e uma gestão eficiente para salvar vidas”, disse.