Notícias

A nova diretoria da Faculdade de Direito do Recife (FDR), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi saudada na Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (11). Por meio de requerimentos propostos pela vereadora Liana Cirne (PT), a Casa concedeu votos de aplausos ao novo diretor da Faculdade, Torquato Castro Júnior, e à nova vice-diretora, Antonella Galindo. Durante a discussão das matérias, Liana Cirne – que é professora da FDR – subiu à tribuna para congratular os dois colegas.

Na tarde desta segunda-feira (10), o vereador Samuel Salazar (MDB) promoveu uma reunião solene para homenagear os Oficiais de Justiça do Recife. O plenário da Casa de José Mariano ficou tomado pela presença de vários profissionais da área. “Os oficiais de justiça são aqueles que garantem que as decisões judiciais sejam cumpridas e, assim, contribuem para que a justiça seja efetivamente aplicada. São eles que levam mandados e ordens judiciais para os cidadãos e, muitas vezes, enfrentam condições adversas", salientou o parlamentar. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (Pros).

Presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta segunda-feira (10) para tratar dos problemas enfrentados no sistema de segurança do município e do Estado. O pronunciamento do parlamentar deu seguimento a pontos levantados por outros vereadores na mesma reunião, a exemplo da segurança urbana do Recife e dos casos de ataques em unidades de ensino.

“Até quando vamos receber as notícias de mais uma escola ou creche que sofreu um ataque e foram ceifadas vidas ainda prematuras?”, questionou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife, chamou a atenção para os recorrentes ataques que vêm acontecendo em escolas e creches brasileiras nos últimos meses. O assunto foi abordado durante a reunião Ordinária da Casa de José Mariano desta segunda-feira (10), em que ela enfatizou a urgência de tratar a pauta de segurança nas escolas e o cumprimento das legislações que versam sobre a violência que ocorre dentro das unidades, como o bullying, por exemplo.

A entrega de uma obra de encosta na comunidade de Rosa Selvagem, na Várzea, Zona Oeste da cidade, que beneficiou mais de 100 moradores do local, foi destacada pelo vereador Davi Muniz (PSB) durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (10). Na tribuna da Câmara do Recife, ele agradeceu ao prefeito João Campos (PSB) pela ação e exaltou o investimento de R$ 66,8 milhões para o Programa de Aceleração do Crescimento para Encostas, que faz parte de uma destinação do Governo Federal pelo Ministério das Cidades.

A insegurança nas ruas do Recife e os casos de assaltos registrados em plena luz do dia, em vias movimentadas, foram abordados pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), no seu discurso durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10). Para ilustrar a dramaticidade do problema, o parlamentar citou como exemplo um assalto que aconteceu no mês passado em um supermercado localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul e defendeu que a solução para acabar com a violência urbana passa pela decisão de armar a Guarda Municipal.

Os 100 primeiros dias do governo de Raquel Lyra em Pernambuco foram abordados em discurso pelo vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo municipal na Câmara do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (10). “Como representante da população, devo destacar que a governadora ainda precisa mostrar a que veio e que não sabemos como será o seu governo. Observo que tudo o que ela tem feito é olhar pelo retrovisor, olhar o passado, e criticar o governo anterior”.

A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara do Recife promoveu uma reunião com seus membros nesta quarta-feira, na sede do Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL), o grupo discutiu com líderes da cultura popular os problemas enfrentados pelos fazedores e fazedoras dessa cultura – em geral, pessoas pretas das periferias da capital pernambucana.

Já conta com parecer favorável, da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 14/2023, que desafeta e doa uma área de 1.544 metros quadrados para implantação do Centro de Apoio ao Transplante de Medula Óssea, do Instituto de Apoio Socioassistencial de Pernambuco (IASP). O projeto de lei foi analisado e votado em reunião realizada pela Comissão, na manhã desta quarta-feira (5).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (5), por videoconferência, e aprovou nove proposições, sendo quatro projetos de lei do Executivo (PLE) e cinco projetos de lei Ordinária. Estiveram presentes na ocasião o presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS), as vereadoras Andreza Romero (Podemos) e Michele Collins (PP), e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Fred Ferreira (PSC).