Citando o trabalho realizado nas comunidades e pelas suas redes sociais, o vereador Chico Kiko (PP) lembrou a luta para que os ônibus voltassem a circular no bairro do Barro. Ele informou que fez apelo por meio de requerimento, e em seguida reforçou o pedido ao Grande Recife Consórcio de Transporte, que atendeu o apelo daquela comunidade. Ele disse que o diretor da Empresa de Transporte Metropolitano, Marcos Antônio da Silva, confirmou a volta dos ônibus. O vereador informou durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (14), por videoconferência, que moradores da localidade agradeceram pelo serviço.
A vereadora Aline Mariano (PP) afirmou que os quiosques que estão localizados na orla da Praia de Boa Viagem, fechados a cerca de 120 dias por causa da pandemia da covid-19, serão reabertos ainda esta semana. “Esses comerciantes foram muito prejudicados por causa da suspensão das atividades econômicas. A volta é uma boa notícia, pois eles dependem do que vendem para sobreviver. O prefeito Geraldo Julio e seus secretários irão anunciar o dia que eles passarão a vender os seus produtos, pois será mais do que uma simples reabertura. Os quisoques estão sendo requalificados para serem entregues à população”, disse, em reunião da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (14), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) informou que os trabalhadores terceirizados das áreas de Educação e de Saúde, que prestam serviços à Prefeitura do Recife, receberam seus salários, que estavam atrasados, após uma reclamação pública que ele mesmo fez, usando o plenário virtual da Câmara Municipal. “Os trabalhadores entraram em contato com o nosso mandato e nós fizemos a reclamação junto aos empresários, que quitaram os débitos”, afirmou, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (14), de forma remota, por videoconferência.
Duas reuniões públicas para tratar sobre temas ligados ao combate à covid-19, foram convocadas pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), a serem realizadas amanhã (15), de forma virtual. A primeira pela manhã, às 10h, vai ouvir representantes da Compesa e da Secretaria de Saneamento do Recife para discutir sobre a distribuição de água e o tratamento de esgotos na pandemia. E à tarde, às 16h, com a Secretaria Municipal de Turismo, para debater sobre a volta segura do setor de eventos. O vereador disse na manhã desta terça-feira (14), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que são dois temas importantes e caros à Comissão Especial Interpartidária de Combate ao Coronavírus.
Segundo os números apresentados pela vereadora Michele Collins (PP), durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (13), os acidentes envolvendo crianças são preocupantes. “De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,6 mil crianças brasileiras morrem por ano e, no Recife, 55% dos casos de internação de 0 a 4 anos são causados por acidentes”.
No final do mês de junho, o vereador Fred Ferreira (PSC) apresentou ao Poder Legislativo o requerimento nº 3218/2020, em que pede à Prefeitura do Recife a instalação de totens higienizadores de álcool em gel nas praças e parques públicos da capital. O documento, aprovado na semana passada, foi tema de um discurso do parlamentar na reunião ordinária remota da Câmara Municipal desta segunda-feira (13). Segundo Ferreira, sua proposta visa aumentar a proteção dos visitantes dos parques contra a covid-19.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu dois requerimentos de autoria dela, de nº 3585/2020 e nº 3386/2020, solicitando que a secretaria de Saúde do Estado crie uma policlínica itinerante e o outro, à secretaria de Educação do Recife, a possibilidade de realização de testes em estudantes e professores da rede municipal de ensino no monitoramento da covid-19. Ela disse na manhã desta segunda-feira (13), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que muita gente está morrendo dentro de casa por medo de ir a hospitais. “Outras cidades como Itajaí, em Santa Catarina, está distribuindo a medicação ivermectina como medida profilática, ou seja, preventiva ao vírus. O medicamento custa barato e vem sendo indicado por diversos médicos”.
Para celebrar a passagem dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e para lembrar que crianças e adolescentes podem se tornar alvos vulneráveis durante a pandemia, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) disse que era preciso registrar, nos anais da Casa, a passagem da data e destacar o panorama atual em que vive o público desta faixa etária. Seu pronunciamento foi feito durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência. “O vírus pode não ser tão letal em crianças como é nos idosos, mas elas correm o risco de acabar se tornando as maiores vítimas. Todas as crianças estão sendo afetadas pelos impactos”.
Nesta segunda-feira (13), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, o vereador Fred Ferreira (PSC) fez um discurso em defesa da manifestação pública de setores da economia da capital. Os grupos citados por ele - de empresários dos setores de academias de ginástica e bares - pedem a reabertura de seus estabelecimentos em meio à pandemia de covid-19. O parlamentar criticou as ações utilizadas para conter os protestos dessas categorias, como
aplicações de multas de trânsito e a apreensão de veículos.
O vereador Benjamim da Saúde (PSB) fez um apelo para que a Secretaria da Saúde da Prefeitura do Recife realize o curso preparatório emergencial que vai permitir a contratação de 353 agentes de endemias, que já prestaram concurso público para ocupação do cargo. “Estamos numa verdadeira situação de guerra e esses agentes de saúde podem contribuir para salvar muitas vidas. Além da pandemia causada pela covid-19, eles também ajudarão a enfrentar a endemia da dengue, zika e chicungunha”, afirmou, em reunião realizada na Câmara do Recife, manhã desta segunda-feira (13), de forma remota, por videoconferência.