Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) identificou que a mobilização realizada em diversas cidades brasileiras, nesta quarta-feira, contra os cortes de investimentos na educação não tem ideologia ou alinhamento com correntes partidárias. “Trata-se de um reação legítima da sociedade brasileira que está mobilizada contra a despolítica da educação anunciada pelo Governo Federal”, afirmou, na reunião plenária desta quarta-feira (15).

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (15), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana analisou, votou e aprovou o parecer ao substitutivo 01/2019, subscrito por 21 vereadores, ao projeto de lei 360/2017, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB). A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de equipamento de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do município do Recife.

A participação do prefeito do Recife no evento BETT Educar, realizado em São Paulo, gerou comentários na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (15). Na ocasião, Geraldo Julio falou sobre as ferramentas pedagógicas de tecnologia disponíveis no município. A repercussão local, no entanto, ganhou tons críticos em um discurso realizado pelo vereador André Régis (PSDB) na tribuna da Câmara.

O vereador Augusto Carreras (PSB), na tarde desta quarta-feira (15), na tribuna da Câmara, destacou a importância da educação pública e de qualidade e criticou os cortes de verbas da área, anunciados pelo governo Federal. “Tenho acompanhado pela internet as diversas manifestações que reúnem não só estudantes, mas pais, funcionários e muitas pessoas que sabem a importância da educação”, afirmou o parlamentar. Ele anunciou ainda que, após o seu discurso, iria às ruas participar da manifestação no centro do Recife.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou o governador Paulo Câmara que anunciou um reforço no orçamento da educação do Estado, através de investimentos na Universidade de Pernambuco, no momento em que o Governo Federal age em sentido contrário. “Quero parabenizar o governador pela medida, que vai beneficiar a educação pública”, afirmou, na reunião desta quarta-feira (15). O governador pretende aumentar em 26% o custeio da instituição, em relação ao ano passado.

No mês passado, a Câmara do Recife sediou duas audiências públicas sobre a necessidade de políticas de educação e saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos resultados dos debates se concretizou nesta quarta-feira (15), durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. Na ocasião, consultores legislativos da Casa apresentaram uma minuta de projeto de lei sobre a criação de uma clínica-escola voltada para a população com autismo.

O vereador Benjamim da Saúde (PATRI) promoveu audiência pública, na manhã desta quarta-feira (15), para debater o tema “Desafios e dificuldades enfrentados pela enfermagem no Recife”. Segundo o parlamentar, as instituições de saúde “passam por inúmeras dificuldades relacionadas aos recursos físicos, materiais e humanos, comprometendo a qualidade da assistência à saúde e da segurança do paciente, bem como a satisfação dos profissionais”. Entidades, enfermeiros, técnicos e auxiliares compareceram ao Plenarinho da Casa de José Mariano para abordar o assunto.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) levou à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) reclamações sobre a aplicação de multas em locais onde o estacionamento é permitido na rua Gomes Taborda, também conhecida como rua da Lama, no Cordeiro. Segundo ele, vários comerciantes da área estavam sendo multados. Mas, afirmou que foi informado que essas multas são passíveis de anulação. Na reunião ordinária desta terça-feira (14), o parlamentar aproveitou o momento e prestou uma homenagem em comemoração aos 90 anos de idade do Padre Romeu e quase 50 anos na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Torre.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (14) um voto de repúdio à decisão do Governo Federal de bloquear 3.474 bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado. O requerimento foi proposto pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), que subiu à tribuna para criticar o corte realizado na semana passada. “Torcemos para que a educação no País passe a ser vista como prioridade”, disse o parlamentar.

A vereadora Michele Collins (PP) lembrou da lei municipal de número 18.402/17, de sua autoria, que cria a Semana Municipal de Apoio e Conscientização sobre o Parto Humanizado, realizada anualmente, na primeira semana de maio. “Pensando nas mulheres, fizemos essa semana para debater o tema e trazer a consciência sobre o parto humanizado. A lei tem o objetivo de apoiar e estimular a prática do parto humanizado na cidade”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (14).