Para homenagear a categoria dos médicos de Pernambuco, o vereador Benjamim da Saúde (Patriota) realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira (6), quando destacou o trabalho realizado por 29 profissionais que atuam no Recife e entregou diplomas de reconhecimento a cada um. “Para mim é uma honra, como vereador, homenagear essa categoria tão necessária, dedicada e desprendida. Falar de médico é falar de anjos. Anjos que estão sempre no lugar certo, na hora certa e prontos para ajudar. Que não escolhem raça, cor, gênero ou etnia e vê apenas um ser humano quando se depara com um paciente”, afirmou o parlamentar.
O Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro e durante toda a semana que o precede. Foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, e sua celebração iniciou-se no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 1948. E a data, na Câmara, foi comemorada na noite desta quarta-feira (4), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PSC). O vereador Luiz Eustáquio (PSB) presidiu o evento.
Os resultados do Programa internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que colocou o Brasil entre os 20 piores países na área da educação, voltaram a ser tema de discurso do vereador André Régis (PSDB) na Câmara do Recife. O parlamentar já havia se pronunciado na última terça-feira (3), data em que os dados foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesta quarta-feira (4), o vereador subiu a tribuna da Casa para comentar a baixa repercussão na imprensa dos resultados do país no ranking.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) voltou a citar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4), ela fez questão também de destacar que é autora da lei municipal número 18.351/17, que institui no calendário oficial do Recife o Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco). O evento traz o mês de dezembro como um mês de mobilização de todos pelo fim da violência contra as mulheres.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu declarações dos deputados estaduais Wanderson Florêncio e Marco Aurélio Medeiros, que segundo ele teriam criticado o Projeto de Lei 36/2019, do Poder Executivo Municipal. “Eles foram para os jornais e blogs dizerem que a Câmara votou essa matéria e que ela vai estabelecer o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano. Quero dizer que esse projeto ainda não foi votado, sequer foi discutido pelos vereadores do Recife. E, principalmente, a matéria não propõe o aumento do IPTU”, afirmou, em reunião ordinária desta quarta-feira (4).
Todos os anos, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife deverá promover cursos de capacitação para jovens e adultos nas áreas de recepção, apoio ao turista e difusão cultural. É isso que quer o projeto de lei nº 277/2019, que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. A matéria recebeu nesta quarta-feira (4) um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa, durante reunião promovida na Sala das Comissões do Poder Legislativo.
Elas e eles são lideranças de equipe, conciliam o trabalho pedagógico com o administrativo nas unidades de ensino e destacam-se pela difícil tarefa de contribuir para com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das instituições de ensino. Gestores escolares receberam homenagem da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, para lembrar o Dia do Diretor de Escola. A data, que celebra o profissional responsável pelas decisões da escola, é 12 de novembro, mas por uma questão de pauta nos trabalhos legislativos foi comemorada na noite desta terça-feira (3).
Requerimentos constantes na pauta de votação, na tarde desta terça-feira (03), solicitando melhorias na infraestrutura de escolas do Recife, levaram o vereador André Régis (PSDB) à tribuna da Casa de José Mariano, em dois momentos distintos, para discutir um único assunto: a necessidade de investimentos no ensino fundamental. Ele destacou o trabalho realizado por sua equipe para manutenção da plataforma Raio X das Escolas (www.raioxdasescolas.com.br), mas dedicou um maior tempo para discutir o desempenho dos estudantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).
Os pareceres a 16 projetos que tramitam na Câmara Municipal do Recife foram discutidos e votados pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa na tarde desta terça-feira (3). Ao final do debate, o vereador Aerto Luna (PSB), que preside o grupo, deu destaque à aprovação do projeto de resolução nº 35/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC). A matéria visa criar na Câmara o “Opine”, um mecanismo eletrônico de participação popular.
O vereador Fred Ferreira (PSC) teceu críticas ao novo sistema de câmeras que registram multas no Recife. Conforme destacou durante a reunião plenária desta terça-feira (03), ele foi procurado por diversas pessoas que reclamaram dessa medida. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) os equipamentos foram instalados em novembro, funcionavam em caráter educativo e, no início desta semana, entraram em operação definitiva em 16 pontos da cidade.