Serão em número de seis, e não quatro, as audiências públicas para debater o Plano Diretor do Recife que também seguirão a organização proposta por temas da Conferência Municipal e não mais pelo que ficou definido anteriormente, que seria de acordo com os segmentos sociais. As alterações na condução dos trabalhos foram definidas na reunião realizada pela Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, na manhã desta quarta-feira (27). Os temas a serem discutidos atendem aos seis cadernos que compõem o projeto de lei do Executivo número 28/2018, que apresenta a proposta do plano. “Acredito que será um trabalho mais democrático”, avaliou o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente da Comissão.
Durante o exercício de 2018, a Prefeitura do Recife alcançou as metas fiscais, cumprindo o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi o que garantiu, durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (27), o controlador geral do Município, André Nunes, que no ano passado foi diretor Executivo do Tesouro. “Tivemos um crescimento de receita no patamar de 8,93%, que foi muito satisfatório, dentro do atual momento econômico; enquanto isso, a Despesa Total cresceu 11,58%, em relação ao exercício de 2017. E a gestão soube como utilizar essas receitas o máximo possível”, disse ele, ao apresentar os resultados do último quadrimestre à Comissão de Finanças e Orçamento.
A carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez, enviada às escolas para que estudantes cantassem o Hino Nacional, sendo filmadas para envio ao Ministério, gerou críticas contundentes do vereador Ivan Moraes ( PSOL), na tarde desta terça-feira (26), na Câmara do Recife. Ele afirmou que o titular da pasta vem cometendo uma sequência de erros e que, após a repercussão do assunto, pede desculpas. “Ninguém aguenta mais essa quantidade de equívocos e erros. Ele diz: ah! desculpa, não foi bem assim. Esse ministro já está a tempo demais no Ministério”.
A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.
As declarações e posicionamentos do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (26). O parlamentar, ao criticar o novo Governo Federal pela escolha do ministro, repercutiu a entrevista à TV Cultura em que Salles afirmou nunca ter visitado a Amazônia.
Uma área de 21 hectares, englobando o Parque dos Manguezais, localizada onde era o antigo Aeroclube de Pernambuco, deveria no entender do vereador André Régis (PSDB) abrigar diversos equipamentos públicos e privados. Ele apresentou projeto preliminar destinando aquela importante área da Zona Sul, contemplando o futuro, em termos de preservação do meio ambiente e saúde pública. “Meu projeto se contrapõe ao da Prefeitura do Recife que já colocou placas e foi objeto de campanha política, indicando a construção de habitacional Encanta Moça I e II. Pelo tamanho pode contemplar habitacional, centro educacional, parque verde e empreendimentos da iniciativa privada”.
O vereador Jayme Asfora (SEM PARTIDO) criticou a demora na aplicação da lei municipal número 18.528/18, aprovada ano passado, com uma emenda dele, que prevê que o transporte por aplicativo pudesse usar terminais e plataformas de embarque e desembarque em aeroportos, terminal rodoviário (TIP) e circular podendo estacionar em grandes eventos como carnaval, São João e outros. “Esses eventos trazem muitos turistas para o Recife, além da própria população. Os Táxis não conseguem suprir a demanda. Trata-se de artigo de lei que deve ser cumprida”.
A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PP) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.
Ao rebater críticas feitas pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), acerca de email enviado pelo Ministro da Educação para escolas de todo país, recomendando a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional e recitar slogan de campanha de Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos”, o vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que o colega desconhece lei federal 12.031/2009 do Partido dos Trabalhadores determinando a execução do hino nas escolas públicas uma vez por semana. “Acho que o PT e o PSOL queriam cantar o hino da Venezuela nas escolas brasileiras, fica a sugestão”.
Foi com sentimento de indignação que o vereador João da Costa (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (26). O parlamentar abordou a iniciativa do ministro da Educação, Ricardo Veléz, de enviar uma carta para as escolas do Brasil, pedindo que fosse cantado o Hino Nacional todos os dias.