Notícias

O vereador Rinaldo Júnior (PRB), ao propor a concessão do Título de Cidadão do Recife ao carioca Paulo Rubem Santiago, disse que estava corrigindo uma injustiça antiga e que estava cumprindo uma promessa feita, caso se elegesse vereador. Em sua primeira legislatura realçou que não perdeu tempo e aprovou a concessão por unanimidade da Câmara do Recife. “Tenho a honra de homenagear um dos políticos mais brilhantes de Pernambuco, que muito contribuiu e contribui com a cidade”.

Mais de duas horas de discussões e 13 emendas analisadas – todas acatadas em sua totalidade ou com algumas alterações. Esse é o saldo da reunião da Comissão de Revisão da Lei Orgânica da Câmara do Recife que aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede do Poder Legislativo. Presidido pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), o grupo ouviu integrantes da sociedade antes de votar a emenda nº 101/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que busca incorporar diretrizes e metas estabelecidas pelo Plano Diretor, pelas Conferências e pelos Planos Municipais de Políticas públicas nas normas orçamentárias do Recife.

O vereador Wanderson Florêncio (PSC) repercutiu na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, o ato ocorrido no terreno do antigo Aeroclube, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, na manhã deste domingo. Segundo ele, mas de mil pessoas participaram do evento com o objetivo de defender a construção de um parque verde no local. “Se reuniram pessoas de todas as idades: idosos, crianças e adultos. Contamos ainda com apresentações culturais de grupos líricos, de cordel, maracatu, entre outros”.

Mais de duas horas de discussões e 13 emendas votadas – todas aprovadas em sua totalidade ou com algumas alterações. Esse é o saldo da reunião da Comissão de Revisão da Lei Orgânica da Câmara do Recife que aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede do Poder Legislativo. Presidido pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), o grupo ouviu integrantes da sociedade antes de votar a emenda nº 101/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que busca incorporar diretrizes e metas estabelecidas pelo Plano Diretor, pelas Conferências e pelos Planos Municipais de Políticas públicas nas normas orçamentárias do Recife.

Projeto de lei propondo a qualificação de professores, alunos e funcionários de escolas privadas sobre prevenção de incêndio, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife. O autor justificou a proposta lembrando o incidente que vitimou alunos e professora em um incêndio criminoso recentemente. Segundo ele, se as pessoas tivessem melhor qualificação e soubessem agir diante da tragédia algumas vidas poderiam ter sido poupadas.

Projeto de lei do Executivo propondo a regulamentação dos food truck – alimentação em veículos – foi aprovado pela Câmara do Recife. Para o vereador Jayme Asfora (PMDB) a proposta representa o anseio de uma categoria que cresce na cidade e entidades de classe, demonstrando que quando a sociedade civil, poder Executivo e Legislativo se juntam o melhor para a cidade acontece.

O requerimento da vereadora Marília Arraes (PT) criando a Frente em Defesa da Cidadania LGBT foi aprovado por 19 dos parlamentares presentes, cinco votos contrários e duas abstenções. Com direito a torcida contra e a favor da criação da Frente, vereadores favoráveis se manifestaram na afirmação da importância da criação desse organismo na Casa José Mariano. A autora do requerimento argumentou que a cidade precisava de uma Frente LGBT para que não se viva um clima de intolerância. Disse ainda que agora “todos temos muito trabalho a fazer”.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) se mostrou preocupado com o destaque na mídia de que Pernambuco lidera ranking de geração de empregos, quando o mesmo estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que o Recife teve um saldo negativo, juntamente com outras cidades da Região Metropolitana. Ele destacou na tribuna da Casa de José Mariano, nesta segunda, 23, que "o Estado apresentou uma melhora nos últimos seis meses, porém a capital amarga, de janeiro a setembro deste ano, um acumulado de menos 1.205 empregos com carteira assinada".

“No mês de agosto Pernambuco registrou o quarto maior saldo positivo do país com 35.927 admissões. Isso representa um aumento de 0,34% em relação ao quantitativo do mês anterior. O setor da indústria da transformação registrou 1.927 novos postos de serviço, seguido pela agropecuária com 1.802”, relatou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (23), ao falar sobre o crescimento econômico do Estado.

“No último sábado (21), eu tive a honra de participar da Abertura do Centenário da Assembleia de Deus em Pernambuco. Foi um dia inesquecível e de muita emoção, não somente para os assembleianos, mas para toda a sociedade pernambucana que reconhece e dá testemunho do importante trabalho que a denominação tem realizado“, contou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda feira (23).