Na passagem do aniversário de 38 anos da morte de Josué de Castro e 65 anos do lançamento do seu livro mais importante, “Geografia da Fome”, a Câmara Municipal do Recife homenageou o médico, geógrafo, cientista social, professor, político e escritor que provocou uma mudança do pensamento sobre o flagelo da fome e da forma de enfrentar a endemia no mundo. Por iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT), o grande expediente da reunião ordinária desta quarta-feira, 28, foi dedicado ao recifense que realizou profundos estudos sobre a deficiência alimentar do povo brasileiro, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Josué de Castro desafiou a crença vigente de que a fome era um fenômeno natural, impossível de ser revertido, e ainda lhe atribuiu uma causa política, que era a concentração de terra na mão de poucas pessoas.
O Vereador Maré Malta (PSD), destacou na tarde de hoje, 04, na Câmara, as ações desenvolvidas pelo programa Pacto Pela Vida do Governo do Estado. Na oportunidade ele citou que a iniciativa está rendendo bons frutos e está transformado o trabalho da polícia em uma ação eficaz, revolucionando a força do Estado no combate aos homicídios e aos crimes. Além disso, ratifica o trabalho realizado pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
O resultado de uma pesquisa divulgado pela imprensa, onde o prefeito Geraldo Júlio aparece com 70% de aprovação da população recifense, levou governistas e oposição ao plenário da Câmara do Recife. O vereador André Ferreira (PMDB) foi o primeiro a repercutir o assunto na tarde desta segunda-feira 11. Ele disse que os 70% de aprovação ao prefeito é fruto do trabalho que foi feito já na campanha e que muitos trabalharam para isso. Lembrou que esse foi um ano difícil, de muitas reivindicações da população que foi às ruas exigir melhorias. “Nesses dez meses tivemos avanços em todas as áreas. O Hospital da Mulher vai ser entregue antes mesmo do prazo previsto, mais de 800 profissionais de saúde foram contratados e mais 800 estão chegando. O Compaz é uma realidade. Ele tem atuado em todas as áreas”.
Está sendo velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife o corpo do ex-vereador Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos, que participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela.
No dia em que completou 81 anos de idade, o maestro Jurandir Florentino de Souza recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão do Recife. A homenagem, proposta pelo vereador Almir Fernando (PC do B), foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, com a participação de músicos, maestros e bandas militares. O vereador Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade. A mesa foi composta também pelo Tenente Oliveira, representante da Escola de Aprendizes Marinheiros, e do cantor Claudionor Germano.
O vereador Inácio Neto (PT) lamentou na reunião plenária desta segunda-feira, 21, as recentes declarações de Roberto Arruda, na Revista Veja, e cobrou uma apuração do Poder Público. O ex-governador de Brasília - cassado e expulso do Partido Democratas depois do escândalo conhecido como o Mensalão do DEM - disse durante a entrevista que vários caciques da direita receberam verbas públicas.
Diversos vereadores da Câmara do Recife participaram do Seminário sobre Mobilidade Urbana, nesta terça-feira, 23, promovido pelo Diario de Pernambuco. No plenário, eles repercutiram a iniciativa. Almir Fernando (PC doB) ressaltou o engajamento do órgão de imprensa, lembrando que foram criados pela empresa de comunicação um site e um programa de rádio para tratar da mobilidade. O vereador fez questão de frisar que o projeto do Executivo sobre mobilidade que tramita na Câmara está recebendo emenda dos parlamentares.
A convenção estadual da ITEJ – Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus - está incluída no calendário municipal de eventos do Recife. O projeto, de autoria do vereador Marcos di Bria, foi sancionado pelo prefeito João da Costa. O evento, que tradicionalmente ocorre no mês de janeiro, reúne grande número de fieis, tendo congregado cerca de 5 mil pessoas, no último final de semana, na Casa da Benção, no bairro de Afogados .
Aprovada em 1996 para ser uma estrada que ligaria 21 bairros do Recife, com 21 quilômetros de extensão e 26 metros de largura, a Avenida Beira-Rio resume-se hoje aos impasses com brigas judiciais que impedem a avenida de avançar. Para discutir os benefícios que a via traria para o Recife e buscar soluções para as pessoas que foram prejudicadas com a remoção feita pela Prefeitura, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública nesta quinta-feira, 13. “Trata-se de uma obra de extrema importância para a cidade, tendo em vista que o Recife encontra-se estrangulado do ponto de vista viário e que todo mês mais 3 mil novos carros passam a circular em nossas ruas”, disse a vereadora.
Durante audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife, o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, disse que no primeiro quadrimestre de 2012 a Prefeitura do Recife cumpriu as metas fiscais estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A avaliação, que é uma exigência prevista na mesma lei, funciona teoricamente como uma parada nos primeiros quatro meses para saber se as contas do município estão indo no caminho certo. “Os resultados ocorreram dentro do esperado e a Prefeitura do Recife está equilibrada. Isso sinaliza que vamos atingir as metas esperadas para o final do exercício”, disse ele.
A líder da oposição na Casa, Priscila Krause (DEM), repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 09, as respostas da prefeitura ao pedido de informação feito pela vereadora sobre a realização do Baile Municipal 2011. No documento, ela questionava o custo total do evento, cópias das notas de empenho, valor pago por apresentação e destinação da arrecadação. Priscila disse que o Executivo cometeu uma infração político-administrativa, prevista no artigo 3º da Lei Orgânica do município.
O vereador Menudo (PSB) elogiou, durante o Pequeno Expediente desta segunda (13), as visitas realizadas pelos secretários Nilton Mota e Fred Oliveira nos bairros da Mustardinha, Bongi e Mangueira. “Recebi a visita dos Secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota, juntamente com o Secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira, e percebi que realmente é uma prática do governo Geraldo Júlio fazer com que os secretários visitem as comunidades in-loco. Mostramos algumas obras que foram aprovadas pelo Orçamento Participativo, mas não foram executadas. Visitamos o Centro Social Urbano da Mustardinha, o qual obteve grande aprovação e seria implementado um Centro Municipal de Ensino Infantil e um centro Cultural, além da reforma da quadra existente. Fomos também ao Bongi, onde percebemos a vontade dos moradores para a realização das obras. O Campo do Caduco também foi alvo de nossas indicações para transformar o espaço em entretenimento com dignidade à população”, disse.
Uma semana depois da primeira reunião com o presidente do Instituto Pelópidas Silveira (IPS), Milton Botler, os vereadores que compõem a Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife tiveram um novo encontro com ele, na manhã desta terça-feira, 23, para ouvirem o detalhamento do Plano Municipal de Transporte e Mobilidade. Botler informou aos parlamentares que fez um cálculo para a implantação da infraestrutura dos eixos viários e corredores do transporte coletivo e suas conexões (Sistema Estrutural Integrado, SEI), que correspondem a 20% da infraestrutura viária da cidade, e concluiu que representará um custo de R$ 6 bilhões.
A líder da oposição na Câmara, vereadora Priscila Krause (DEM), subiu a tribuna da Casa na tarde desta terça-feira, 15, para enfatizar que acionou hoje o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em função do desrespeito a Lei Eleitoral, que segundo ela, a Prefeitura do Recife vem praticando. De acordo com a vereadora, a administração municipal já ultrapassou os gastos previstos com publicidade.
As contas da Prefeitura do Recife, nos primeiros quatro meses deste ano de 2013, estão indo no caminho certo. No primeiro balanço da atual gestão, ficou constatado que a adminsitração pública cumpriu as metas fiscais estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) entre os meses de janeiro a abril. Os números que comprovam o resultado favorável foram apresentados em audiência pública, para avaliação do cumprimento de metas, conforme determina a LRF. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 29, organizada pela Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife, com a presença do secretário de Finanças, Roberto Pandolfi.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez uso da Tribuna nesta segunda, 6, para repercutir reclamações de deficientes físicos em relação à mobilidade no Recife.
O vereador Inácio Neto (PT) parabenizou, na tarde desta terça (23), o presidente e o vice-presidente do Clube Português, respectivamente Luiz Vilella e João Virgílio Ramos André, reeleitos, ontem (22), pela sexta vez consecutiva para dirigir o clube durante o próximo biênio 2011/2013.
O calendário cultural do Recife ganha mais uma data para comemorações. Por iniciativa do vereador Estéfano Menudo (PHS), foi aprovada a lei que institui a primeira semana de fevereiro como a Semana Municipal dos Movimentos Hip Hop e Mangue Beat. “É uma forma de homenagear o cantor Chico Science e valorizar a cultura de rua”, disse o parlamentar. Sancionada no dia 15 de abril pelo prefeito João da Costa, a lei foi publicada no Diário Oficial do Município, edição de 16 de abril.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) afirmou na nesta terça-feira 07, na Câmara do Recife, que o lixo da cidade estava sendo colocado em aterros de Jaboatão dos Guararapes sem tratamento e que a Prefeitura não tem contrato firmado com as empresas que transportam o lixo. O parlamentar desafiou ao líder do governo, vereador Luiz Eustáquio (PT), a apresentar o contrato e deu a ele 10 minutos para que pedisse um fax à Emlurb com o documento. Pediu ainda que o líder designasse alguém para ir com ele até o órgão responsável para pegar uma cópia do contrato.
O vereador Múcio Magalhães (PT), em discurso durante reunião plenária na Câmara, na tarde desta quarta-feira, 30, falou sobre a implantação do Orçamento Participativo (OP), no Recife, há dez anos. Esta semana, o programa recebeu o prêmio Reinhard Mohn 2011, concedida pela Fundação Bertlsmann, da Alemanha. Mais de 12 mil alemães participaram da votação que garantiu à prefeitura do Recife uma premiação de 150 mil euros.