Conceder títulos, medalhas e honrarias a autoridades civís ou militares; políticos; artistas; empresários é muito comum. Mas propor a concessão da Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta honraria da Câmara Municipal do Recife, a uma pescadora que nunca frequentou uma sala de aula, criou e educou nove filhos com recursos tirados apenas da venda dos produtos existentes em manguezais como carangueijos, ostras, unha de velho, sururu e mariscos, é um grande acontecimento. Foi justamente com esse argumento que o vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) entregou a medalha a Berenice Vitorino da Silva, popularmente conhecida como Dona Beró, 74 anos, em reunião solene realizada na manhã desta quinta-feira, 5.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) elogiou a forma de trabalho do prefeito Geraldo Júlio (PSB), em relação a diversos pleitos das comunidades do Recife, durante a Reunião Plenária de hoje, (6). “Faço aqui referência aos encontros que tive no início da gestão de Geraldo Júlio e, naquele momento, para algumas obras, especialmente na RPA5. Após 3 meses, o prefeito chamou os Secretários para discutirmos como poderíamos executar as ações. Tive uma a grande alegria naquele instante porque é muito bom ter um gestor que escuta o vereador”, disse.
Na tarde desta segunda-feira, 19, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara para repercutir a redução significativa nos casos de filariose no Recife. O parlamentar lembrou que em 2003 cerca de 900 pessoas foram identificadas com a doença na cidade e hoje esse número caiu para quatro, resultando em uma redução de 99%. “É com muita alegria que a gente traz essa informação. Ficamos muito felizes em saber que essa enfermidade está quase extinta”, disse.
Uma lei de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM) determina que todas as escolas municipais passem a divulgar em local de ampla visibilidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em seus recintos. A Placa deverá conter a nota obtida pelo estabelecimento, bem como a média municipal e estadual.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) relatou a reclamação dos moradores de Boa Viagem em razão do horário de funcionamento de quiosques, bares e restaurantes da orla de Boa Viagem, durante a Reunião Plenária de hoje (12). “É uma movimentação em horas inoportunas, tirando o sossego daqueles que residem no bairro. Há uma reclamação generalizada dos moradores e a Prefeitura tem que tomar as medidas cabíveis para que se preserve a tranquilidade. A PCR exige dos concessionários da orla uma série de normas e uma delas é a de que os comerciantes encerrem as atividades às 22 horas. O que não vem acontecendo. São 24 horas por dia, causando uma total desorganização”, disse.
Pernambuco registrou 15 mil vítimas de acidente de moto nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. O vereador Eurico Freire (PV) repercurtiu o assunto na reunião plenária desta segunda-feira (23). “Os acidentes ocorrem mais frequentemente aos sábados e domingos. Algumas pessoas não temem a Lei Seca, ingerem álcool e acabam colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco”.
Em duas situações distintas, o vereador Josenildo Sinesio (PT) constatou que a aplicação da lei municipal 17.647/2012, de sua autoria, pode colaborar para garantir a segurança das pessoas que usam as agências bancárias do Recife. Os relatos foram feitos na reunião plenária desta segunda-feira, 06.
Incluir a disciplina “Noções de Respeito e Proteção aos Animais” nas escolas da Rede Pública do Recife é a finalidade do projeto de lei número 34/2014, de autoria do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC), que está tramitando na Câmara Municipal. A proposta é que a disciplina tenha o objetivo de despertar e promover, desde a infância e a adolescência, a reflexão sobre o tema do respeito e da proteção que devem ser dispensados aos animais como decorrência do direito à vida, do direito ambiental e também da consideração que deve ser franqueada a todos os seres.
A questão do lixo na cidade do Recife voltou à tona na reunião plenária da tarde desta terça-feira, 7. O vereador Sérgio Magalhães (PSD) cobrou explicações do líder do governo na Câmara, vereador Luiz Eustáquio (PT), sobre a prestação de serviço por parte do aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes, que segundo ele, não está com o contrato devidamente assinado pela Prefeitura.
No 21 de setembro de 2006 entrou em vigor no Brasil a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, permitindo a prisão, fixando penas para os agressores e determinando a criação de juizados especiais para lidar com os processos. Para lembrar a data, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26, uma reunião solene, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).
A cantora Cristina Amaral, que neste ano recebeu o título de embaixadora da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Liga da Proteção, recebeu homenagem da Câmara do Recife, nesta tarde, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). Intérprete premiada, Cristina organizou sua carreira cantando ritmos regionais como o frevo e o forró e sua agenda é disputada durante os festejos juninos.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) rebateu na tarde desta terça-feira 17, na Câmara do Recife, críticas, segundo ele, feitas pelo prefeito João da Costa sobre a prática de fisiologismo que estaria sendo feita por parte de integrantes desta Casa Legislativa. “O prefeito disse na imprensa que os vereadores são fisiologistas, mas não disse quem são eles. Seria bom que desse os nomes dos fisiologistas para que todos soubessem quem são”.
Representantes de instituições religiosas e entidades civis participaram da entrega do título de cidadão do Recife ao pastor Ney Silva Ladeia, realizado na manhã de hoje (25) no plenário da Câmara Municipal. Para o vereador Luiz Eustáquio (PT), autor da proposta, a homenagem representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Ney Ladeia à cidade do Recife “sobretudo quando tratamos de um pastor cuja história se caracteriza pela influência dos ensinos do evangelho, revelada através de uma postura permeada pelo compromisso ético, moral e espiritual”.
Faixas imensas no plenário, banners coloridos, camisas personalizadas e distribuição de fotos do homenageado. O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado na reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 27, em homenagem póstuma ao ex-vereador Edson de Oliveira e Silva, que faria 100 anos no dia primeiro de junho. Familiares, amigos e antigos eleitores de Edson compareceram à solenidade, que começou às 10h. “Como representante do povo recifense, notadamente dos munícipes de Tejipió, Coqueiral, Totó, Sancho, Pacheco, Avenida Liberdade, Barro, Areias e adjacências, onde sempre foi majoritário, desenvolveu trabalho em prol do desenvolvimento daquelas comunidades”, disse, em discurso, o advogado Edvaldo de Oliveira, que foi procurador jurídico da Câmara Municipal do Recife, e também filho do ex-vereador falecido.
A necessidade de se adotar uma política pública de defesa da vida
animal no Recife, onde existem milhares de cães e gatos abandonados,
cavalos usados para arrastar carroças além do peso suportável e
a prática da eutanásia animal se pratica à revelia da lei, serviu de
tema para audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara Municipal
do Recife. Ela foi realizada pela vereadora Aline Mariano (PSDB), na
manhã desta quarta-feira, 29. Representantes de ONGs e pessoas que
fazem parte do movimento social que exige respeito aos animais
compareceram para discutir questões referentes ao Pacto Pela Vida
Animal. “A proteção e o bem estar dos animais é um dos temas de
relevância para o público em geral. Essa é uma questão ética,
científica, econômica e política e que coloca o sentido da
responsabilidade pública no cerne das discussões”, disse a vereadora.
Para lembrar o dia nacional da redução da mortalidade materna, comemorado em 28 de maio, o vereador Almir Fernando (PCdoB) manifestou na tarde desta terça-feira 29, na Câmara do Recife, preocupação com o número de mortes, ainda alto, e que desafia o sistema de saúde brasileiro. A mortalidade materna é usada para aferir e monitorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A vereadora Vera Lopes (PPS) ressaltou que o número de maternidades municipais é pequeno, sendo apenas três na cidade, e a vereadora Aline Mariano (PSDB) sugeriu que fosse realizada uma audiência pública para discutir, além das mortes das gestantes, o controle de natalidade e a incidência de câncer de mama e de útero.
Pernambuco tem paratletas de destaques nacional e internacional como Suely Guimarães, Jenifer Martins e Francisco Daniel Coelho, mas carece de eventos e de incentivos que estejam à altura desses e de outros jovens que encontram nos esportes a alternativa para melhorar a qualidade de vida. Suely Guimarães, por exemplo, é bicampeã paralímpica, heptacampeã mundial e recordista mundial em lançamento do disco; Jenifer Martins foi eleita a melhor paratleta pernambucana nos últimos cinco anos, participou da Paralimpíada de Londres 2012 e Pequim 2008; Francisco Daniel Coelho é tricampeão brasileiro e integrante da seleção nacional de novos, além de campeão parapanamericano em Guadalajara em 2011.
Em repercussão às notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – divulgadas recentemente, o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador André Régis, cobrou mudanças na Rede Municipal de Ensino. Durante pronunciamento na reunião plenária desta segunda-feira, 08, o parlamentar disse que a capital, diferente do Estado, não atingiu a meta do Ministério da Educação, em relação ao Ensino Fundamental II. “Recife não acompanhou a mesma trajetória evolutiva de Pernambuco”.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB), subiu à tribuna, na tarde desta terça-feira, 28, pra lembrar o início do campeonato “Bom de Bola, promovido pela Prefeitura do Recife, e que teve abertura no último domingo, no Campo do Bueirão, na comunidade de Santa Luzia, Na Torre.
Embora a ocupação de calçadas por bares e restaurantes seja proibida pela Lei das Calçadas, o vereador Inácio Neto (PSB) denunciou na tarde desta segunda-feira 16, que alguns bares querem pagar a taxa de ocupação do solo para usar regularmente o espaço, mas não conseguem. No entanto, segundo o vereador, bares e restaurantes da rua Sete de Setembro pagam a referida taxa de ocupação e mantem cadeiras e mesas nas calçadas. Mas, ele citou, o caso do bar Central, na rua Mamede Simões, que já apresentou projeto arquitetônico regularizando a situação, e não consegue pagar a taxa de ocupação.