“As Comunidades Terapêuticas voltaram a funcionar depois de serem suspensas desde agosto de 2016. De acordo com decisão do Tribunal Regional Federal da 3º Região, o serviço prestado pelas comunidades deve ser definido como acolhimento e não internação”, destacou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (2). A atuação das comunidades Terapêuticas havia sido suspensa pela Justiça Federal do Estado de São Paulo.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu levantamento recente dos imóveis do centro do Recife, realizado pela a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com a ONG FASE, o coletivo A Cidade Somos Nós e o Coletivo Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS). Segundo disse o parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (9), trata-se de um mapeamento de 112 imóveis para observar o uso de cada um.
Esta é uma semana decisiva para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, do Recife, válida para o exercício de 2019. O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal, Paulo Rogério Nascimento, alertou que vai até sexta-feira, dia 11 de maio, às 13h, o prazo para recebimento de emendas ao projeto de lei número 07/2018, o da LDO, de autoria do Poder Executivo. “Essa legislação é o alicerce para a construção da Lei Orçamentária Anual, que tramitará a partir do segundo semestre”, afirmou.
Para homenagear aqueles que durante todo o ano se preocupam com o bem-estar da comunidade, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou reunião solene na Câmara do Recife (27). Para ele o líder comunitário é aquela pessoa que não se preocupa em agradar a todos, mas em alcançar objetivos propostos para a comunidade. Dezoito líderes de diversas RPAs foram homenageados com uma placa.
O incêndio que fez desabar na madrugada da última terça-feira (01) o edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da cidade de São Paulo, foi repercutido na Câmara do Recife pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). Em discurso realizado nesta quarta-feira (02), o parlamentar refletiu sobre a relação entre o incidente e as falhas da política habitacional brasileira – o Wilton Paes de Almeida era ocupado pelo Movimento Luta por Moradia Digna. “É covarde e desumano criminalizar movimentos sociais por uma tragédia que aconteceu por omissão do poder publico”, disse.
O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (24), que o calçadão da praia de Boa Viagem está “abandonado”. Segundo ele, os quiosques que estão espalhados ao longo da orla precisam de atenção e o espaço por onde as pessoas circulam, coberto de lixo. “Esta situação é contraditória, pois aquele é o nosso principal cartão postal, o local economicamente ativo do nosso turismo”, afirmou.
A repercussão do incêndio no Museu Nacional, destruído no último domingo (02), ganhou contornos políticos ao ser debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). No plenário, os vereadores André Régis (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL) discutiram, além da necessidade de responsabilização pela tragédia, o problema da destinação de recursos para equipamentos culturais no atual contexto político do País.
Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei do Executivo nº 11/2018, que trata da regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais no Recife. Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa deliberou sobre um passo importante para as discussões sobre a iniciativa: a escuta e a participação dos interessados no assunto. Os parlamentares do grupo, que é presidido pelo vereador Gilberto Alves (PSD), decidiram realizar três reuniões públicas para ouvir taxistas, motoristas dos aplicativos de transporte e demais envolvidos.
O feriado do Dia do Trabalhador não atrasou o ritmo de análise de projetos da Comissão de Educação, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. O grupo, que se encontra às quartas-feiras, promoveu uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (2), na sede do Poder Legislativo, para dar pareceres a cinco projetos que tramitam na Casa. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão distribuiu outros dez projetos aos relatores.
Durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (04) o vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna para alertar a CTTU sobre a necessidade de fazer ajustes no trânsito da Rua Conselheiro Theodoro, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma via estreita onde os carros estacionam dos dois lados, afetando a mobilidade dos veículos que passam pelo local.
O economista Francisco Saboya, professor da UPE, um dos responsáveis pela consolidação do Porto Digital e superintendente eleito do Sebrae Pernambuco é o mais novo cidadão do Recife. A solene para a entrega do Título foi realizada nesta quinta-feira (20), no plenário da Câmara, numa iniciativa do vereador Jayme Asfora (atualmente sem partido).
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (4), para tecer comentários sobre diversos assuntos. Prestou solidariedade aos moradores e atingidos com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. “Fiquei profundamente consternada ao saber da notícia do rompimento da barragem naquela cidade. Uma tragédia sem precedentes.” Ela também destacou o trabalho dos bombeiros. “Esses sim são os verdadeiros heróis.”
Para alertar e difundir informações sobre doenças inflamatórias do intestino, em campanha mundialmente conhecida por Maio Roxo, o vereador Aerto Luna (PRP) convidou um médico especialista no assunto, Carlos Brito, para fazer palestra sobre o tema na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). A campanha é de prevenção contra essas doenças, de difícil diagnóstico, mas cujos sintomas impactam a vida dos pacientes, especialmente em idade economicamente ativa.
Depois de ter recebido parecer favorável de duas comissões, o projeto de lei 49/2018, de autoria do vereador Jayme Asfora (PROS), foi aprovado em primeira discussão pelo plenário da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (17). Ele dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos municipais afixarem cartaz ou placa informando a proibição e a punição para toda e qualquer manifestação atentatória ou discriminatória com base em orientação sexual ou identidade de gênero.
A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.
O vereador André Régis (PSDB) anunciou na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (4), que o seu mandato dará início a uma nova fase de fiscalização. “Depois de seis anos do Raio X nas Escolas, iniciamos agora o Raio X na Saúde. Iremos vistoriar todos os postos, policlínicas e unidades de saúde da cidade”.
Presidente-executivo da holding Azul – a companhia área que mais cresce no país, eleita a terceira melhor do Mundo pela TripAdvisor Travelers ‘Choice em 2017 –, José Mário Caprioli recebeu nesta quinta-feira (9), na Câmara, o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Augusto Carreras (PSB), autor da proposta. A reunião solene que homenageou o idealizador e fundador da Trip Linhas Aéreas foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PROS).
A audiência pública para discutir o tema “O Desafio da Educação Física no Município de Recife”, que será realizada na próxima sexta-feira (29), às 9 horas, no Plenarinho, foi destaque no discurso feito pelo vereador Rinaldo Junior (PRB), na tarde desta quarta-feira (27), ao subir à tribuna da Casa José Mariano.
A greve dos médicos da rede de saúde pública municipal preocupa o vereador Benjamim da Saúde (PATRI). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19) para fazer um apelo pelo fim do impasse. A paralisação atinge a capital pernambucana desde o dia 20 de setembro deste ano.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou, na manhã desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal do Recife, dois assuntos que dizem respeito, segundo afirmou, a pleitos encaminhados pela comunidade ao seu mandato. Ele relatou as medidas tomadas para resolver as duas questões: a proibição de estacionamento nos dois lados da Rua Gomes Taborda, mais conhecida como Rua da Lama, e a construção de vestiário no Campo do 15, na Avenida do Forte, ambos na Zona Oeste do Recife.