Em menos de 20 anos, a frota de veículos no Recife aumentou 419%. São 500 mil carros e 80 mil motos registrados no município e 900 mil veículos na Região Metropolitana. Os números foram trazidos ao plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (23) pelo vereador Romildo Gomes (DEM) que se mostrou preocupado com a possibilidade de um “apagão do trânsito”. O parlamentar cobrou uma definição do Poder Público, especialmente da Prefeitura do Recife e dos órgãos que cuidam no planejamento metropolitano. “Tenho verificado a ausência de providências e de obras que possam garantir condições adequadas de mobilidade urbana, tirando milhares de pernambucanos do sofrimento”.
O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), defendeu na tarde desta segunda-feira, 21, a forma como o carnaval é organizado pela Prefeitura do Recife e classificou de denuncismo sem provas o trabalho que a oposição fez semana passada para denegrir a imagem da Fundação de Cultura, responsável pelas licitações. Segundo ele, a bancada oposicionista desconstroi a festa ao divulgar na imprensa acusações de superfaturamento das lonas sem apresentar provas concretas, se baseando apenas em pesquisa sem critério técnico. Semana passada a líder da oposição Priscila Krause (DEM) disse que as lonas a serem usadas nos palcos e polos estavam superfaturadas em 716% e que havia sobreposição de licitação.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, vereador Romildo Gomes (DEM), preocupado com os congestionamentos nas ruas e principais corredores do Recife, promoveu na manhã desta quinta-feira, 19, uma audiência pública que reuniu especialistas e vereadores no plenarinho da Casa de José Mariano. “É uma questão urgente, ainda mais com a proximidade da Copa do Mundo. Vamos discutir hoje soluções para a imobilidade urbana no Recife”, explicou o parlamentar.
Um dos nomes mais conhecidos do forró no Recife, Xico Bizerra, receberá nesta sexta-feira, 20, às 10h, o Título de Cidadão na Câmara Municipal. A proposta partiu do vereador Josenildo Sinesio (PT), em reconhecimento ao trabalho do compositor, defensor da música nordestina. Francisco José Bizerra de Carvalho é natural do Crato (CE).
A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, reunida nesta quinta-feira (25), deu parecer favorável ao projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PTN) que prevê medidas para ajudar a combater a adulteração de combustíveis e outros derivados de petróleo, protegendo, assim, o consumidor recifense. Entre elas está a cassação da licença de funcionamento de estabelecimentos que comercializem estes tipos de produtos em desconformidade com as especificações determinadas pelo órgão regulador competente.
Por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), a Câmara Municipal do
Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 1º de
março, para discutir o fechamento do Centro de Transplante de Medula
Óssea (CTMO) do Hemope. “Estou abrindo este espaço porque é um absurdo o que está ocorrendo. O centro de hemoderivados é um nome de referência em doenças de sangue e de transplante de medula. É
imprescindível que o CTMO continue funcionando porque ele atende aos
mais necessitados e à rede de saúde pública” disse a vereadora.
Compuseram a mesa a defensora pública na Área de Saúde Pública
Suplementar, Cristina Sakaki; o presidente da Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), Gilberto de Castro; a diretora de Educação e Captação da ATMO, Liliane Peritore e o diretor da Federação Nacional do Médicos, Antônio Jordão.
Maestro Cussy de Almeida poderá ser o nome do Espaço de Apresentações Artístico-Culturais do Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem. A homenagem partiu do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), autor do projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal e aguarda pareceres das Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes para ser votado em plenário. Falecido no último dia 24, em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica, o músico estava à frente da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, formada por 130 crianças e adolescentes de três áreas consideradas das mais pobres do Recife.
Mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, uma homenagem na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Na ocasião, foi lançado um selo comemorativo para marcar os 80 anos de existência da Orquestra, que foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi.
Neste sábado, quando o Recife comemora 474 anos de existência, não é feriado municipal. O dia é apenas uma referência ao aniversário da cidade - uma das mais antigas do Brasil -, mas ninguém sabe dizer com precisão quando foi criada. Por ser uma data simbólica (histórica) e não oficial, só é considerado feriado nas escolas municipais, quando ela cai em dias úteis. Já o comércio, por exemplo, funciona normalmente.
As acusações da Oposição na Câmara de supostas fraudes nas licitações do carnaval 2011 continuam na pauta do legislativo. Na reunião plenária desta terça-feira, 22, a líder da bancada, vereadora Priscila Krause (DEM), repercutiu os pronunciamentos feitos ontem pela bancada governista em defesa do Executivo e disse que vai continuar sendo a “pedra do sapato” da gestão. A vereadora também repercutiu denúncia feita em jornal local de que dois documentos sobre a contratação dos palcos para o carnaval foram retirados do site da Prefeitura.
Uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Roberto Marinho deve ajudar na difusão de um gênero cultural e musical tipicamente pernambucano. O lançamento do Paço do Frevo, previsto para 2012, levou o vereador Estefano Menudo (PHS) à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 08, para exaltar a importância do novo espaço cultural.
A Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara do Recife também se reuniu na tarde desta quarta-feira, 23. Os vereadores discutiram alternativas para otimizar o fluxo de veículos nas Zonas Norte e Sul da cidade, em especial, dos ônibus. A criação de uma faixa exclusiva nas principais vias é uma das sugestões do grupo. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, vereador Romildo Gomes (Dem).
O alagoano padre Luciano José Rodrigues Brito é o mais novo cidadão recifense. Ele recebeu o título em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 25, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). Com as galerias e o plenário da Câmara Municipal lotados por amigos, familiares e católicos de várias igrejas e pastorais, o religioso mostrou por que mereceu receber a homenagem. “Com uma vida dedicada à causa do Evangelho, padre Luciano se transformou num grande instrumento da Graça de Deus, não só na paróquia de São Paulo Apóstolo, do bairro de Jardim São Paulo, como também em toda a Arquidiocese de Olinda e Recife”, justificou o vereador.
Na primeira reunião plenária do ano, na tarde desta quarta-feira, 2, a bancada de oposição na Casa cobrou do governo municipal o pagamento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas. A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que os trabalhadores não estão recebendo salários, férias, tíquete alimentação e vale transporte. “Eles estão impedidos de pagar suas necessidades básicas, como feira, IPTU e material escolar. O salário de dezembro até agora não foi pago. Peço ao secretário de Finanças que libere o pagamento das prestadoras”.
A vereadora Priscila Krause (Dem) foi à tribuna nesta segunda-feira, 21, dizer que estará atenta ao processo de licitação que irá garantir a reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira. Ela defende a reestruturação do local, mas espera que os trâmites municipais respeitem a lei de licitação.
O vereador Maré Malta (PSD) abordou em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 19, uma matéria publicada em um jornal local revelando que a partir da próxima quarta-feira, as agências bancárias que descumprirem as leis municipais de segurança serão interditadas. A decisão é inédita no Brasil e foi tomada em conjunto pelo Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social e Prefeitura do Recife. “Temos que comemorar essa atitude”, disse.
Com a aproximação do período chuvoso, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal do Recife, para discutir as questões referentes aos deslizamentos de barreiras nas áreas em situação de risco. Ao iniciar a sessão, às 9h30, ela se disse preocupada com estudos comprovando que as chuvas intensas na capital pernambucana estão começando cada vez mais cedo. “Para que haja uma maior eficiência no combate à queda de barreiras é necessário um maior comprometimento do poder público a fim de sanar o problema. Quais são as ações planejadas, para evitar os desastres? O Recife está preparado para as chuvas deste ano?”, questionou, dando o tom dos debates.
Vice-presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal, Estefano Menudo (PHS) falou na tarde desta terça-feira (9) sobre a troca de piso das calçadas do bairro do Recife Antigo. O parlamentar disse que havia visitado a URB, junto com o presidente da Comissão Aerto Luna (PRB), para pedir informações sobre a obra. “Fomos acompanhados por dois engenheiros e a troca de pedras está sendo feita para cumprir a lei de acessibilidade que tanto esta Casa reivindica”.
Uma discussão para esclarecer detalhes do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas de todos os programas e projetos da Prefeitura do Recife para 2011, será realizada na manhã desta segunda-feira, 22, com a presença de vereadores e dos secretários municipais de Finanças, Marcelo Barros, e de Articulação Política de Governo, Henrique Leite.
Sete projetos de lei estão na pauta da reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 08 de novembro, para votação em primeira discussão. Todos já foram aprovados em comissões temáticas e receberam pareceres favoráveis à aprovação. De acordo com o resultado do plenário, os textos retornarão para segunda votação nos próximos dias.