A criação da Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), localizada na pista de rolamento da Avenida Via Mangue sentido cidade – subúrbio, completou um ano de inauguração. O vereador Fred Ferreira (PSC), citou o projeto de lei de sua autoria, número 57/2018, que discutiu, inicialmente, a medida. O parlamentar fez questão de recordar a ação no plenário, na tarde desta segunda-feira (22). “É um ganho não só para a nossa cidade, mas ao esporte pernambucano também”.
Depois de três anos à frente da Embaixada da República da Eslovênia, o diplomata Alain Brian Bergant está se despedindo do Brasil e visitou a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (22), para agradecer pelo acolhimento, pois a capital de Pernambuco foi a primeira cidade onde ele esteve em missão, em 2016. “Gostei muito do Recife e precisava voltar a esta cidade antes de regressar ao meu país. Seguirei em julho e sou muito grato pela forma como fui recebido e vim para reforçar os laços”, disse. A Eslovênia é um país do Leste Europeu, limitado pela Áustria, Hungria, Croácia, Itália e o Mar Adriático.
O líder do PSDB na Câmara Municipal do Recife, vereador André Régis (PSDB), fez uma análise dos 100 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro, e disse que essa fase foi marcada por racionalidade da máquina administrativa, nenhum escândalo de corrupção, redução da burocracia no funcionamento dos serviços públicos e apresentação de uma proposta de reforma da Previdência. Durante os 15 minutos do tempo regimental para o discurso ele elogiou mas, em seguida, pediu e usou o tempo da liderança, que são mais 10 minutos, quando apontou os pontos negativos da gestão. Foi quando criticou o próprio partido: “O PSDB se recolheu e perdeu o protagonismo”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (24).
A partir de iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), a Câmara do Recife debateu em audiência pública, na manhã desta quarta-feira (21), o processo de revisão do Plano Diretor, iniciado em junho desse ano, para traçar o planejamento da cidade pelos próximos 10 anos. “Não vamos debater o conteúdo que gostaríamos ver no plano, até porque não temos conhecimento das propostas. Nosso objetivo é avaliar o processo de participação da sociedade civil na construção desse plano”, esclareceu o vereador. O plenarinho ficou lotado, mas a Prefeitura do Recife, a quem cabe promover as discussões e posterior elaboração do projeto de lei contendo a proposta do plano, não mandou representante.
Alunos da rede privada e pública municipal do Recife poderão ter acesso ao ensino de música garantido por lei. É o que quer o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), que apresentou na Câmara do Recife o projeto nº 387/2017, que tramita nas comissões da Casa. Caso seja aprovada, a proposta vai afetar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Promessa de campanha, a ordem de serviço do Hospital do Idoso vai ser assinada na próxima segunda-feira 17, segundo anunciou o vereador Chico Kiko (PP) na tarde dessa quarta-feira (12), na Câmara do Recife. Ele disse que o Prefeito vai ao terreno no bairro do Jiquiá, aonde deverá ser erguido o Hospital. “A gestão cumpre promessa feita iniciando o processo para execução da obra. Desde que iniciei meu mandato que peço uma unidade de saúde no bairro, agora vamos ter”.
As cobranças do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foram tema de um discurso proferido pelo vereador Samuel Salazar (PRTB) nesta segunda-feira (11). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar afirmou que mudanças introduzidas na legislação em 2015 acarretaram aumentos que os contribuintes hoje não conseguem acompanhar. “Tem imóvel que pagava R$ 1 mil e, no ano seguinte, passou a R$ 1.500”, exemplificou.
Quarenta e nove estudantes do oitavo ano do Colégio da Imaculada Conceição estiveram presentes no plenário, na manhã desta segunda-feira (25), para visitar as instalações da Câmara Municipal do Recife e entender o trabalho desenvolvido pelos vereadores e vereadoras . Aerto Luna (sem partido) fez questão de receber os estudantes e tirou todas as dúvidas.
O vereador André Régis (PSDB) elogiou a iniciativa brasileira de assinar o acordo celebrado entre o Mercosul, do qual o Brasil faz parte, e a União Europeia, peça fundamental para o intercâmbio econômico entre esses povos. Ele disse na tarde desta segunda-feira (01), na Câmara do Recife, que a associação entre países sul-americanos era esperança de recuperação econômica da região, mas ficou paralisada durante os governos petistas. Para ele, com o fechamento desse acordo há expectativa de recuperação, pois haverá melhores condições de negociação, com mais competitividade e circulação de bens, capitais e serviços.
As mudanças propostas pela Reforma da Previdência Social vão representar um retrocesso aos direitos das mulheres – e, em especial, das professoras. Foi essa a posição que a vereadora Ana Lúcia (PRB) levou à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (30), durante a reunião plenária. De acordo com ela, o aumento nas idades mínimas de aposentadoria vão acentuar desigualdades.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) elogiou o desempenho da Quadrilha Lumiar, do Pina, que ficou em segundo lugar no Festival de Quadrilha do Nordeste, promovido pela Rede Globo. Os ensaios do grupo são feitos na quadra da Escola da comunidade. Ela estendeu os elogios a todos os quadrilheiros, ressaltando que a Lumiar tem 25 anos de história de resistência. Disse ainda, na tarde dessa terça-feira (25), na Câmara do Recife, que a direção do grupo faz verdadeira peregrinação em busca de recursos para se apresentar no Estado e fora dele, levando nossa tradição. “A Lumiar não tem sequer espaço para ensaiar e sempre usa a quadra da Escola”.
Responsável pelo projeto Raio-X das Escolas, que fiscaliza as unidades de ensino do Recife, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (6) para discutir o assunto. O parlamentar retomou o debate que já havia promovido no plenário nesta semana acerca do discurso do prefeito Geraldo Julio proferido na última sexta-feira (1º) na sede do Poder Legislativo. Na ocasião – a volta dos trabalhos da Câmara após o recesso parlamentar –, o chefe do Executivo havia feito um balanço de sua gestão.
Repercutir o trabalho do movimento Por Todas, que visa distribuir artigos de higiene pessoal, em especial absorventes, para mulheres em situação de rua. Foi com esse objetivo que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20). Em seu discurso, a parlamentar incentivou a Casa a coletar absorventes, calcinhas e sabonetes para doação.
O vereador Jairo Britto comentou que o seu partido, o PT, saiu do poder há três anos, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas “há vereadores do Recife que continuam insistindo que é preciso desaparelhar o Estado, tirando a companheirada”. Ele fez a afirmação na reunião ordinária desta segunda-feira (10), logo após ser citado “pelo parlamentar que me antecedeu nesta tribuna”. No caso, Renato Antunes (PSC), um dos que fazem a defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro na Casa de José Mariano.
Fazer um apelo pela conclusão do conjunto habitacional Vila Brasil 1, localizado na Ilha de Joana Bezerra. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) se dirigiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28), durante a reunião plenária. As obras dos quatro blocos residenciais do conjunto tiveram início em 2010.
O voto de aplauso solicitado pela vereadora Ana Lúcia (PRB) é para os estudantes da Escola Professor Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha. Os alunos colocaram em prática o aprendizado sobre a preservação do meio ambiente. Ela informou na tarde dessa segunda-feira (01), na Câmara do Recife, que através de uma ecobarreira, feita com garrafas pet, os quase 30 alunos comprovaram a eficácia do modelo para reter o lixo acumulado no Canal do ABC, em frente à escola.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu reunião na manhã desta segunda-feira (11), na Sala das Comissões. Em pauta, quatro proposições que receberam parecer de aprovação: o projeto de lei do Executivo número 01/2019, dois projetos de lei Ordinária (números 10/ 2018 e 28/ 2018), além do projeto de Resolução número 27/ 2018. Este último, de autoria da vereadora Ana Lúcia, foi destacado pelo presidente do colegiado, vereador Eriberto Rafael (PTC), e dispõe sobre a criação do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo.
Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça, de Direitos Humanos e Cidadania e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes o projeto de lei que obriga a colocação de placa em braile nas escadas e esteiras rolantes de shoppings, centros de feiras, galerias comerciais, lojas e cinemas da cidade. A proposta é de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB).
O vereador Renato Antunes (PSC) disse na Câmara do Recife, nesta quarta-feira(19), que não tinha nada para agradecer à gestão municipal em 2018 porque, segundo ele, seus pleitos não foram atendidos. “Não posso agradecer por aquilo que não foi feito, no meu ponto de vista. Não inaugurei nada, uma solicitação minha não foi atendida. São 200 requerimentos protocolados nesta Casa, votados nesta Casa, todos de forma unânime. Nem 5% foram atendidos”.
Apesar da crise econômica que se alastra no País, a Prefeitura do Recife cumpriu as metas fiscais para o exercício que compreende os quatro primeiros meses deste ano. Esse panorama foi apresentado pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, em audiência pública realizada por iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (29). Dantas ressaltou que o equilíbrio fiscal das contas é um ponto de honra da gestão de Geraldo Julio. “Na crise os mais necessitados passam a depender mais ainda do poder público que deve estar pronto para atender essas demandas, priorizando recursos e gerando alternativas de receitas para superar momentos como este”, disse.