O vereador Ivan Moraes (PSOL) convocou a população a se engajar em partidos políticos e influir nos rumos do país e do mundo. Para ele, a política é um modo transformador da sociedade. Disse na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que de quinta-feira até domingo passado, pessoas do Brasil e de diversos países, estiveram no Recife participando do encontro "Ocupa Política", para debater como a sociedade poderia mudar a forma de se fazer política, sempre igual, com grupos se alternando no poder. “Essas pessoas que vieram até aqui estão indignadas com esse modo de fazer política”.
Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (21), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes distribuiu 24 projetos de lei para análise e emissão de pareceres e discutiu outros 11. “Entre os que nós discutimos, nove foram aprovados; um, rejeitado e o outro recebeu pedido de vistas para avaliarmos os detalhes apresentados na proposta”, afirmou a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB). Além dela, esteve presente o vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido.
Elas representaram a rede municipal de ensino do Recife em uma competição internacional – e receberam o reconhecimento da Câmara do Recife. Thays Coelho, Rayane de Freitas e Jéssica de Santana, da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, participaram da GENIUS Olympiad, evento escolar voltado para questões ambientais que acontece em Nova York. Na Casa de José Mariano, a vereadora Ana Lúcia (PRB) formulou um voto de aplauso para homenagear as estudantes.
Foi para falar sobre a manifestação em favor da educação e contra o contingenciamento de gastos do Governo Federal que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (13). “A manifestação acontece em 80 cidades. São quase R$ 6 bilhões retirados da educação federal e já chegaram até a educação básica. Não há uma priorização dela em detrimento da superior. O que há por parte do Governo Federal é uma decisão de sucatear a educação”, disse.
Nesta terça-feira (18), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil completa 108 anos de sua fundação. A data foi lembrada na Câmara do Recife pelo vereador Fred Ferreira (PSC) durante a reunião plenária desta tarde. Em seu discurso, o parlamentar enalteceu o trabalho social das entidades religiosas no País.
Graças a um projeto de lei (PLO) de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB), a Festa de Santa Luzia ganhou um dia específico no Calendário Oficial do Recife. Melhor ainda. Virou lei porque o PLO foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo. O dia da festa é tradicionalmente 13 de dezembro, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
No encerramento do semestre legislativo, o vereador Samuel Salazar (sem partido) fez balanço do mandato nesse primeiro semestre. Ele disse na tarde dessa terça-feira (02), na Câmara do Recife, que produziu 161 requerimentos, 14 projetos de lei, três projetos de decreto legislativo e aprovou duas leis. "Cheguei aqui de coração aberto para colaborar com a cidade e podem ter certeza de estou lutando para fazer o meu melhor".
Já imaginou uma queima de fogos de artifício sem estampido? Ter a beleza das luzes sem o ruído que incomoda muita gente é possível, e pode se tornar obrigatório no Recife. A ideia foi apresentada na Câmara no projeto de lei nº 211/2019 do vereador Ricardo Cruz (Cidadania), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, inclusive os de baixa intensidade.
Um conjunto de 12 projetos que se encontram em tramitação na Câmara do Recife foram analisados – e aprovados – pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa nesta quarta-feira (4). Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo também distribuiu aos relatores outros dois projetos para a emissão de pareceres.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu a legalização do Jogo do Bicho em Pernambuco. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10), ele destacou que a ação não só tiraria o jogo da clandestinidade, mas obrigaria a cobrança e a arrecadação de impostos. “Temos hoje banqueiros de outros estados que usufruem do dinheiro das pessoas daqui, sem contribuir em nada com o social”, afirmou.
A Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano foi fundada e idealizada em 3 de setembro de 1969 pelo aluno Jader de Alemão Cysneiros. Neste ano de 2019, a Banda comemora 50 anos que foram bastante celebrados numa reunião solene promovida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na noite desta segunda-feira (23). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB). A banda da Escola Municipal Antônio Farias Filho também compareceu ao evento fazendo uma homenagem à Banda do Ginásio Pernambucano.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) exibiu vídeo com entrevista do treinador do Esporte Clube Bahia, professor Roger Machado, onde ele faz desabafo e questiona o racismo no Brasil. O vereador disse na tarde desta segunda-feira (14), na Câmara do Recife, que após o jogo de futebol entre o Fluminense e o Bahia, o treinador Roger deu uma verdadeira aula sobre o racismo estrutural existente no país. “Esse dois clubes de futebol são os únicos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro a manterem treinadores negros em seus quadros”. Por isso o vereador fez questão de exibir, no plenário da Casa, o vídeo com a coletiva de imprensa do treinador.
Projeto de Lei do Executivo 12/19, no artigo 45, enviado para votação na Câmara do Recife, em regime de urgência e com dispensa de prazo para ser apreciado, propondo a troca de nomenclatura da carreira de auditor para gestor, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) a discordar e ler na íntegra nota conjunta da Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco e a Associação dos Servidores de Controle Interno do Recife, na tarde dessa quarta-feira (19). “A troca de nomes proposta pela gestão foge da nomenclatura adotada em nível federal. Não se pode confundir gestão com auditoria pois são competências diferentes. Não se pode auditar aquilo que se gerencia”.
Se o projeto de lei 202/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), aprovado em primeira e segunda votação na Câmara do Recife, receber sanção do Executivo, as obras públicas municipais realizadas em unidades de saúde deverão dar publicidade ao andamento da construção e reformas realizadas. Uma forma encontrada para dar maior transparência aos serviços executados, possibilitando à população acompanhar a evolução. O vereador Renato Antunes (PSC) gostou da ideia. Ele disse, na tarde desta quarta-feira (28), que vai “pegar carona” na proposta e elaborar um projeto de lei semelhante, para dar transparência às obras e reformas das unidades educacionais.
Foi para repercutir a notícia do militar da Força Aérea Brasileira (FAB), de 38 anos, preso nesta terça-feira (25), no aeroporto de Sevilha, Espanha, que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (26). O militar trabalhava na comitiva que presta apoio às viagens do presidente Jair Bolsonaro e foi detido com uma grande quantidade de droga . “Foram presos 39 quilos de cocaína com o militar. A droga também estava incorporada na bagagem de mão”, disse.
Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, a vereadora Michele Collins (PP) afirmou que, na próxima sexta-feira, completará um ano o decreto do governador Paulo Câmara criando o Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas de Pernambuco. No entanto, ela lamentou que até hoje nada tenha sido feito em relação a essas instituições. "Isso nos deixa muito tristes e preocupados. Nós que militamos na área e também trabalhamos com comunidades terapêuticas , enfrentamos muitas dificuldades".
Garantir o acesso gratuito para todos os profissionais da saúde da rede municipal à rede wireless é a intenção do vereador Benjamim da Saúde (Patri). O projeto de lei (PLO) 28/19, de autoria dele, pode garantir o acesso gratuito desses profissionais nas unidades em que trabalham. Ele esclarece que haverá restrição de acesso aos sítios de pornografia, jogos e violência. De acordo com a proposta, a implantação ficará a cargo da Empresa Municipal de Informática (Emprel). O PLO está tramitando nas comissões temáticas da Câmara do Recife.
Os jornalistas profissionais de Pernambuco estão em dissídio coletivo salarial, mas na segunda rodada de negociação, realizada no dia 24 de setembro, a bancada patronal já ofereceu uma proposta que desagradou a categoria: “Os representantes dos patrões bateram o pé e insistiram em extinguir o pagamento das horas trabalhadas aos domingos a 100%”, informou o vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária desta segunda-feira (7). Eles também são inflexíveis, segundo o parlamentar, quanto ao prazo de pagamento das horas extras trabalhadas em regime de banco de horas.
Até hoje, 16 de agosto de 2019, ele era apenas recifense de coração. Mas, desde o final da manhã, o produtor cultural e empresário da noite, Paulo Braz, é também cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Alcides Teixeira Neto, atualmente sem partido, que levou em conta “os relevantes serviços prestados à cidade”. O parlamentar considerou que Braz “deixa a sua marca por onde passa; e há 30 anos, é uma grande referência para a cultura local, considerado o ‘Rei da Noite Recifense’. Durante todo esse tempo, abriu sete casas noturnas e produziu mais de 30 festas e 21 réveillons”, disse.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o prefeito da cidade, Geraldo Julio, na celebração aos 197 anos da Independência do Brasil, na manhã deste sábado (7). Ele hasteou a bandeira do Recife ao lado do governador do Estado, Paulo Câmara, e do Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, dando início ao desfile cívico-militar, que ocorreu na Avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.