Um grupo de estudantes de Direito do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) visitou a Câmara Municipal do Recife na tarde desta terça-feira (5). No plenário da Casa, os jovens foram recebidos pelo vereador André Régis (PSDB), que falou sobre o papel do Legislativo Municipal, o cotidiano dos vereadores e a importância da participação política.
Com o plenarinho lotado de jovens que militam em grupos de combate às drogas, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião pública na noite desta segunda-feira (21) para debater o tema: Políticas Públicas para a Juventude. “Esta reunião tem um propósito especial: reconhecer a necessidade de valorização do jovem no contexto político, econômico e social da nossa cidade. É sabido que o tema juventude foi, por muitos anos, colocado em segundo plano em virtude de outras pautas encabeçadas pelo poder público e segmentos da sociedade civil”, argumentou a parlamentar na abertura do encontro.
Considerada a maior de Boa viagem, a comunidade do Entra Apulso, localizada nas proximidades do Shopping Center Recife, será beneficiada por obras de requalificação da Rua Bruno Veloso. “Utilizo esta tribuna para informar que ainda este ano serão iniciadas as obras da nova Rua Bruno Veloso. O anúncio foi dado ontem pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e por representantes do Shopping Recife, durante reunião com os moradores da comunidade Entra a Pulso e adjacências”, informou a vereadora Michele Collins (PP), na reunião ordinária desta segunda-feira (23).
A Câmara do Recife vai se fazer presente nesta terça-feira (29) no bairro do Ipsep. Por iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC), o Poder Legislativo promoverá uma audiência pública externa para discutir a segurança do bairro. O evento acontece às 18h, no Centro Esportivo do Ipsep.
Dois projetos de lei, com objetivos semelhantes, mas pareceres divergentes de uma comissão, estavam previstos para votação na Ordem do Dia da reunião ordinária desta terça-feira (8). O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Carlos Gueiros (PSB) pediu, e foi atendido, para que uma das propostas fosse retirada de discussão. “O que está acontecendo é uma incoerência”, justificou. As duas matérias propunham que o terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado no Pina, Zona Sul do Recife, recebesse uma denominação: o projeto de lei número 355/2017, do ex-vereador Wanderson Florêncio, queria chamá-lo de “Parque de Boa Viagem”; já o de número 56/2019, de autoria de Rodrigo Coutinho (SD), de “Parque governador Eduardo Campos”.
Cuidar da oferta de serviços de saúde para fomentar a prevenção permanente ao câncer de mama. Foi esse o pedido feito à Prefeitura do Recife pela vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (7). Na ocasião, a parlamentar proferiu um discurso em alusão à campanha de conscientização Outubro Rosa, celebrada mundialmente neste mês.
A situação de um grupo de 55 migrantes venezuelanos esteve no centro das preocupações da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Provenientes do município de Tucupita, eles começaram a chegar à capital pernambucana há cerca de 15 dias e têm contado com a ajuda da população para sobreviver. Na reunião com representantes das gestões municipal e estadual, além de organizações não governamentais, os vereadores conversaram com os migrantes para buscar entender suas necessidades.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a qualidade da merenda distribuída na rede municipal de ensino. 0 autor do requerimento, vereador Renato Antunes (PSC), denunciou que a alimentação dada às crianças não tinha qualidade e por isso pedia uma investigação. No entanto, Rinaldo Junior disse na tarde dessa terça-feira (24), na Câmara do Recife, que o colega não podia solicitar uma CPI com base em suposições, uma vez que o autor afirmara estar baseando o pedido em suposições e não em fatos concretos.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) defendeu a importância de se apoiar o futebol de várzea nas comunidades da periferia do Recife como forma de “construção da cidadania de grupos de vulneráveis”. Na reunião ordinária desta quarta-feira (9), ela disse que estava fazendo o pronunciamento porque há notícias de que a área reservada, atualmente, para o campo do Ferroviário, um clube localizado no bairro de Afogados, será desativada para construção de um conjunto habitacional.
O vereador Renato Antunes (PSC) informou que percorreu escolas municipais do Recife e que há instituições que estão distribuindo merenda de baixa qualidade. A informação foi repassada por ele, na reunião ordinária desta segunda-feira (23), e serviu de base para um requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a qualidade da merenda servida nas escolas municipais.
Cuidar daqueles que cuidam – é esse o objetivo de uma proposta aprovada em primeira discussão pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (9). De autoria do vereador Felipe Francismar (PSB), o projeto de lei nº 108/2019 trata da disponibilização de atendimento psicológico ao responsável, ao atendente pessoal e ao familiar de pessoa com deficiência.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife recebeu nesta quarta-feira (6) a visita do recém-empossado secretário-executivo municipal para a Primeira Infância, Rogério Morais. Ele discutiu com o grupo a agenda de debates e o processo participativo da construção do Plano Municipal para a Primeira Infância da capital pernambucana.
A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (5) para falar sobre a Marcha das Famílias Contra as Drogas, evento que aconteceu em diversas cidades do país no último domingo (3). De acordo com ela, as manifestações visavam se posicionar contra um julgamento do Supremo Tribunal Federal que poderia retirar a proibição ao uso e ao porte de drogas. A votação, marcada para a próxima quarta-feira (6), foi adiada.
Ele é considerado o representante legítimo do cidadão. Entre as suas tarefas constitucionais estão a identificação dos problemas do município, apresentação de sugestões para solucioná-los e cobrança de providências junto aos órgãos competentes. O vereador é a ponte entre a população e o Poder Executivo e, pela essa importância, tem um dia dedicado a ele no calendário de eventos. A Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba, realizou uma reunião solene, na manhã desta sexta-feira (25), para homenagear os seus componentes.
Ao fazer a defesa do projeto de lei 212/2019, de sua autoria, que foi aprovado em primeira discussão na reunião desta segunda-feira (11), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) explicou que é importante que os kartódromos amadores funcionem no Recife com normas básicas de segurança, para evitar acidentes. O projeto de lei, que antes de chegar ao plenário recebeu parecer favorável das comissões de Legislação e Justiça; de Saúde; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, voltará à Ordem do Dia amanhã , para a segunda e última discussão.
O meio ambiente sofre com a degradação irracional provocada pelo homem afetando a qualidade de vida e colocando em risco as gerações futuras. Esses fatores justificam uma maior efetividade na preservação e proteção dos recursos naturais, tanto por parte da sociedade como por parte do poder público. Pensando nisso, o vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu audiência pública, na manhã desta terça-feira (17), tendo como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife.
Um grupo de cerca de 20 alunos de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) trocaram os bancos da sala de aula pelas cadeiras do plenário da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (11). Recebidos pelo vereador Jayme Asfora (sem partido), os estudantes do 2º e do 4º período aprenderam sobre o funcionamento da Casa e discutiram temas da política atual.
O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta terça-feira (24), que não tem “saudade nenhuma da época em que a então presidente Dilma Rousseff fazia discurso na ONU”, numa comparação com a fala que o atual presidente Jair Bolsonaro realizou pela manhã na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York. “Quando Dilma discursou, diante do que disse, houve momentos de perplexidade científica”, ironizou.
Todos os anos, a Câmara do Recife analisa o orçamento do município para o exercício fiscal do ano seguinte, apresentado pela Prefeitura por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). A matéria, que tramita atualmente na Casa de José Mariano, traz as estimativas das receitas que serão arrecadadas e como cada centavo desse montante será utilizado. O vereador Ivan Moraes (PSOL), entretanto, se mostrou preocupado com as mudanças que a gestão municipal faz após a aprovação do orçamento. Ele subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (11) para tratar do assunto.
Dez anos sem o ex-vereador Luiz Vidal. Foi esse o tema de uma reunião solene realizada na Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (10), no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), que trabalhou com o ex-parlamentar quando ele cumpria mandato no Poder Legislativo Municipal.