Notícias

Jadeval de Lima comenta situação dos cemitérios

A falta de vagas nos cemitérios do Recife foi o tema do pronunciamento do vereador Jadeval de Lima (PTN), hoje (5), na Câmara.“Não se pode mais morrer no Recife. Deparei-me hoje com uma família querendo enterrar um ente querido e não tem mais nenhuma vaga em nenhum dos cemitérios da nossa cidade. Isso gera uma inquietação muito grande na família e o custo financeiro aumenta porque as funerárias guardam o corpo e, para isso, cobra-se um valor a mais".

Leia mais…

Por Córrego do Euclides, Almir Fernando faz apelos

O Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, foi alvo da atenção de discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) feito na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18). Em seu pronunciamento, o parlamentar fez dois pedidos em benefício da localidade.

Leia mais…

Vereadores criticam formatação de Conselhos

Votado hoje na Câmara do Recife, em primeira e segunda discussão, o Projeto de Lei do Executivo criando o Conselho da Cidade (Concides), foi amplamente discutido pelos vereadores. Embora aprovado nas duas votações, recebeu críticas de vereadores. Michele Collins (PP) disse que nas audiências públicas realizadas com representantes de 17 conselhos existentes ficou claro que dentro deles há diferenças de estrutura e de remuneração. Alguns, segundo ela, recebem diárias e outros não. “É preciso zelar pelo princípio da isonomia, pois todos são importantes. Pedi estudo sobre a legislação que rege esses Conselhos para fazer um diagnóstico deles”.

Leia mais…

Almir Fernando comemora 92 anos do PCdoB

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 25, para parabenizar o partido o qual que faz parte, pelos seus 92 anos de existência. “O mais antigo partido político do país, identifica-se com as mais sentidas causas do povo brasileiro. Ao longo destas mais de nove décadas, as gerações de comunistas deram o melhor de si pela conquista da democracia, da soberania nacional e do progresso social”.

Leia mais…

Primeira reunião para debater as condições de funcionamento da Academia da Cidade

O primeiro desdobramento da audiência pública, que aconteceu na ultima sexta-feira, para debater sobre as condições de funcionamento do programa Academia da Cidade do Recife, aconteceu hoje, 04, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O vereador que propôs o encontro, Eurico Freire (PV), ressaltou que a reunião tem o objetivo de discutir os problemas das Academias da Cidade com rapidez. “Na próxima sexta-feira irei me encontrar com o Prefeito Geraldo Júlio para entregar um relatório com todas as exigências e todas as prioridades de que o Programa precisa”.

Leia mais…

Comissão de Finanças recebe conselheiros de Saúde

Representantes do Conselho Municipal de Saúde participaram na manhã desta quarta, 9, da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. A finalidade da visita foi relatar aos vereadores a redução da verba destinada ao Conselho, prevista pela Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2014. Outra preocupação dos conselheiros foi a falta de tempo hábil para que a Lei fosse discutida por eles, o que seria fundamental para a elaboração da montagem das atividades do grupo para o próximo ano.

Leia mais…

Gilberto Alves parabeniza carnaval do Recife

Na semana passada o Brasil vivenciou o Carnaval, festa popular mais celebrada no país e que ao longo do tempo tornou-se elemento fundamental da cultura nacional. O vereador Gilberto Alves (PTN) ressaltou, na tarde desta segunda-feira, 23, que nos cinco dias de festa o Recife se encheu de cores para o maior e mais pernambucano dos carnavais. “Do total de 2596 atrações, 98% foram da nossa terra, mostrando que o carnaval da nossa cidade, além de ser importante investimento em turismo e visibilidade da cidade, é, sobretudo, grande evento da preservação e divulgação da cultura de Pernambuco”.

Leia mais…

Idosos ganham dia no calendário do Recife para comemorar

Os idosos do Recife ganharam espaço no Calendário Oficial da cidade para comemorar o Dia do Idoso. A lei que criou esse dia é de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB) e deve ser celebrado todo primeiro de outubro. A vereadora acha justo reconhecer o papel importante dos idosos nas sociedades, sejam como líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários. “Há uma preocupação mundial com o crescente aumento do número de idosos. Estima-se que em 2050 a população mundial terá 2 bilhões de pessoas acima dos 60 anos de idade”. Ontem, na Câmara do Recife, ela realizou uma reunião solene para comemorar a data.

Leia mais…

Almir Fernando discute armamento da Guarda Municipal

A falta de recursos para que a Guarda Municipal possa proteger locais adequadamente no Recife e a criação da academia da guarda foram os temas do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde de hoje (4). “Sou a favor do armamento da Guarda Municipal para que essa classe possa defender mais a população do Recife”.

Leia mais…

Aimée Carvalho comenta lançamento da maquete da nova sede estadual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

A vereadora repercutiu na tarde desta terça-feira, 04, o lançamento da maquete da nova sede estadual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (03). O projeto foi apresentado pelo Pastor Presidente, Ailton José Alves. “A obra teve aprovação de todos os órgãos competentes da Prefeitura do Recife, e a construção promete mudar o cenário do local. O novo templo está inserido no projeto de revitalização do bairro de Santo Amaro. O espaço terá capacidade para receber aproximadamente 30 mil pessoas e a expectativa é que as obras sejam iniciadas neste segundo semestre”.

Leia mais…

Parlamentares acirram debate político

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu no plenário da Câmara do Recife as recentes decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), condenando as contas do ano de 2014 da Presidente da República, conhecida como pedaladas fiscais – empréstimos feitos bancos públicos para pagar contas do governo, proibido por lei. Também comentou sobre o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TCE) sobre o recebimento de dinheiro para campanha do PT ano passado. Segundo ele, os dois julgamentos desfavoráveis à presidente abrem caminho para o impeachment ou impugnação do mandato presidencial.

Leia mais…

Luiz Eustáquio debate plano de preservação da Vila Naval

O vereador Luiz Eustáquio (PT) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4, para debater “O Plano Específico para a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – ZEPH 19 – Hospital de Santo Amaro/ Vila Naval”. O plano vem sendo idealizado pela Prefeitura do Recife, que considera que a área localizada no bairro de Santo Amaro, às margens da Avenida Cruz Cabugá, ocupada por cerca de 150 casas construídas nas décadas de 1920 e 1930 e equipamentos da Marinha, precisa de um melhor aproveitamento urbanístico, pois estaria sendo subutilizada e se degradando.

Leia mais…

Michele reafirma compromisso com a Comissão de Direitos Humanos

Durante a Reunião Plenária de hoje (25), a vereadora Michele Collins (PP) reafirmou o compromisso de atuar com imparcialidade no cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife. “Tenho certeza de que minhas convicções religiosas não vão interferir nos trabalhos da comissão, pois a minha passagem, como presidente do grupo, é pautada na ética e em conjunto com todos os parlamentares. Vivemos em um regime democrático de direito e, por ser evangélica, não quer dizer que não posso conduzir com imparcialidade os trabalhos da Comissão”, disse.

Leia mais…

Vereador parabeniza Recife Bom de Bola

O Recife Bom de Bola, torneio de futebol de campo de várzea realizado pela Prefeitura do Recife, conta com mais de 500 equipes e 13 mil atletas dividido em aberto masculino, aberto feminino, sub-15 e sub-17. “ é o maior campeonato de campo de várzea do Mundo. Esse é o primeiro grande legado esportivo da copa do mundo para a capital pernambucana”, disse o vereador Estefano Menudo (PSB), na tarde desta terça-feira, 05.

Leia mais…

Almir Fernando lembra Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado amanhã, 5 de junho. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas, ONU, desde 1972, foi lembrada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) na reunião plenária desta terça-feira, 4. “O objetivo da comemoração é alertar a população e governo sobre os perigos de negligenciar o cuidado com o meio ambiente”.

Leia mais…

Aerto discute projeto Táxi Acessível

Para diminuir as dificuldades de pessoas com deficiência em pegar táxis na cidade, o vereador Aerto Luna (PRP) elaborou projeto de lei criando o táxi acessível, cujos veículos deveriam ser dotados de rampa ou plataforma elevatória na parte traseira ou lateral. O projeto também previa novas permissões, equivalentes a 1% (um por cento) da quantidade de táxis existentes para explorar esse serviço e ainda previa os pontos em que esses táxis deveriam atuar.

Leia mais…

Audiência pública debate os maus tratos aos animais no Recife

Seis meses após a primeira audiência pública para debater os direitos dos animais, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou a segunda, na Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira, 18, para ampliar as discussões sobre o tema, enfocando os “maus tratos e circulação em espaços públicos”. A reunião ocorreu no plenarinho, pela manhã. “Esse é um problema difícil de se resolver e haverá sempre demanadas, daí a necessidade de nós o abordarmos outra vez. Utilizo o meu mandato para buscar as políticas públicas que favoreçam o direito dos animais, de lutar pela construção de um hospital público veterinário, de viabilizar um programa de castração em massa e ações para combate de zoonoses através da Prefeitura do Recife”, afirmou.

Leia mais…

Projeto de lei pode alterar nome de rua na Zona Norte

Localizada entre a Avenida Norte Dr. Miguel Arraes e a Rua Nova Descoberta, a Rua Alto do Olho D’água poderá ganhar nova denominação, caso seja aprovado o projeto de lei número 198/2014, de autoria do vereador Vicente André Gomes (PSB). Atendendo a reivindicação dos moradores da comunidade, ele propõe que a via pública passe a se chamar Rua Alto Antônio Félix.

Leia mais…

Vereadora destaca reinauguração do Jardim Botânico

A reinauguração após a requalificação do Jardim Botânico foi tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta segunda-feira, 16.O evento contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. “Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, o único Jardim Botânico do Estado reabriu com a missão de atrair não só estudantes de universidades e escolas, mas turistas e o público local”, destacou a parlamentar.

Leia mais…

Câmara concede Título de Cidadão a Ricardo Moreira

A concessão do Título de Cidadão do Recife ao fisioterapeuta respiratório Ricardo José Moreira Cavalcanti foi proposta pelo ex-vereador Romildo Gomes, na legislatura passada, e foi entregue na tarde desta sexta-feira 23, na Câmara do Recife. Diploma e medalha foram entregues pelo vereador Eduardo Marques, que representou o autor da proposta e leu o discurso por ele enviado. “Represento o meu amigo e ex-vereador desta Casa, por nove legislaturas, onde foi presidente, primeiro secretário, líder de governo entre muitos outros cargos com orgulho e honra”.

Leia mais…