A saúde pública foi o tema do pronunciamento do vereador Felipe Alecrim (Novo) realizado nesta segunda-feira (3), na reunião plenária da Casa de José Mariano. Segundo o parlamentar, existem problemas na capital pernambucana e ele citou que recebe várias denúncias sobre a demora de marcação de consultas e dos serviços prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os vereadores Júnior de Cleto (PSC) e Gilson Machado Filho (PL) também repercutiram o tema.
A vereadora Liana Cirne (PT) defendeu dois requerimentos de sua autoria, voltados ao Metrô do Recife, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O primeiro requerimento, nº 10.989/2025, solicita à CBTU a implantação de banheiros públicos nas estações. O segundo, nº 11.002/2025, dirigido à Secretaria Municipal de Saúde, pede estudos e providências para a implantação de um posto de Saúde ou de um Centro de Referência de Assistência Social nas imediações da estação de metrô do Recife para de atender a população residente e aos trabalhadores e usuários. "O metrô, hoje, está vivendo um tempo de sucateamento para fins de privatização. Os nossos dois requerimentos vêm na contramão desse momento que o metrô está passando", ressaltou.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) manifestou repúdio, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3), contra a prisão temporária do presidente do Sindicato Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares, que ficou detido “dentro de um camburão, por 30 minutos” enquanto participava da greve da categoria. A parlamentar também lamentou que “99% das pessoas mortas na ação policial da semana, no Rio de Janeiro, não estavam no inquérito policial que deu origem à ação policial”. Por fim, a vereadora se solidarizou com a também vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), que momentos antes esteve na tribuna e, na ocasião, ocorreu polêmica ao abordar o tema da ocorrência no Rio de Janeiro.
O vereador Gilson Machado Filho (PL) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (3) para tratar de dois temas: elogiar a ação policial do Rio de Janeiro, ocorrida na semana passada, que resultou na morte de 121 pessoas, sendo 4 policiais; e para lamentar o resultado de uma pesquisa que aponta falhas no turismo feito por cruzeiros, com navios que passam pelo Recife. No primeiro tema ele foi aparteado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).
Foi aprovado, em primeira votação nesta segunda-feira (3), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei número 99/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PcdoB), que cria o “Circuito da Memória” no âmbito do Recife. O Circuito é composto por pontos históricos, monumentos, imóveis, obras de arte, obras de infraestrutura e espaços públicos de relevância social, política e cultural no contexto da ditadura militar, ocorrida no Brasil entre 1964 e 1985. “O projeto propõe a criação de um circuito para construir, preservar a memória histórica e a verdade sobre o período da ditadura militar. Período que nós tivemos que viver esse famigerado e obscuro tempo em que direitos individuais não eram garantidos", explicou Cida Pedrosa.
Os 80 anos de fundação do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foi tema do requerimento número 11238/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que concedeu à instituição voto de aplausos, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3). “São 80 anos de muito serviço prestado à população. O hospital precisa de investimento e mesmo assim desenvolve um trabalho que faz a diferença na vida das pessoas”, disse. Os vereadores Alef Collins (PP) e Felipe Alecrim (Novo) participaram do debate.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião de forma híbrida – presencial e virtual - na manhã desta segunda-feira (3), para analisar o processo administrativo número 3746, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que tem por objetivo a obtenção de cópia integral de todos os procedimentos ético-disciplinares que tramitam no colegiado entre 2018 e o corrente ano. Ficou decidido que a solicitação do parlamentar será analisada pela Procuradoria Legislativa.
Por meio de um pedido do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante), a Câmara do Recife sediou na manhã desta sexta-feira (31), no plenário da Casa, a entrega do Prêmio Advogada Maria de Fátima Miranda de Oliveira e Silva. A cerimônia, solicitada pela Comissão da Mulher da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), teve como objetivo marcar a passagem do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. O vereador Alef Collins (PP) conduziu a solenidade.
Duas comissões permanentes realizaram reuniões na tarde desta quinta-feira (30), sendo a primeira, de Saúde; e a segunda, de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. Saúde analisou 13 proposições e dessas aprovou 12, entre as quais a que institui o Programa de Prevenção aos Impactos das Apostas Online (Bets) e de Combate à Ludopatia, patologia do vício em jogos. Já a Comissão de Educação aprovou seis matéria legislativas, com destaque para o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 28/2025, que altera a Lei Municipal nº 18.957/2022, que trata do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), para ampliar a gratificação aos profissionais da Educação Infantil.
Conhecer a agilidade na tramitação de projetos de lei e de outras proposições na Câmara Municipal do Recife, além de sua rotina administrativa e os diversos setores que compõem a Casa. Estes foram os objetivos da visita de servidores da Câmara Municipal do Paulista, litoral norte pernambucano, na manhã desta quarta-feira (29). O grupo foi recebido, na Sala da Presidência, pelo secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva, e por chefes dos setores e departamentos da Câmara do Recife.