Notícias

No início da tarde desta terça-feira (16), durante a última reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife no ano de 2025, o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), fez um pronunciamento em que agradeceu o trabalho e a dedicação das vereadoras e vereadores da capital pernambucana. Ele salientou a importância do equilíbrio dos debates entre os campos do governo e de oposição e fez questão de elogiar o trabalho ativo do parlamento, da mesma forma que ressaltou o empenho das servidoras e servidores da Casa Legislativa.

A Casa de José Mariano encerrou o seu período legislativo neste 2025 com a criação de uma Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente, no âmbito da Câmara Municipal do Recife. Ela foi aprovada na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (16). A procuradoria terá por finalidades, entre outras coisas, promover a proteção integral de crianças e adolescentes conforme preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente; fomentar ações de prevenção, enfrentamento e encaminhamento de casos de violência física, psicológica, sexual, negligência ou qualquer forma de violação de direitos; incentivar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento saudável; a educação; a convivência familiar e comunitária; a saúde; o esporte; a cultura; e o lazer.

O vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, durante a última reunião plenária do ano, nesta terça-feira (16), para destacar o trabalho que vem realizando junto com o seu gabinete, neste primeiro ano de mandato. "Eu faço um agradecimento à toda a equipe do meu gabinete, equipe de rua, de comunicação, do jurídico, do administrativo. Todos que fizeram o nosso gabinete ser essa máquina de trabalho para protocolar requerimento, fazer fiscalização, estar nas ruas do Recife sempre buscando melhorias. Foi um ano de muito trabalho e muita luta por um Recife melhor", afirmou. "Estou aqui no meu primeiro ano legislativo e, para mim, tem sido uma honra aprender tanto nesta Casa. 2026 está chegando e vai ser muito trabalho pela frente", afirmou.

Nesta terça-feira (16), última reunião Ordinária do ano, o vereador Eduardo Moura (Novo) fez um resumo do primeiro ano de mandato e agradeceu a todos os servidores da Casa pelo trabalho realizado. "Entrei aqui como um recém-nascido na política. Com preconceitos com relação às atividades legislativas e ao trabalho dos vereadores, e admito isso. Como um cidadão comum, achava que os vereadores não trabalhavam e preciso dizer que nesses 11 meses consegui enxergar o que de fato acontece. Encontrei não só vereadores que trabalham, mas também pessoas com honestidade suficiente para estarem no cargo de vereador". Ele ainda agradeceu o trabalho dos funcionários da Casa. "Servidores que trabalham na limpeza, na recepção, na técnica, na informática, na manutenção, na segurança, no legislativo, na imprensa. Estendo esse reconhecimento justo aos nossos assessores, que trabalham dia e noite, domingo a domingo. É toda uma estrutura. E eu queria dizer: obrigado a todos vocês".

O vereador Davi Muniz (PSD) fez questão de debater o requerimento de número 14.316/2025, de autoria de Fabiano Ferraz (MDB), que faz uma indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), no sentido de viabilizar a limpeza em toda a extensão do Riacho Camaragibe, localizado na rua Governador Moura Cavalcanti, no bairro da Caxangá. “Sempre solicitamos aquela limpeza e acompanhamos o serviço, por várias vezes, e tem muita falha. A empresa estava fazendo a limpeza só de um trecho. Então, eu gostaria de sugerir a quem for realizar a obra, que deveria começar a limpeza da ponte e indo até a BR", alertou.

Na manhã desta terça-feira (16), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se dirigiu à tribuna, na reunião plenária da Câmara do Recife, para esclarecer informações acerca do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A parlamentar também fez a defesa do trabalho do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE), assim como o vereador Osmar Ricardo (PT) .

Ao apresentar seis requerimentos para discussão e votação, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (16), o vereador Eduardo Moura (Novo), destacou problemas que ele teria identificado na Maternidade Professor Arnaldo Marques, localizada na Avenida Dois Rios, bairro do Ibura, Zona sul. O parlamentar aproveitou para criticar a Prefeitura do Recife, assim como os sindicatos dos trabalhadores, o que gerou debate com os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Gilson Machado Filho (PL).

No último discurso do seu mandato, realizado neste ano, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, o vereador Thiago Medina (PL) fez diversos agradecimentos na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (16). “Quero agradecer aos 36 vereadores desta Casa, em nome do presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB). Este foi um ano de muito aprendizado, uma vez que pude aprender com os colegas e com Paulo Rogério [chefe do Departamento Legisltivo]. Os meus agradecimentos se estendem a todos que fizeram parte do mandato, à equipe legislativa, mídia, guarda municipal, assessores, ao gabinete, aos companheiros de comissões [temáticas]”. Ele disse, ainda, que 2025 foi um ano “que superou” as suas expectativas e que “preparou esta Casa para o próximo ano”. O vereador destacou que em 2026, “esta Casa terá papel importante nas eleições”.

Com raízes familiares no Estado, a atriz, apresentadora e diretora Regina Maria Barreto Casé, conhecida como Regina Casé, recebeu dupla homenagem em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (15), no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Por iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PSB), ela foi agraciada com o Título de Cidadã do Recife; e na mesma ocasião o deputado estadual Waldemar Borges conferiu a ela o Título de Cidadã Pernambucana. Ela é considerada uma multiartista que valoriza a cultura popular.

Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e com a presença da vereadora Kari Santos (PT), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife realizou a última reunião do ano nesta segunda-feira (15). Além da análise e aprovação de 16 projetos de lei Ordinária, o colegiado lamentou os casos de feminicídio que aconteceram em Pernambuco neste ano. "Até novembro deste ano, 82 mulheres foram assassinadas em Pernambuco, com um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A agressão evidencia a grande falta de articulação das políticas de gênero em nosso Estado. Essa matança tem ocorrido em todo o Brasil com requintes de crueldade", frisou Cida Pedrosa. A vereadora Kari Santos também lamentou o cruel índice de violência no Estado e destacou que a mulher ocupa espaços de poder e muitas sofrem a violência política. "Eu costumo dizer que o local que a gente ocupa é muito caro, porque o nosso corpo é violado, a nossa voz é silenciada, a gente é intimidada, desacreditada, taxada de louca, de ignorante. Hoje é um dia importante para estarmos nos reafirmando no local em que ocupamos", disse.