Notícias

“É necessário que os idosos de nossa cidade encontrem no serviço público municipal de saúde a assistência que precisam. O índice populacional de pessoas na terceira idade é cada vez mais crescente no país. Daqui a algumas décadas o Brasil terá 30% da população composta por idosos”, afirmou o vereador Fred Ferreira (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (16). Ele também convidou a todos para participar da audiência pública que promoverá amanhã (17), às 9h, no plenarinho, e terá como temas "a licença de funcionamento concedida às instituições de longa permanência para Idosos, capacitação dos profissionais e promoção da política pública para o idoso no Recife".

Transporte para quem precisa transitar entre órgãos do governo, como as delegacias e o Instituto Médico Legal (IML). Foi para defender essa ideia que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16), durante a reunião plenária do poder Legislativo municipal. O parlamentar citou um caso que presenciou na última terça-feira (15) para embasar o seu pedido.

Foram 17 projetos discutidos, sendo 15 deles projetos de lei e outros dois projetos de decretos legislativos. Dessas matérias, 12 foram aprovadas. Esse foi o saldo da reunião realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife nesta quarta-feira (16), na Casa de José Mariano. O encontro foi liderado pela presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (PRB), e também contou com a participação do vereador Renato Antunes (PSC), membro efetivo.

Requerimento pedindo explicações sobre o destino dos royalties pagos pelo petróleo do pré-sal, distribuídos entre municípios, é objeto de reclamação do vereador Rinaldo Júnior (PRB). Segundo ele, o pedido de informação foi feito há algum tempo e todas as semanas ele volta ao assunto sem sucesso. O parlamentar quer saber onde está a verba desses royalties, que segundo a gestão seriam alocados na educação.

Na manhã desta terça-feira (15), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador e primeiro-secretário Marco Aurélio (PRTB), uma audiência pública sobre o desabastecimento de água na Zona Norte da capital. O tema foi levado à tribuna da Casa na tarde do mesmo dia pelo parlamentar. Em seu discurso Marco Aurélio teceu críticas à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Com base na proposta de mudança do sistema eleitoral brasileiro elaborado pelo deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), o vereador André Régis (PSDB) explicou as alterações e principais implicações para quem for candidato às próximas eleições. “O relatório de reforma política do deputado tem inovações que mudam profundamente a política nacional, pois muda de escolha proporcional para majoritária, mais conhecido como distritão, onde só os mais votados se elegem e para 2022 se adotaria o voto distrital misto, onde eleitor vota na lista proposta pelo partido e no candidato mais votado do distrito, sendo eleito metade dos indicados em lista e metade pelo voto majoritário”.

“Nós iremos lançar um movimento aqui que corresponde a uma luta histórica dos moradores da Zona Sul do Recife. Por anos, muitas pessoas que residem em Boa Viagem lutaram para que fosse construído um parque verde naquela região, mais especificamente na área onde ficava o antigo Aeroclube do Recife”, argumentou o vereador Wanderson Florêncio (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (15).

“Foi significativa a participação dos moradores do Alto Santa Isabel e Alto do Mandu na audiência pública realizada hoje pela manhã, onde pudemos debater sobre a falta de água na Zona Norte do Recife abordando também outras questões que envolvem o trabalho da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)", relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (15).

O vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu, na tarde desta terça-feira, 15, a reunião que ocorreu ontem entre a guarda municipal e a Prefeitura, intermediada por um grupo de vereadores do Recife. Além dele, participaram do encontro Almir Fernando (PCdoB) e Rinaldo Júnior (PRB), juntamente com representantes do sindicato e da associação da categoria. Dentre os resultados, ficou acertado o fim do estado de greve dos profissionais.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (15) para tratar de um assunto que tem sido abordado de forma constante por seu mandato: a instalação de botões de emergência nos ônibus do transporte público urbano da capital. A parlamentar, que realizou uma audiência pública sobre o tema em maio deste ano, repercutiu a aprovação do requerimento que pede a realização de mais uma oportunidade de debate a respeito dos botões. A nova audiência deve ocorrer às 9h do dia 30 de agosto, no plenarinho da Casa de José Mariano.