A escola Dom, na Várzea necessita, segundo a vereadora Ana Lúcia (PRB), de requalificação urgente. Ela é autora do projeto Patrulha na Escola que faz visitações nas unidades para verificar problemas. Em uma dessas visitas constatou que a escola em questão apresenta insalubridade. “São cinco turmas de educação infantil, com ótimo corpo docente. Há ali um terreno que pode ser aproveitado para expandir a escola. Já entrou na requalificação, mas a obra não foi feita”.
A cultura pernambucana conta com inúmeros profossionais nos eventos que acontecem no decorrer do ano e principalmente no carnaval. E na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião plenária, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou sua participação hoje pela manhã, na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), onde foi debatido o pagamento dos cachês atrasados de artistas recifenses. Na tribuna, o parlamentar falou sobre os avanços da prefeitura na área.
Em muitas comunidades, a presença deles reforça a luta por direitos e melhorias nesses espaços. São os líderes comunitários que foram lembrados na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião plenária, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ele falou sobre a importância do trabalho dessas pessoas. “Como nós, eles cobram melhorias na saúde, nas creches das crianças, na educação e na segurança”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 12, a audiência pública promovida por ele, pela manhã, que teve como objetivo discutir o atraso no pagamento dos cachês de artistas locais em eventos realizados pela Prefeitura. Ele afirmou que o saldo da audiência foi positivo, tendo em vista o debate, a participação e o compromisso assumido pelo presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha. “Ele garantiu que os cachês em atraso serão pagos até o final deste mês de abril. Disse que até junho, voltará o Sistema de Incentivo à Cultura e será regulamentado o fundo de cultura, que possibilitará um aporte maior de recursos no área”, afirmou.
O Dia do Jovem, celebrado anualmente no dia 13 de abril, foi lembrado nesta quarta-feira (12) pela Câmara do Recife. O Legislativo municipal aprovou um requerimento da vereadora Ana Lúcia (PRB) que concede voto de aplauso à data. Na mesma ocasião, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para discutir o assunto.
O atraso no pagamento dos cachês dos artistas e grupos culturais que prestaram serviço nas grandes festas de rua promovidas pela Prefeitura do Recife foi tema de audiência pública realizada hoje, 12, pelo vereador Ivan Moraes (PSol). “Em janeiro, quando tomamos posse, nosso mandato fez um pedido de informação ao Poder Executivo indagando quais artistas, grupos, agremiações e orquestras contratadas nos últimos quatro ciclos carnavalescos ainda possuem pendência de pagamento. Como não obtivemos resposta durante três meses, marcamos a audiência pública para hoje quando iríamos ouvir as pessoas envolvidas”, contextualizou Ivan.
Na manhã desta quarta-feira, 13, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife promoveu uma reunião administrativa, da qual participaram o presidente do colegiado vereador Carlos Gueiros (PSB), o relator, Antonio Luiz Neto ( PTB), o diretor Legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento, consultores legislativos, assessores jurídicos da Casa e procuradores municipais do Recife. Eles acordaram que neste momento inicial, os trabalhos sejam divididos em duas fases, que condicionam à constitucionalidade todos os textos a serem analisados pela Comissão.
O aumento da violência no transporte público de passageiros motivou a Comissão de Segurança Cidadã da Casa a aprovar, em reunião na tarde desta terça-feira, 11, o projeto de lei que obriga os ônibus da frota de transporte coletivo da cidade a usar, em seu letreiro luminoso eletrônico, a frase: “Socorro, Assalto”. Dados do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco registram mais de 500 ocorrências na Região Metropolitana do Recife, somente nos meses de janeiro e fevereiro desse ano.
Em defesa do projeto de lei aprovado na Câmara Federal e enviado ao Senado, regulamentando os aplicativos de transporte privado, tipo Uber, o vereador Aerto Luna (PRP) argumentou que era necessário para que os serviços sejam iguais, táxi e Uber. O parlamentar disse que era favorável que o aplicativo se torne de utilidade pública, portanto, controlado pelo Estado. “O assunto foi amplamente debatido e aprovado. Os aplicativos deverão ser regulamentados e disciplinados pelo poder público”.
Parabenizar a Arquidiocese de Olinda e Recife pela realização da 4ª Via Sacra Pública na Lagoa do Araçá, que aconteceu no dia 7 de abril. Com esse objetivo, o vereador Aerto Luna (PRP) discursou na Câmara do Recife nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária. Na tribuna, o parlamentar citou os nomes das 19 paróquias do Vicariato Boa Viagem que participaram do evento.