Três vereadores se pronunciaram durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º) para tratar da gestão do Governo de Pernambuco e do Município na área da saúde. O primeiro a falar foi o vereador Chico Kiko (PSB), que levou críticas à administração estadual para a tribuna do plenário. Em seguida, o vereador Thiago Medina (PL) também ocupou a tribuna para abordar o tema e criticar a gestão municipal - que foi defendida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o vereador Eduardo Moura (Novo) fez críticas à infraestrutura da Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul da cidade. De acordo com ele, durante recente visita à unidade, ele verificou problemas no banheiro, falta de cadeiras para pacientes e mofo no teto. "O teto da unidade de saúde está com mofo, fungo descendo pelo teto, ou seja, organismo vivo visível. Isso é o teto de uma policlínica", disse, enquanto mostrava uma imagem do local.
Esteve em debate na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 34/2025 que institui o Programa "Transporta Recife" e visa implementar políticas de incentivo ao esporte, destinadas a atletas, paratletas e atletas-guia residentes no Recife e seus treinadores. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º), os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Moura (Novo), Rodrigo Coutinho (Republicanos) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiram à tribuna e teceram seus comentários sobre o proposição, que foi aprovada em duas votações na Casa e segue para sanção do prefeito.
Ao apresentar 31 requerimentos com votos de aplausos e congratulações, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (1º), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu as proposições que foram elaboradas para comemorar a passagem do Dia do Radialista, assim como as que destacaram o Dia Municipal do Capelão. Os requerimentos debatidos estão sequenciados na Ordem Dia sob os números 12922/2025 a 12963/2025. Os vereadores Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo) também participaram do debate.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Zé Neto (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (28), e realizou a análise e aprovação de quatro projetos de lei do Executivo. Além deles, o colegiado também aprovou outras quatro proposições, sendo três projetos de lei Ordinária e um projeto de decreto Legislativo.
Na manhã desta quinta-feira (27), cinco projetos de lei do Executivo (PLEs) foram analisados e aprovados pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. Uma outra comissão permanente, a de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, também analisou duas dessas proposições em tramitação na Casa.
Pela relevância da trajetória e dedicação à música e à cultura pernambucanas, com expressiva contribuição à vida artística e social do Recife, o maestro Lúcio Wanderley Azevedo foi homenageado pela Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (26), com a entrega da mais alta comanda do Poder Legislativo, a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa foi do vereador Gilberto Alves (PRD). “Homenagens como a de hoje têm um significado profundo: elas lembram que legislar não é apenas escrever leis — é proteger a memória, fortalecer a identidade e exaltar a cultura que nos transforma. O maestro Lúcio Azevedo é um dos grandes nomes da música pernambucana contemporânea”, justificou o parlamentar. A reunião solene foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB).
A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (25), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), uma reunião pública para discutir duas demandas de professores e professoras de educação física que atuam na rede municipal de ensino. A primeira delas foi a falta de professores da área no Ensino Fundamental I da rede pública da capital, que vai do 1º ao 5º ano; a segunda, os relatos de ingerência do sistema que abarca o Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF12/PE) e o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) em unidades de ensino. Segundo as entidades de classe que participaram do debate, ambas as situações não estão de acordo com a legislação em vigor.
Após intensos debates realizados em duas votações, a Câmara Municipal do Recife aprovou nesta terça-feira (25), a mais importante legislação do planejamento financeiro do Recife para o próximo ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA), proposta no projeto de Lei do Executivo (PLE) número 27/2025. O orçamento do município para 2026 foi fixado em R$ 10,5 bilhões, 7,08% acima do previsto para 2025. Esse valor deverá ser aplicado nas diversas áreas da administração pública como assistência social, educação, saúde, saneamento básico, cultura, habitação, previdência social, entre outras. A proposição foi aprovada por unanimidade, mas vereadores da oposição criticaram a rejeição de emendas apresentadas.
Em reuniões que, juntas, duraram mais de cinco horas, nesta terça-feira (25), o plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) do Recife para o período de 2026 a 2029. Trata-se de uma das mais importantes leis orçamentárias que contém o planejamento do governo municipal definindo as prioridades, diretrizes e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Com a finalidade de aperfeiçoar a proposta, os vereadores e vereadoras apresentaram 925 emendas à proposição, das quais 61 receberam parecer pela aprovação.