A Escola do Legislativo da Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), um curso sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. O evento ocorreu no plenarinho e os servidores da Casa puderam tirar dúvidas sobre normas pertinentes à elaboração da LDO; diretrizes orçamentárias de política fiscal, como alinhar emendas parlamentares às diretrizes legais e dicas práticas para o gabinete atuar com eficiência, entre outras.
Responsáveis por garantir direitos previdenciários e assistenciais – como aposentadorias e pensões –, as advogadas e os advogados previdenciaristas foram homenageados pela Câmara do Recife na noite desta terça-feira (15), em reunião solene promovida no plenário da Casa de José Mariano. O evento, de iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB), marcou a celebração do Dia do Advogado Previdenciarista, comemorado anualmente em 10 de março. O vereador Samuel Salazar (MDB) conduziu a cerimônia.
Às vésperas da data oficial, celebrado em 19 de abril, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene para homenagear o Dia do Exército Brasileiro, na tarde desta terça-feira (15), por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). O parlamentar registrou que o Exército tem sido testemunha e personagem da nossa História e está presente desde a defesa do Brasil Colônia. “Nessa homenagem à instituição, faz-se digno de nota registrar a trajetória de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ao longo da vida militar, pautou sempre suas ações por uma conduta exemplar, coragem, dedicação e patriotismo”, disse, ao fazer a justificativa do evento. A solenidade, que lotou de militares o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Dois requerimentos apresentados pela vereadora Liana Cirne (PT) em benefício da categoria das professoras e professores da rede pública municipal de ensino foram aprovados nesta terça-feira (15) na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar ocupou a tribuna para discutir os requerimentos nº 2717/2025 e nº 2718/2025, que solicitam, respectivamente, mudanças nas tabelas de promoção por tempo de serviço – de 3,1% a 3,65% para 5% a cada interstício – e por titulação – de 11,75% para 15% no caso de especialização, de 8% para 20% no caso de mestrado e de 9% para 25% no caso de doutorado. “Nós precisamos ter atrativos para a carreira de professora e de professor maiores do que as que nós temos hoje. Sobretudo, na cidade do Recife. Recife é, hoje, o município da Região Metropolitana com o pior salário para as professoras e professores”, defendeu.
A Câmara do Recife discutiu e rejeitou nesta terça-feira (15) o requerimento nº 2323/2025, do vereador Thiago Medina (PL), que pedia a convocação da secretária chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Marília Dantas. O motivo do chamado seria a prestação de esclarecimentos sobre o planejamento e execução do contrato relativo às obras do Hospital da Criança do Recife e seus respectivos aditivos. Durante a discussão na reunião plenária, Thiago Medina, bem como outros parlamentares, levaram o tema à tribuna da Casa.
Para garantir a agilidade na tramitação do projeto de Lei do Executivo (PLE) número 4/2025, na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Finanças e Orçamento realizou reunião extraordinária no início da tarde desta terça-feira (15), para analisar a proposição que está tramitando em regime de urgência. O PLE tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos imediatos do incêndio ocorrido no Mercado Público da Madalena, no dia 12 de abril, além de garantir a continuidade do funcionamento do equipamento público e a proteção dos permissionários que dele dependem para subsistência.
O Dia Mundial do Ciclista é celebrado neste dia 15 de Abril e os vereadores Fred Ferreira (PL) e Paulo Muniz (PL) recordaram a passagem da data e citaram o requerimento 2707/2025, de autoria de Felipe Alecrim (Novo), que pretende viabilizar pintura e sinalização de ciclofaixa localizada no bairro da Torre. Os discursos dos parlamentares foram realizados nesta terça-feira (15), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Alef Collins (PP) debateu dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (15), ambos dirigidos ao prefeito João Campos. O primeiro foi o de número 2595/2025, solicitando que o Poder Executivo encaminhe à Câmara do Recife um projeto de lei que objetive instituir auxílio financeiro destinado aos cuidadores de pessoas com deficiência e outras atipicidades. E o segundo, de número 2596/2025, solicitando a união de esforços com o objetivo de ampliar a fiscalização dos canis existentes na cidade do Recife. Ambos os requerimentos foram aprovados. Em relação ao de número 2595/2025, o vereador disse que o mandato não pode apresentar o projeto de lei, por estar impedido constitucionalmente, e por isso fez o pedido ao Executivo. Já o número 2596/2025, Alef Collins justificou dizendo que é necessário que haja um acompanhamento veterinário aos animais desassistidos. Ele aproveitou para anunciar o protesto que será realizado pelo Fórum do Bem estar animal de Pernambuco (Febema) nesta quarta-feira, pela manhã, na frente do prédio sede da Prefeitura do Recife.
Criado em 1987, o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) completou 38 anos neste ano e ganhou uma homenagem na Câmara do Recife na última segunda-feira (14). Durante a reunião plenária desta terça-feira (15), o vereador Chico Kiko (PP) – de quem partiu a iniciativa de realização do evento –, ocupou a tribuna da Casa para repercutir o evento e enaltecer a história do instrumento de reforma urbana popular. “Foi muito bonito ver as pessoas aqui, na reunião solene, celebrando um projeto que é símbolo de resistência, de união e de transformação. O sentimento que ficou é de muita gratidão a todos e a todas que ajudam a construir essa história tão importante para a cidade do Recife. O Prezeis é, há quase 40 anos, um verdadeiro exemplo de construção coletiva e referência nacional na urbanização de comunidades e na luta por moradias dignas”.
A morte da menina Hellen Santos de Sousa, que faleceu aos três anos de idade após ser atingida por uma bala perdida no último sábado (12), no bairro de Água Fria, levou o vereador Júnior de Cleto (PSB) a se pronunciar nesta terça-feira (15) por melhorias na segurança pública de Pernambuco. Familiares da garota acompanharam a reunião plenária da Câmara do Recife nas galerias e com cartazes pediram "justiça para Helen". A vereadora Natália de Menudo (PSB) também repercutiu o assunto.