Quatro requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), sendo três destinados à Secretaria de Educação para a realização de melhorias em escolas e um destinado à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para retirada de entulhos, foram debatidos na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (11), o vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna, defendeu a importância dos pedidos e criticou a gestão municipal. A autora das proposições também se pronunciou sobre as solicitações.
Com críticas à política pública sobre a causa animal no Recife, o vereador Gilson Machado Filho (PL) debateu os requerimentos números 12022/2025 e 12026/2025, ambos de sua autoria, que são produtos de uma audiência pública realizada há duas semanas e que tratou de formas de apoio aos protetores de animais no âmbito do município do Recife. As duas proposições foram debatidas pelo autor e também pelo vereador Eduardo Moura (Novo), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11).
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (11), o projeto Distrito Guararapes, da Prefeitura do Recife, gerou debate. Desenvolvido com o apoio técnico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o projeto pretende resgatar a função de moradia no Centro Histórico e atrair investimentos privados. A iniciativa contempla 35 quadras com 14 imóveis (sendo 12 para moradia, um para uso comercial e um para construção de um edifício garagem) no entorno da Avenida Guararapes e da Praça da Independência, área central da cidade - dentro de um modelo de concessão pública de 30 anos à iniciativa privada. O vereador Eduardo Moura (Novo) teceu críticas ao projeto e o vereador Júnior de Cleto (PSB) defendeu a importância do investimento para a cidade.
Dois requerimentos do vereador Felipe Alecrim (Novo) sobre coleta de lixo foram aprovados e debatidos pelo autor das matérias, na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (11). O parlamentar teceu críticas ao serviço realizado na cidade. “O requerimento 11925/2025 pede que seja ampliada a divulgação sobre os pontos de coleta de lixo da nossa cidade. É preciso fazer ações que orientem os cidadãos para o descarte adequado. Já o 11957/2025 pede intensificação da fiscalização e aplicação das sanções legais às pessoas que realizam descarte irregular de lixo em vias públicas do Recife", destacou.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) destacou, na tribuna da Casa de José Mariano, na plenária realizada nesta terça-feira (11), a execução da Lei Municipal 19.410/2025, que disciplina o pagamento de indenizações aos proprietários de veículos de tração animal e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal. “A Prefeitura está consolidando e fazendo valer o que estava previsto em Lei para poder iniciar as indenizações e iniciar as tratativas com os carroceiros na cidade do Recife. Mas, cabe também, a gente ressaltar que precisamos cada vez mais tornar esse processo mais convidativo porque não basta a gente ter a Lei e não ter, de fato, as pessoas se sentindo contempladas. É justamente, nesse sentido, que estamos dialogando e a Prefeitura do Recife está à disposição”.
O vereador Eduardo Moura (Novo) debateu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11), alguns dos 71 requerimentos de sua autoria que constavam na pauta de votação. As proposições fazem solicitações diversas como a substituição “imediata do toldo sujo e mofado da Policlínica Salomão Kelner”; intervenções de manutenção e melhoria urbana na Rua do Hospício, 671; providências quanto à falta de medicamentos na Unidade de Saúde da Família Moacyr André Gomes; e providências quanto às condições nas instalações do Centro Administrativo Pedagógico (CAP), da secretaria Municipal de Educação, entre outros. Os requerimentos foram dirigidos a diversos órgãos das administrações direta e indireta da Prefeitura do Recife. Todos foram aprovados.
A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene na noite desta segunda-feira (10), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), em que o "Louva Recife" – evento de adoração e louvor – prestou homenagem a lideranças religiosas, músicos, empresários e voluntários. Com o plenário lotado de fiéis evangélicos, pastores, bispos, entre outras autoridades eclesiásticas, a solenidade, presidida pelo vereador Thiago Medina (PL), contou com várias apresentações musicais marcadas por louvor e adoração a Deus.
Uma audiência pública sobre a importância da cirurgia bariátrica e as dificuldades de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento que contou com a participação de diversos profissionais da área médica e multidisciplinar.
O vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) para destacar a celeridade da construção da ponte Júlia Santiago, que vai conectar os bairros de Areias e Imbiribeira. Segundo o parlamentar, que visitou o canteiro na última sexta-feira (7) com o prefeito João Campos (PSB), as obras já entraram na reta final e a entrega da ponte é esperada para o primeiro semestre de 2026. No discurso, Chico Kiko frisou a importância da nova rota e lembrou que o nome dela, que homenageia a primeira vereadora mulher do Recife, foi uma sugestão de seu mandato. “[A ponte Júlia Santiago] é o resultado de muitos anos de muita luta para que essa ponte saísse do papel. É um sonho não só das pessoas da Zona Oeste ou da Zona Sul, mas de todas aquelas pessoas que trafegam naquela região”.
A Câmara do Recife aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 104/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que propõe instituir no Calendário Oficial de Eventos da capital a "Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-Aborto". Antes da votação, cinco parlamentares – Felipe Alecrim (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Eduardo Moura (Novo), Gilson Machado Filho e Ana Lúcia (Republicanos) – ocuparam a tribuna da Casa para se pronunciar. A proposição seguirá para análise do prefeito da cidade.