Notícias

Dois requerimentos do vereador Felipe Alecrim (Novo) sobre coleta de lixo foram aprovados e debatidos pelo autor das matérias, na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (11). O parlamentar teceu críticas ao serviço realizado na cidade. “O requerimento 11925/2025 pede que seja ampliada a divulgação sobre os pontos de coleta de lixo da nossa cidade. É preciso fazer ações que orientem os cidadãos para o descarte adequado. Já o 11957/2025 pede intensificação da fiscalização e aplicação das sanções legais às pessoas que realizam descarte irregular de lixo em vias públicas do Recife", destacou.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) destacou, na tribuna da Casa de José Mariano, na plenária realizada nesta terça-feira (11), a execução da Lei Municipal 19.410/2025, que disciplina o pagamento de indenizações aos proprietários de veículos de tração animal e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal. “A Prefeitura está consolidando e fazendo valer o que estava previsto em Lei para poder iniciar as indenizações e iniciar as tratativas com os carroceiros na cidade do Recife. Mas, cabe também, a gente ressaltar que precisamos cada vez mais tornar esse processo mais convidativo porque não basta a gente ter a Lei e não ter, de fato, as pessoas se sentindo contempladas. É justamente, nesse sentido, que estamos dialogando e a Prefeitura do Recife está à disposição”.

O vereador Eduardo Moura (Novo) debateu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11), alguns dos 71 requerimentos de sua autoria que constavam na pauta de votação. As proposições fazem solicitações diversas como a substituição “imediata do toldo sujo e mofado da Policlínica Salomão Kelner”; intervenções de manutenção e melhoria urbana na Rua do Hospício, 671; providências quanto à falta de medicamentos na Unidade de Saúde da Família Moacyr André Gomes; e providências quanto às condições nas instalações do Centro Administrativo Pedagógico (CAP), da secretaria Municipal de Educação, entre outros. Os requerimentos foram dirigidos a diversos órgãos das administrações direta e indireta da Prefeitura do Recife. Todos foram aprovados.

A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene na noite desta segunda-feira (10), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), em que o "Louva Recife" – evento de adoração e louvor – prestou homenagem a lideranças religiosas, músicos, empresários e voluntários. Com o plenário lotado de fiéis evangélicos, pastores, bispos, entre outras autoridades eclesiásticas, a solenidade, presidida pelo vereador Thiago Medina (PL), contou com várias apresentações musicais marcadas por louvor e adoração a Deus.

Uma audiência pública sobre a importância da cirurgia bariátrica e as dificuldades de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento que contou com a participação de diversos profissionais da área médica e multidisciplinar.

O vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) para destacar a celeridade da construção da ponte Júlia Santiago, que vai conectar os bairros de Areias e Imbiribeira. Segundo o parlamentar, que visitou o canteiro na última sexta-feira (7) com o prefeito João Campos (PSB), as obras já entraram na reta final e a entrega da ponte é esperada para o primeiro semestre de 2026. No discurso, Chico Kiko frisou a importância da nova rota e lembrou que o nome dela, que homenageia a primeira vereadora mulher do Recife, foi uma sugestão de seu mandato. “[A ponte Júlia Santiago] é o resultado de muitos anos de muita luta para que essa ponte saísse do papel. É um sonho não só das pessoas da Zona Oeste ou da Zona Sul, mas de todas aquelas pessoas que trafegam naquela região”.

A Câmara do Recife aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 104/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que propõe instituir no Calendário Oficial de Eventos da capital a "Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-Aborto". Antes da votação, cinco parlamentares – Felipe Alecrim (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Eduardo Moura (Novo), Gilson Machado Filho e Ana Lúcia (Republicanos) – ocuparam a tribuna da Casa para se pronunciar. A proposição seguirá para análise do prefeito da cidade.

O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (10) e destacou 14 requerimentos de sua autoria voltados à Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria, Zona Norte da cidade. As solicitações versam sobre obras de manutenção e reparo das portas dos consultórios, reabastecimento da farmácia, instalação de cobertura na área externa, correção e isolamento de fios elétricos expostos, aquisição de aparelhos dentre outros itens. "Eu encontrei uma policlínica que funciona num galpão e, mesmo com esta precariedade, estes profissionais fazem um atendimento que nenhum paciente reclama do atendimento na policlínica. Mas isso tem um custo, que é a saúde dos profissionais", disse. Ele também falou sobre o requerimento de nº 11.709/2025, que pede a adoção de providências quanto à falta de segurança e manutenção dos brinquedos do Parque da Tamarineira, localizado no bairro Tamarineira, Zona Norte.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal do Recife, gerou debate a operação realizada pela Prefeitura para antecipação de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). O leilão dos precatórios do Fundef, vencido pelo Itaú Unibanco, rendeu R$ 443,4 milhões ao Município que ofereceu créditos de R$ 567,1 milhões a serem pagos pela União entre os anos de 2026 e 2028. Os vereadores Eduardo Moura (Novo), Júnior de Cleto (PSB) e Eduardo Mota (PSB) ocuparam a tribuna da Casa e fizeram considerações sobre o tema.

O suposto fechamento da Unidade de Saúde da Família (SF) João Rodrigues, localizando no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, e a importância da campanha de prevenção no combate à violência contra a mulher, foram assuntos destacados na plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (10), pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Faço um apelo à secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, porque desde sexta-feira (7), tem uma notícia circulando de que o posto João Rodrigues vai fechar. Não sei se a notícia é verídica, mas é preciso dialogar com a população", ressaltou. "O segundo assunto que eu quero falar é sobre a violência contra as mulheres. Uma pauta, para mim, importante. Reforçar campanhas educativas é dizer que nós não estamos parados. Nenhuma política pública é eficaz se uma sociedade não estiver informada. A política de prevenção é feita com campanhas educativas”.