A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (18) para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sanção da lei federal nº 15.263/2025, na última sexta-feira (14). A legislação, que institui Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública, impõe o uso de técnicas de comunicação simplificada, incluindo a vedação da chamada linguagem neutra, que introduz pronomes com gênero neutro. “Essa lei tem como objetivo tornar a comunicação no poder público mais clara, mais acessível e mais compreensível para todos os cidadãos”, disse a parlamentar. “Entre as diretrizes estabelecidas, está a orientação de não utilizar novas formas de flexão de gênero e número que contrariem as regras gramaticais consolidadas e o vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa”.
Celebrado nesta terça-feira (18), o Dia do Conselheiro Tutelar foi lembrado na Câmara do Recife por um discurso da vereadora Flávia de Nadegi (PV). A parlamentar, que discursou na tribuna da Casa durante a reunião plenária desta manhã, fez questão de demonstrar o seu “respeito e profunda gratidão” à categoria. De acordo com ela, as conselheiras e conselheiros tutelares são “homens e mulheres que saem todos os dias de suas casas e que carregam sobre os seus ombros o peso de proteger e de cuidar daquilo que a gente tem de mais importante na nossa vida, que é a infância”. “O conselheiro tutelar é aquela pessoa que é a voz quando a criança não pode falar. É o abraço, é o acolhimento, é o consolo quando chega a dor”, afirmou.
Para conceder votos de aplausos e congratulações a gestores escolares de instituições da rede municipal do Recife e do Governo do Estado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu seis requerimentos de sua autoria na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18). “Precisamos fazer este justo reconhecimento a esses e a todos os profissionais que, além de gestores, também são professores e servidores de carreira”, disse. O vereador Rinaldo Junior (PSB) participou do debate para parabenizar os educadores.
O vereador Júnior de Cleto (PSB) anunciou que “em breve” o bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte, receberá mais uma creche municipal, a ser construída pela Prefeitura do Recife, no Habitacional Eduardo Campos. “Será a quarta creche numa comunidade onde muitos jovens, até certo tempo atrás, não tiveram oportunidades educacionais”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18). O vereador acrescentou que, na creche, os alunos terão “chance de se educarem e de terem cinco alimentações por dia”. Júnior de Cleto aproveitou para elogiar o prefeito João Campos e disse que se trata de um gestor “que se preocupa com a primeira infância” e que “trabalha diuturnamente pela população”.
Projeto de lei que tem como princípio o fato de que os ambientes escolares mais silenciosos são também mais acolhedores para toda a comunidade escolar, além de promoverem maior bem-estar, aprendizado e atenção dos alunos foi um dos destaques das matérias legislativas aprovadas pela Comissão de Saúde, que se reuniu por videoconferêrncia na tarde desta segunda-feira (17). Ao todo, o colegiado, sob a comando do vereador Tadeu Calheiros (MDB), analisou e aprovou 13 proposições, sendo 12 projetos de Lei Ordinária (PLO) e um projeto de Lei do Executivo (PLE).
Uma celebração aos 116 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, por meio de uma reunião solene, na tarde desta segunda-feira (17), numa iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Na ocasião, 37 profissionais da unidade educacional foram homenageados. A solenidade foi presidida pela vereadora Kari Santos (PT).
Após realizarem manifestações com bloqueios do trânsito em algumas áreas e de um ato de protesto em frente ao prédio da Câmara Municipal do Recife, os carroceiros foram recebidos por uma comissão de vereadores, no final da manhã desta segunda-feira (17). Os carroceiros querem a revogação da Lei Municipal número 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal nas áreas urbanas da capital e são contra o plano da gestão municipal contra a retirada gradual dos veículos de tração animal das ruas do Recife.
As praças e parques do Recife foram os temas abordados pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), na reunião plenária da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (17). Ele citou as futuras obras da Prefeitura, como a segunda etapa do Parque da Tamarineira, e elogiou a gestão municipal. “Na última quinta-feira (13), o prefeito João Campos assinou a nova ordem de serviço da segunda etapa do Parque da Tamarineira, que receberá investimentos da ordem de R$ 18,8 milhões. O prefeito é quem mais investe em praças e parques nos últimos tempos", disse o parlamentar. “O parque Eduardo Campos será concluído e temos praças, como a praça do Líbano, no bairro do Pina; a Praça da Infância, no Ibura; a Praça da Infância, na Encruzilhada e, por isso, venho aqui agradecer a sensibilidade da Prefeitura em investir em locais públicos"
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou as matrículas de novos alunos da Rede Municipal de ensino para 2026, que seguem até o dia 5 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. São 1.800 vagas destinadas para a primeira infância (creches), ensino fundamental (anos iniciais e finais) e educação de jovens e adultos (EJA). Outro tema abordado pela parlamentar, na plenária, foi o funcionamento da Central de Atendimento à Mulher conhecida como Disque 180, em que defendeu a regionalização do serviço.
A Câmara do Recife aprovou uma série de requerimentos do vereador Tadeu Calheiros (MDB) durante a reunião plenária desta segunda-feira (17). Na tribuna da Câmara, o parlamentar defendeu as suas propostas antes da votação, tratando de temas como segurança, sinalização viária, identificação de pessoas ostomizadas e a regulamentação da gratificação de servidores da vigilância sanitária. Os pedidos tratam tanto de questões da capital quanto da administração estadual.