A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião virtual na tarde desta segunda-feira (22) para avaliar o Projeto de Lei do Executivo número 34/2021, que institui o Plano Plurianual (PPA) do município do Recife para o período de 2022 a 2025; e também o projeto de lei do Executivo número 35/2021, que estima a receita e fixa a despesa do município do Recife para o exercício de 2022. Esse último é o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Os dois foram aprovados com emendas e agora estão aptos a serem votados em plenário.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife debateu, em encontro nesta segunda-feira (22), o caso de uma adolescente de 17 anos, que tem transtornos mentais e foi internada em um abrigo da Prefeitura, sem o consentimento da família. De acordo com familiares, ela estava sendo cuidada em casa, mas o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde era atendida, acionou o Ministério Público por conta de crises recorrentes e a garota foi internada. Estiveram presentes à reunião, a presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), e também a irmã da adolescente, a advogada da família, além de representantes do Caps.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ressaltou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (22), o projeto de decreto legislativo de sua autoria e do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que concede o Título de Cidadã do Recife a Chopelly Glaudystton Pereira dos Santos. A parlamentar salientou a importância da homenageada para o Recife que, como mulher trans, dedica a vida à luta contra a transfobia, com destaque para a inclusão de mulheres e homens trans no trabalho. O projeto foi aprovado na Casa com 24 votos favoráveis e quatro contrários.
O debate sobre a realização do carnaval em 2022 chegou à Câmara do Recife e tem levado parlamentares à tribuna. Em reunião plenária virtual, nesta segunda-feira (22), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou que o setor cultural tem sofrido por causa da pandemia. “Não podemos, enquanto Casa Legislativa e representantes do povo, fingir que não existe toda uma cadeia artística que depende do carnaval. Temos que discutir se há viabilidade para fazer e, se for possível, tem que fazer”.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) teceu críticas aos gastos com propaganda institucional realizados pela Prefeitura do Recife. Durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal, desta segunda-feira (22), ele citou números e comparou com os investimentos na área de habitação. “Governar é escolher prioridades e precisamos estar atentos a qual, de fato, é a prioridade do atual governo”, destacou.
Na reunião ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Renato Antunes (PSC) apresentou dados sobre o aumento no número de casos da covid-19 na Europa e alertou para os riscos da realização do Carnaval no Recife em 2022. Ele pediu uma atenção especial ao requerimento de Michele Collins (PP) que estava na ordem do dia pedindo a não realização da festa.
A vereadora Michele Collins (PP) se posicionou contrária ao projeto de decreto legislativo (PDL) número 20/2021, de coautoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que concede o título de Cidadã do Recife a Chopelly Glaudystton Pereira dos Santos. “Sou contrária por motivo de ataque e de violência a uma parlamentar desta Casa Legislativa. Fui vítima de agressão por parte dessa pessoa, que agora enfrenta um processo na Justiça. Como uma pessoa que incita a violência contra uma vereadora, pode receber uma honraria da Câmara?”, questionou. O PDL, porém, foi aprovado por 24 votos a quatro.
Na tarde desta segunda-feira (22), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) defendeu o projeto de decreto legislativo número 20/2021, de autoria dos vereadores Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB), que concede o Título de Cidadã do Recife à Militante da causa LGBT e presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE), Chopelly Glaudystton Pereira dos Santos. O projeto foi aprovado por 24 parlamentares. Quatro votaram contrários à proposta.
O Dia Mundial pelo Fim da Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, foi o tema do discurso da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22). A parlamentar alertou para a importância da data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como momento para jogar luz sobre a questão, lembrando que o assunto será debatido na Casa Legislativa durante reunião pública promovida por ela na próxima quinta-feira (25), às 14h.
“Esse é um mês de luta para o povo negro, de lembrar que existimos e resistimos nessa sociedade tão desigual e que violenta os nossos corpos das mais diversas formas”. Com estas palavras, a vereadora Dani Portela (PSOL) iniciou seu pronunciamento durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22). Ela elencou atividades ocorridas na cidade em virtude do Dia da Consciência Negra.