Notícias

O vereador Samuel Salazar (MDB) repercutiu o lançamento pela Prefeitura do Recife do Programa de Encostas, um investimento de R$ 40 milhões de reais em obras de contenção nas áreas de morros da cidade. As verbas são oriundas de financiamento e permitem a realização de 24 intervenções, garantindo mais segurança e qualidade de vida para cerca de 500 famílias diretamente beneficiadas com estabilização de encostas, construção de muros de arrimo e serviços de drenagem. O tema foi abordado pelo parlamentar nesta segunda-feira (11), durante reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Casa, criticou a gestão municipal após a fala de vereadores da base do governo sobre as ações realizadas pelo prefeito João Campos. Na ocasião, o parlamentar defendeu, ainda, o governo Federal e destacou medidas, como o Auxílio Brasil.

Uma notícia publicada no Jornal do Commercio na última sexta-feira (8) foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Zé Neto (PROS) nesta segunda-feira (11). Segundo o parlamentar, a matéria – intitulada “Recife é a metrópole do País onde os pobres são mais pobres” – apresentaria falhas na “interpretação de texto” do último Boletim da Desigualdade das Metrópoles, lançado na semana passada.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) chamou a atenção para a necessidade de contratação de profissionais de educação física para a compor os quadros da rede municipal de saúde. “Na última contratação de pessoal, a Prefeitura do Recife não chamou um só educador físico, mas eles são de grande relevância para prevenção e manutenção da saúde da população”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu a matéria publicada pelo Jornal do Commercio, na semana passada, dizendo que a Região Metropolitana do Recife detém o título de metrópole onde a população mais pobre têm o pior rendimento do País. “Aqui, na Câmara Municipal, alguns vereadores querem desvirtuar a notícia, com interpretações que insinuam que a culpa é do Recife. Mas quem puxou esses números para baixo não foi a nossa cidade. A Região Metropolitana tem 14 municípios e o Recife tem feito a sua parte, contribuindo para reduzir as consequências danosas da crise que estamos atravessando.”

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou dados do Boletim de Desigualdade nas Metrópoles, publicado no Jornal do Commercio na quinta-feira passada. Ele disse, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), que o estudo mostrou que a renda média dos mais pobres no Grande Recife chegou a R$ 104 no quarto trimestre de 2021.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu uma visita à escola Sítio do Céu, bairro de Santo Amaro, para acompanhar a entrega dos tablets aos estudantes da rede pública municipal. “Estive lá porque o tema dos tablets já foi alvo de discurso na tribuna da Casa e a entrega [desses equipamentos] vem sendo feita gradativamente”. O assunto foi levantado pela parlamentar durante a reunião plenária desta segunda-feira (11).

A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal foi concedida nesta sexta-feira (8) a dois nomes que ajudam a manter viva a força da música tradicional. Seguindo uma proposição do vereador Aderaldo Pinto (PSB), a Câmara do Recife agraciou com a Medalha do Mérito José Mariano José Luiz de Lima – o Luizinho de Serra – e Eduardo Henrique Araújo Silva – o Dudu do Acordeon. A solenidade de entrega das homenagens aconteceu no plenário da Casa, em reunião solene presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).