Notícias

A reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife desta quarta-feira (6), contou com a presença da gerente geral de Mobilidade Humana da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Marília Pina, e do gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio. Na ocasião foi divulgada a Pesquisa Origem-Destino Recife 2021 que está sendo realizada na cidade. Também estiveram presentes no encontro, por videoconferência, o presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante), e os vereadores Eduardo Marques (PSB), Júnior Tércio (Podemos), Luiz Eustáquio (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião pública virtual, na tarde desta terça-feira (5), para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, do Poder Executivo Federal, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Dois requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) foram analisados pelo próprio autor, na reunião plenária virtual desta terça-feira (5) da Câmara Municipal do Recife. As duas matérias solicitam colocação de tapumes e serviço de limpeza no antigo prédio do Diario de Pernambuco, bairro de Santo Antônio.

A segurança urbana do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (DEM) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal. O parlamentar mencionou casos recentes de violência, como o furto de um carro na Lagoa do Araçá, e cobrou mais ações do poder público para enfrentar a questão. “Venho mais uma vez cobrar segurança para o Recife. É uma vergonha que uma cidade turística não possa receber turistas”.

“O livro didático para crianças de quatro e cinco anos não é uma estratégia pedagógica adequada. Ela viola a Base Nacional Comum Curricular e o que pesquisas científicas dizem sobre aprendizagem na educação infantil”. Foram esses os argumentos levados pela vereadora Liana Cirne (PT) à tribuna virtual da Câmara do Recife para defender o requerimento nº 9133/2021, que acabou rejeitado pelo plenário durante a reunião Ordinária remota desta terça-feira (5). De autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a proposta pedia à Prefeitura que não adotasse o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na educação infantil.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) levantou o debate a respeito do requerimento nº 9133/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), dirigindo indicação ao prefeito para determinar que o município não realize adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na educação infantil, por se tratar de medida cujas evidências científicas apontam como prejudiciais às rotinas da educação infantil. O assunto foi tema do pequeno expediente na plenária virtual realizada nesta terça-feira (5).

Durante a plenária virtual desta terça-feira (5) da Câmara Municipal do Recife, o vereador Fred Ferreira (PSC) lamentou que citaram o nome do Partido Social Cristão, sobre o acidente ocorrido no último domingo (2) nas manifestações Fora Bolsonaro. “Mencionaram o PSC, do qual sou presidente municipal, por conta do acidente. A esquerda só quer aparecer em redes sociais. Nas manifestações da direita isso não acontece”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) comemorou, na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a dispensa de prazo de emendas do projeto de lei de número 352/2021 de sua autoria. A proposta tem como objetivo instituir feriado no Recife no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na ocasião, o parlamentar lembrou que José Mariano foi um dos maiores abolicionistas da sua época.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta terça-feira (5), a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou a Semana da Mulher Empreendedora, realizada na semana do dia 8 de outubro, a partir da lei municipal número 18.221/2016 de sua autoria. A parlamentar comentou, ainda, a importância do empoderamento feminino nas ações para redução da pobreza e prevenção de crises econômicas, como também a promoção do desenvolvimento sustentável.

Contrário ao requerimento de número 9133/2021 de Cida Pedrosa (PCdoB), que pede que o município não realize adesão ao Programa Nacional do Livro Didático 2022 (PNLD) na educação infantil, o vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu votação nominal e contestou alguns pontos do requerimento. Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta terça-feira (5), o parlamentar repudiou a solicitação da retirada do programa. A matéria foi rejeitada em votação do plenário.