Notícias

Um polo cultural e gastronômico – mas, também, um endereço residencial. A rua Mamede Simões, localizada no bairro de Santo Amaro, é conhecida por aliar vocações distintas e que nem sempre convivem em harmonia. Durante uma audiência pública promovida por videoconferência pela Câmara do Recife nesta sexta-feira (1º), esses interesses foram colocados em debate junto à apresentação de um plano de requalificação da via, proposto pela Prefeitura. A discussão foi requerida pelos mandatos do vereador Ivan Moraes (PSOL) e das vereadoras Dani Portela (PSOL), Cida Pedrosa (PCdoB) e Liana Cirne (PT).

Nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, o vereador Rinaldo Júnior (PSB) realizou reunião pública virtual, na manhã desta sexta-feira (1º), com o objetivo de discutir sobre o tema: “A Importância do Centro de Convivência para os Idosos”. O parlamentar explicou que a criação desse espaço é um pleito das pessoas que discutem o tema do envelhecimento da população e também uma prioridade do seu mandato. “Tenho orgulho de promover esta reunião. Nosso objetivo é ouvir a gestão e as pessoas que lutam em favor dos direitos dos idosos. Queremos tirar do papel esse centro de convivência, pois entendemos que o Recife não pode ficar para trás nessa discussão. Hoje, portanto, é um dia histórico para o nosso mandato, pois temos o intuito de fortalecer esta luta”.

Por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (DEM), foi realizada uma audiência pública para debater a questão da construção da Ponte Monteiro-Iputinga, na tarde desta quinta-feira (30). A estrutura faz parte do sistema viário da região que interliga os bairros da Iputinga e do Monteiro, sobre o rio Capibaribe. O evento virtual foi transmitido pelo site da Câmara Municipal do Recife.

A Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (30) a primeira de uma série de audiências públicas que visam a discutir o planejamento e a execução das obras parque do Aeroclube. O debate, conduzido pelo vereador Paulo Muniz (SD), foi requerido por uma Comissão Especial criada neste mês para acompanhar o andamento das obras, e da qual o parlamentar é presidente. Na ocasião, membros da Prefeitura do Recife detalharam o conceito do novo parque, que será localizado em um complexo de equipamentos públicos na região do antigo terreno de prática de aviação civil localizado no bairro do Pina, na Zona Sul da capital.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife se reuniu por videoconferência nesta quinta-feira (30), e aprovou, dentre outros projetos de lei Ordinária, o de número 49/2021 da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que institui o “Selo Empresa Amiga da Mulher” no âmbito do Recife. Estiveram presentes no encontro o presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), a vereadora Andreza Romero (PP) e o vereador Samuel Salazar (MDB).

Num contexto de tempestade perfeita, em que a pandemia de covid-19 se soma às incertezas políticas, inflação em alta e crise hídrica nacional, a Prefeitura do Recife vem superando os desafios de retomada do crescimento com criatividade. Com medidas fiscais, além de incentivo aos setores públicos e privados, estímulo a iniciativas que gerem emprego e renda e apoio à população, a gestão cumpriu, no segundo quadrimestre de 2021, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E atendeu aos percentuais constitucionais de investimento nas áreas de educação, saúde e gasto com pessoal. Quem garantiu foi a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, que participou de audiência pública realizada, de forma virtual, na manhã desta quinta-feira (30), pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife.

A percepção de insegurança no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, motivou a Câmara do Recife a realizar uma audiência pública sobre o tema nesta quarta-feira (29). O debate, que partiu da iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD), reuniu, por meio de videoconferência, integrantes da gestão da segurança municipal e estadual, bem como parlamentares da Casa de José Mariano.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Samuel Salazar (MDB), prestigiaram nesta quarta-feira (29) o lançamento do edital Recife Virado na Cultura. A cerimônia aconteceu no auditório Capiba, na sede da Prefeitura, com a presença do prefeito João Campos, da vice-prefeita Isabella de Roldão e do secretário de Cultura, Ricardo Mello. O edital vai destinar R$ 10 milhões para projetos de desenvolvimento, execução e formação cultural, em diversos segmentos do setor.

Para desmistificar o tabu que existe sobre suicídio, uma das principais causas de morte em todo o mundo, e também pela procura da prevenção à saúde mental, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), de forma remota na Câmara do Recife, a reunião pública "Prevenção ao suicídio e a valorização da vida". No encontro, foi explanado que, anualmente, mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios; sendo ele a causa da morte de mais de 700 mil pessoas só em 2019, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentados pela parlamentar.

A vereadora Dani Portela (PSOL) promoveu uma audiência pública, via internet, na manhã desta quarta-feira (29), para discutir as faltas de segurança e lazer no bairro do Passarinho. “É uma comunidade e temas muito importantes para o Recife e para todos e todas que moram no local”. O vereador Ivan Moraes (PSOL) também acompanhou o evento.