Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o líder da Oposição na Casa, vereador Renato Antunes (PSC), fez críticas contundentes à gestão do ex-prefeito Geraldo Julio frente à pandemia. O parlamentar destacou reportagem da CNN Brasil que mostra indícios de sobrepreço na compra de material hospitalar com dispensa de licitação em 2020.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (24), por videoconferência. Dois deles são dirigidos à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com pedidos de realização de obras urbanas; e o outro, para autorização de uma audiência pública.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24), a audiência pública que promoveu na última sexta-feira (21), sobre a requalificação dos mercados públicos do Recife. A vereadora destacou que a conversa foi propositiva e agradeceu a presença dos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Osmar Ricardo (PT), além do diretor-presidente da Autarquia de Serviços Urbanos (Csurb), Gabriel Leitão, e demais participantes.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu, na reunião Ordinária desta segunda-feira (24), que os vereadores apoiassem e aprovassem o primeiro projeto de lei proposto pelo seu mandato. A medida, de número 14/2021, que entrou em primeira votação na ordem do dia, visa facilitar a colocação de anúncios indicativos pelos empreendedores.
Em apoio ao Maio Amarelo, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) fez uma pedalada pelas ruas do Recife para chegar à Câmara Municipal nesta segunda-feira (24), junto com o vereador Samuel Salazar (MDB). A iniciativa foi decidida na última reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, presidida por Fabiano Ferraz . Durante reunião Ordinária da Casa, o parlamentar destacou que o intuito é chamar a atenção da população para a necessidade de um trânsito seguro.
Numa conversa descontraída, cheia de memórias afetivas, questionamentos e respostas, a Câmara do Recife sediou a audiência pública: “A requalificação dos mercados públicos – preservação da nossa história e cultura”. A iniciativa foi da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com representantes das Autarquias de Serviços Urbanos (Csurb) e de Urbanização (URB), além de permissionários. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), por meio de videoconferência, e foi transmitido pelo site da Casa.
Políticos, especialistas – e, agora, integrantes de movimentos sociais. A Frente Parlamentar pela Renda Básica promoveu nesta sexta-feira (21) a sua quinta reunião com o objetivo de coletar sugestões para o projeto do benefício,que deve ser apresentado em breve à Câmara do Recife. Presidido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), o grupo ouviu, por meio de videoconferência, representantes de diversas entidades, em especial dos movimentos de mulheres e negros.
A chamada reforma administrativa (PEC 32/2021) pretende modificar direitos dos servidores e empregados públicos da administração pública direta e indireta. A proposta encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. E, diante dessas possíveis alterações, o vereador Osmar Ricardo (PT) promoveu audiência pública, na manhã desta sexta-feira (21), via videoconferência, para tratar do tema.
A volta às aulas na rede municipal de ensino, suspensas desde 2020 por causa da pandemia da covid-19, foi o tema debatido pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira (21). “Esta é a nona reunião deste colegiado e desta vez vamos ouvir todos os desafios que o setor da educação tem enfrentado. Também é importante saber das preocupações em relação ao retorno das atividades dos alunos da rede municipal”, comentou o vereador Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado.
Sancionada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei Orçamentária Anual de 2021 aprofundou o risco de desmonte das instituições federais de ensino superior. O corte, de cerca de R$ 1 bilhão, foi recebido com preocupação por universidades e institutos, que agora temem não conseguir manter suas atividades básicas em funcionamento. Para discutir as repercussões locais desse problema, a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública nesta quinta-feira (20). A iniciativa do debate partiu da vereadora Dani Portela (PSOL) e contou com representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).