Notícias

Mais uma comissão permanente da Câmara Municipal, a de Desenvolvimento Econômico, aprovou o projeto de lei do Executivo número 02/2021, que cria o Crédito Popular Recife. O colegiado se reuniu, por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (25), para analisar a proposta, emitir e votar o parecer do relator.

O vereador Paulo Muniz (SDD) realizou a primeira audiência pública do mandato dele para debater a situação dos equipamentos públicos de esportes e lazer nos bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. Disse que a ação integra o projeto ‘Transforma Zona Sul’, criado para estudar os bairros que compõem a Zona Sul do Recife. Ele informou, na tarde desta quarta-feira (24), durante o encontro, por videoconferência, que 97,9% dos equipamentos necessitam de reparos e que o principal problema é a falta de iluminação pública. Participaram os vereadores Doduel Varela (PSL), Hélio Guabiraba (PSB), Alcides Cardoso (DEM), o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, além do presidente do Conselho Regional de Educação Física (Crefi), Lúcio Beltrão, e o professor de Educação Física Marcos Rodrigues.

Os vereadores Samuel Salazar (MDB), Marco Aurélio Filho (PRTB), Osmar Ricardo (PT) e Aderaldo Pinto (PSB) participaram da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, na tarde desta terça-feira (23), via videoconferência. O colegiado analisou duas proposições, sendo uma de autoria do Poder Executivo sobre Crédito Popular e outra, do vereador Rinaldo Junior (PSB), que versa sobre renda básica.

A Comissão de Legislação e Justiça aprovou por unanimidade a criação da Frente Parlamentar pela Renda Básica, no âmbito da Câmara Municipal do Recife. O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (23) para analisar e votar, exclusivamente, o projeto de resolução número 04/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB). A composição dessa frente, agora, será feita em plenário, durante reunião Ordinária.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (23) para distribuir projetos em tramitação na Casa aos relatores do grupo. Ao total, foram dez propostas – sendo seis projetos de lei, três projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução – repassadas pela presidente do colegiado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

O dia 22 de fevereiro remete-se a duas comemorações significativas para a sociedade: o dia do Auxiliar de Serviços Gerais e o aniversário da Guarda Municipal do Recife. O vereador Fabiano Ferraz (Avante) destacou ambos assuntos nesta terça-feira (23), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência.

Os 89 anos da conquista do voto feminino no Brasil serão comemorados amanhã, quarta-feira, dia 24 de fevereiro. Para marcar a data a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez discurso na Câmara Municipal do Recife. Ela ocupou a tribuna da reunião Ordinária desta terça-feira (23), realizada por videoconferência, quando resgatou fatos históricos.

As comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras e a requalificação da Escola Municipal Jardim Uchôa, em Areias, Zona Sul do Recife, foram temas de discurso do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Ele falou sobre esses assuntos na reunião Ordinária realizada, de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (23), pela Câmara Municipal do Recife.

Na última segunda-feira (22), a Câmara Municipal recebeu da Prefeitura do Recife o projeto de lei do Executivo número 2/2021, que visa instituir o Programa Crédito Popular do Recife. Nesta terça-feira (23), durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano, o vereador Rinaldo Junior (PSB) usou a tribuna virtual para enaltecer a proposta.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de debater o requerimento nº 736/2021 de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), nesta terça-feira (23), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência. O documento trata sobre concessão de benefícios e incentivos aos restaurantes, lanchonetes, bares e similares do Recife Antigo afetados pelo decreto estadual que proibiu o funcionamento dos mesmos durante o carnaval.