Notícias

Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que foram para a linha de frente do combate à covid-19 podem ganhar um monumento no Recife. A homenagem, prevista no projeto de lei nº 21/2020, é uma proposta do presidente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Marques (PSB). Caso seja aprovado, o monumento – a ser erguido na rua da Aurora, em Santo Amaro – deverá conter os nomes dos profissionais que perderam suas vidas no enfrentamento ao coronavírus.

A Câmara Municipal do Recife retomou nesta segunda-feira (16) a publicação de notícias no site e nas redes sociais da Casa. Desde o dia 15 de agosto essas atividades foram suspensas, em cumprimento à Lei Federal número 9.504/1997 (Lei das Eleições). No entanto, as vereadoras e os vereadores da capital pernambucana continuaram a promover reuniões Ordinárias e Extraordinárias, além de reuniões de Comissões e audiências públicas – transmitidas no site, ao vivo, por videoconferência.

A Comissão de Legislação e Justiça, da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), discutiu e analisou dez proposições, das quais nove foram aprovadas e uma retirada de pauta, durante reunião na manhã desta quinta-feira (13). O presidente do grupo lembrou que as reuniões da Comissão, por videoconferência, estão acontecendo mais cedo, às 9 horas da manhã, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras. “É uma maneira de agilizar a análise e discussão das propostas dos parlamentares”. Participaram os vereadores Almir Fernando (PCdoB), e Renato Antunes (PSC).

O vereador Fred Ferreira (PSC) defendeu na manhã desta terça-feira (11), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, a utilização da bicicleta para deslocamento na cidade, seja para ir ao trabalho ou para o lazer. Ele ressaltou também o projeto social “Vamos de Bike”, que trabalha com doação de sangue e teve a iniciativa de ter a primeira oficina móvel de Recife e de Pernambuco”.

A necessidade de fazer do Recife uma cidade melhor para os ciclistas foi um tema de destaque na reunião ordinária remota da Câmara Municipal desta terça-feira (11). Após um discurso do vereador Fred Ferreira (PSC) sobre o tema, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) retomou o assunto no tempo de liderança. De acordo com ele, a Prefeitura tem atuado para expandir a malha cicloviária da capital, mas é preciso dar mais atenção ao Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana.

O início das obras de pavimentação e calçamento da rua Camboim, em Boa Viagem, foi tema de um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD) nesta terça-feira (11). Durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, ele elogiou a Prefeitura do Recife por atender a demanda dos moradores do local, que aguardavam o serviço há mais de 40 anos. O parlamentar estendeu seus agradecimentos ao deputado federal Augusto Coutinho (SD), pela destinação de emendas para a obra.

No Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, o vereador André Régis (PSDB), na qualidade de professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), parabenizou aos advogados, estudantes, professores – tanto a memória dos mestres já falecidos, quanto os que estão atuando e engrandecendo o nome do Recife. Ele destacou, ainda, na manhã desta terça-feira (11), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, outros temas voltados para a educação e mobilidade.

A importância das ciclovias e ciclofaixas foi enfatizada pelo vereador Fred Ferreira (PSC), durante pronunciamento realizado na reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, na manhã desta terça-feira (11). “Os ciclistas têm dificuldades de ir e vir pedalando. A Avenida Norte, por exemplo, se houvesse uma ligação do bairro de Casa Amarela até o centro da cidade, com certeza, diversas pessoas estariam fazendo uso deste trecho. Num estudo da Ameciclo, foi constatado que em um cruzamento, no bairro de Afogados, passam mais de quatro mil pessoas”.