Notícias

O vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que a Prefeitura do Recife tem feito pouco, em sua opinião, para conter a pandemia de covid-19 e “quando o bicho pegou, jogou a culpa dos problemas para o Governo Federal”. Na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência, o parlamentar afirmou que a gestão municipal vem fazendo “política com o vírus” e investe em propaganda positiva.

A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento de número 4075/2020, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para que ele determine a não realização do carnaval de 2021, previsto para ocorrer entre 13 e 16 de fevereiro, em decorrência do novo coronavírus. “Quero deixar claro que o meu objetivo é uma questão de saúde pública, mas não estou pedindo a suspensão do carnaval para todo o ano de 2021. Se as pesquisas demonstrarem, no futuro, que há vacina suficiente para garantir a imunização, a festa pode ser realizada em outro momento”, disse, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência. O requerimento, no entanto, recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Aline Mariano (PP) que quer discutir a possibilidade de adiamento da festa, em vez de o carnaval ser suspenso.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas ao site Portal da Transparência da Prefeitura do Recife que, segundo ele, não é adequado e nem mostra de forma simplificada as despesas que foram feitas com obras e ações para combater a pandemia de covid-19 no município. “Por isso, o nosso mandato está distribuindo mais uma nota técnica, que é a de número quatro, apontando essa incongruência em seus empenhos. São críticas objetivas, embasadas, reais, que mostram os equívocos do portal. Para o cidadão comum, o site não é fácil de se navegar e nem coloca as informações de forma objetiva. Isso prejudica a compreensão do povo. Às vezes, até um especialista, que tem familiaridade com essa linguagem, não consegue as informações”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência.

Um requerimento que pede a vistoria pericial e a manutenção do Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe, foi alvo de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (27). De acordo com o vereador Rinaldo Junior (PSB), a Prefeitura já se prepara para atuar no local, onde vivem cerca de 250 famílias. A demolição de uma caixa d’água desativada foi o principal ponto da discussão.

O caso da jovem Mayara Estefanny Araújo, morta no Recife no ano passado após ser queimada com ácido sulfúrico por seu ex-companheiro, foi tema de um discurso da vereadora Goretti Queiroz (PSB) nesta segunda-feira (27). Durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, a parlamentar frisou que o feminicídio e a violência contra mulheres ainda acontece em larga escala no país. “Ontem fez um ano da morte da jovem Mayara e a violência doméstica continua ocorrendo em grande parte dos lares. As mulheres continuam sendo agredidas física e psicologicamente”.

O vereador Renato Antunes (PSC) concordou com o teor do Requerimento nº 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação à Prefeitura para não realizar o carnaval do ano que vem, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O assunto foi abordado durante votação da proposição na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (27).

A vereadora Aline Mariano (PP) se posicionou contrária ao requerimento 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), no qual solicita o cancelamento do carnaval do próximo ano, em decorrência do coronavírus. No pedido, ela afirma que seria temerário aglomerar pessoas nos polos de carnaval, especialmente quando não existe ainda a certeza de uma vacina. Mas Aline Mariano argumentou que há uma lei municipal de sua de autoria que permite lives, como foi feito no São João. Considera, ainda, que está distante os festejos e que se poderia esperar um pouco mais. Como não houve concordância para retirada de pauta, Aline Mariano pediu vista, durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (27), por videoconferência, adiando a discussão do pedido para a próxima semana.

Durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (27), o vereador Rinaldo Junior (PSB), em resposta ao vereador Renato Antunes (PSC), considerou que a oposição possui dados errôneos sobre as medidas de combate à pandemia, bem como a ação da Polícia Federal (PF) na Prefeitura no que se refere às compras de materiais no combate ao novo coronavírus.

Em parceria com o setor privado, a orla de Boa Viagem cartão postal da cidade, cumpre mais uma etapa para receber novo projeto destinado aos 60 quiosques. O decreto que viabiliza a obra de requalificação deve ser divulgado no Diário Oficial até o próximo domingo. A informação foi repassada pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta segunda-feira (27), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que vem lutando por isso há cerca de dois anos, e que o projeto foi desenvolvido em conjunto com a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). Melhor ainda. Sem custos para Prefeitura. “Será um novo conceito de orla”, comemorou a parlamentar.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) proferiu nesta segunda-feira (27) um discurso em homenagem à artista plástica Tereza Costa Rêgo, que faleceu no Recife no último domingo (26), aos 91 anos. Em seu pronunciamento, realizado durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar lembrou a trajetória da pintora e militante comunista.