O vereador Chico Kiko (PP) disse que realizou, na semana passada, uma visita às obras de construção do Hospital Governador Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que está em fase de conclusão no bairro de Areias. “Eu fiz a visita na condição de vereador representante da Zona Oeste nesta Câmara. Fiquei muito feliz ao constatar que aquela obra deverá ser entregue à população ainda na primeira semana do mês julho, conforme estava planejado desde o início. A previsão de entrega era realmente o segundo semestre deste ano e portanto está absolutamente dentro do prazo”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência.
As ações de igrejas evangélicas durante a pandemia de covid-19 foi tema de um discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferido nesta segunda-feira (8). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, a parlamentar enalteceu as iniciativas assistenciais da denominação a que pertence, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta sexta-feira (5), por videoconferência. Na ocasião o colegiado, presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PP), analisou oito proposições, concedendo parecer favorável a seis projetos de lei, dentre estes, o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 16/ 2020, que tramita em regime de urgência. Participaram também os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Aimée Carvalho (PSB).
Foi aprovado hoje pela Comissão de Segurança Cidadã e agora depende de votação no plenário da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei ordinária número 308/2019, que dispõe sobre a concessão do porte de armas de fogo pelo efetivo da Guarda Municipal do Recife. O colegiado se reuniu na manhã desta sexta-feira (5) de forma remota, por videoconferência, e deu pareceres favoráveis a outros 11 projetos de lei, além desta matéria legislativa, que estavam dependendo da análise dos relatores.
O atendimento a pacientes com os primeiros sintomas de covid-19 foi tema de uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanas e Cidadania da Câmara do Recife nesta quinta-feira (4). Por meio de videoconferência, o grupo – que é presidido pela vereadora Michele Collins (PP) – reuniu médicos defensores da existência de um protocolo de atendimento precoce da infecção no município.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), aprovou cinco projetos de lei, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (4), por videoconferência. Dentre as medidas aprovadas, está o projeto de lei do Executivo número 16/ 2020 que autoriza a criação, no Plano Plurianual, de objetivo específico relacionado ao combate de situações de emergência, como epidemias e pandemias, e a criação de ação orçamentária específica, em favor da Secretaria de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.
O Plano de Convivência com a Pandemia, que terá como objetivo a reabertura das atividades econômicas no Recife, foi a base dos debates da reunião realizada pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Calheiros. Ele garantiu que o plano específico do Recife será apresentado na próxima semana, depois que forem ouvidos os setores empresariais e associações, e estiverem definidos todos os protocolos de cada setor. “A flexibilização das atividades será gradual e levará em conta todas as atividades que classificamos com base nas gerações de empregos e de renda, sendo avaliado também o grau de risco de contaminação de cada uma delas”, informou. A reunião ocorreu de forma remota na tarde desta quarta-feira (3), e foi transmitida por videoconferência pelo site da Câmara.
Dois projetos de lei foram aprovados e dois outros distribuídos, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizada na tarde desta quarta-feira (3), por meio de videoconferência. Um dos que recebeu parecer favorável foi o PLO 70/ 2020, da vereadora Aline Mariano (PP), que estabelece a contratação de artistas locais, economicamente afetados pela pandemia do novo coronavírus, para a realização de shows virtuais durante o ciclo junino no Recife. A presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), conduziu o encontro que foi acompanhado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e por Hélio Guabiraba (PSB).
Presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (2) uma reunião com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, para tratar do Plano de Convivência com a Pandemia desenvolvido pela organização para a Prefeitura do Recife. Por meio de videoconferência, vereadores da Casa puderam tirar dúvidas sobre os dados coletados pelo Porto Digital e que vão servir para orientar uma matriz de abertura econômica da cidade em meio à crise provocada pela covid-19.
“Enquanto a curva de contaminação pelo novo coronavírus continuar ascendente, como é o caso na Região Metropolitana do Recife, e sem base científica, a reabertura é prematura e perigosa”. Palavras do vereador Ivan Moraes (PSOL) ditas na manhã desta terça-feira (2), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência. Ele citou o Boletim de número 8, do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste para a covid-19, composto por renomados cientistas, que afirma de forma contundente que não há base científica para a reabertura de setores da economia e da sociedade.