Notícias

O vereador Almir Fernando (PCdoB) agradeceu aos eleitores que lhe deram cerca de 13 mil votos, nas eleições de domingo, em que concorreu ao cargo de deputado estadual. “Somente no Recife, recebi 10.400 mil votos, dos quais sete mil são de eleitores de bairros da Zona Norte. O restante foram votos de outras cidades. Quero agradecer a todos os eleitores, embora não tenha sido eleito”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (11).

A Semana Municipal da Mulher Empreendedora na Cidade do Recife, realizada na semana do dia 8 de outubro, é lei municipal (18.221/2016) e tem como um dos objetivos homenagear as cidadãs recifenses que contribuem para o desenvolvimento econômico, incentivando a realização de atividades que proporcionem a proteção, apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino. A proposição é da vereadora Michele Collins (PP), que enalteceu o assunto durante e reunião plenária desta quarta-feira (10).

Os seis anos em que o candidato à presidência da República, Fernando Haddad, esteve no Ministério da Educação foram criticados pelo vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária realizada na manhã desta quarta-feira (10). “Preocupado como todos nós estamos com a educação no Brasil, é preciso deixar claro que a gestão deixou marcas profundas de estagnação”.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou, na manhã desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal do Recife, dois assuntos que dizem respeito, segundo afirmou, a pleitos encaminhados pela comunidade ao seu mandato. Ele relatou as medidas tomadas para resolver as duas questões: a proibição de estacionamento nos dois lados da Rua Gomes Taborda, mais conhecida como Rua da Lama, e a construção de vestiário no Campo do 15, na Avenida do Forte, ambos na Zona Oeste do Recife.

O vereador Jairo Britto (PT) condenou, na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, acusações feitas ao Partido dos Trabalhadores durante discursos sobre as eleições presidenciais. Disse ser integrante do partido dos Trabalhadores, mas que não fazia parte de nenhuma quadrilha e não iria agredir o partido dos outros e nem alimentar ódios.

O vereador André Régis (PSDB) ressaltou os efeitos causados pela Operação Lava Jato da Polícia Federal nas eleições deste ano. Segundo afirmou na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (9), houve uma renovação de mais de 80% no Congresso Nacional. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer aos pernambucanos a expressiva votação que obteve na sua candidatura a deputado federal.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) congregou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, a todos os democratas a se unirem neste segundo turno das eleições presidenciais, em 28 de outubro, em torno do projeto democrático. Para ele, o pleito se configura como uma disputa entre democracia e fascismo "e por isso todos devem se unir para combater um perigo real".

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu na tarde desta terça-feira (9) para analisar e dar parecer a proposições em tramitação no colegiado. Na ocasião, foram discutidos cinco projetos, destes, quatro foram aprovados e um rejeitado. Outros 16 foram distribuídos entre os membros do grupo. Dentre as medidas aprovadas está o projeto de lei número 122/ 2018, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal do Recife.

Gestor de carreira, o vereador Renato Antunes (PSC) elogiou com ressalvas a realização de concurso público para cargos de analistas de gestão e planejamento. No entanto, lamentou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, que tenham sido abertas apenas 25 vagas quando a necessidade seria de cerca de 600. “Essa pauta foi assunto de minha primeira e única reunião que tive com o Prefeito do Recife ao longo de meu mandato. Na ocasião cobrei dele um olhar mais profissional para a gestão municipal. O concurso é bom, mas deixa a desejar”.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a sanção da lei municipal 18.519/2018, que transforma a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) em Patrimônio Cultural Imaterial, e disse esperar que o ato do Poder Executivo venha a ser “apenas o início de um tratamento diferenciado para com um equipamento que nos orgulha”. Ela fez o comentário durante a reunião ordinária desta terça-feira (9), uma vez que é autora do projeto de lei 74/2018 que originou a proposta. “Foi um reconhecimento, mas é preciso que o poder público tenha um novo olhar para a cultura”, acrescentou.