Notícias

Natural de Natal, Rio Grande do Norte, o Major Dilion Balduíno da Silva é o atual maestro e comandante da Companhia de Música da Polícia Militar de Pernambuco. Em 1994, o Major mudou-se para a capital pernambucana, quando ingressou na PM de Pernambuco, como Sargento-Músico. E na manhã desta segunda-feira (26), no plenário da Casa de José Mariano, o potiguar recebeu o Título de Cidadão do Recife, cuja iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC). O vereador Renato Antunes (PSC) conduziu a reunião solene.

A Câmara do Recife concedeu nesta quinta-feira (22) sua maior honraria, a Medalha de Mérito José Mariano, ao desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fernando Cerqueira. A homenagem foi feita por inciativa da vereadora Michele Collins (PP), a partir de um requerimento do ex-vereador João Arraes. A solenidade, que aconteceu no plenário da Casa de José Mariano, foi prestigiada por personalidades da esfera jurídica do Estado.

O Parlamento Jovem do Recife promoveu, na manhã desta quinta-feira (22), no Plenarinho, a palestra “A Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho. Como proceder?”. O encontro teve caráter informativo e levou conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento no meio profissional aos estudantes da rede pública de ensino. Na ocasião, os jovens aprenderam a criação de um bom currículo, plataformas de estágio e outros meios que possibilitam a inserção no mercado de trabalho.

A Câmara aprovou um voto de aplauso para os biomédicos e as biomédicas recifenses em razão da comemoração do Dia Nacional do(a) Biomédico(a). Antes da votação, na tarde desta quarta-feira (21), o autor da proposição, vereador Ivan Moraes (PSOL), destacou a profissão e a sua importância no cenário local e nacional. “No Brasil, Pernambuco é o estado que mais tem biomédicos e biomédicas. São 2.410 profissionais”, disse ele. O parlamentar lembrou ainda que o vereador Eriberto Rafael (PTC) integra a categoria, da mesma forma que Gabriela Ayres Fragoso Nascimento - filha do diretor do departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento.

O vereador Romero Albuquerque (PP) destacou a necessidade de um maior planejamento do trânsito no Recife e defendeu que não são os táxis ou o transporte por aplicativos que prejudicam a fluidez. Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (21, e se posicionou contra a emenda que propôs o congelamento, por um ano, no número de veículos por meio de aplicativos. A proposição foi rejeitada em plenário, mas levantou um amplo debate entre os vereadores.

Ao repercutir a realização de audiência pública solicitada pela Articulação Recife de Luta para discutir a participação popular nos debates sobre o Plano Diretor do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL), ressaltou a importância da presença da sociedade nos debates e reclamou que a escuta que a Prefeitura está fazendo é mínima.

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) fez hoje (21) na Câmara do Recife apelo para que os médicos da rede municipal, após dois meses em greve, voltem ao trabalho. Segundo ele, esta situação é crítica para quem vive nas comunidades da cidade e necessita desses serviços.

Para exemplificar o impacto que pode ser causado pelo transporte por aplicativo individual e defender emenda de plenário 50/2018, apresentada por ele próprio, propondo o congelamento temporário do número de motoristas, recorreu à uma analogia com a cidade de Nova Iorque. Segundo ele, os aplicativos interferem na vida das pessoas e para comprovar relacionou o numero de habitantes por veículos naquela cidade americana.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) também pediu para discutir a emenda de autoria do vereador Aerto Luna (PRP) - que propôs o congelamento, por um ano, do número de veículos por aplicativos no Recife. A emenda foi rejeitada pelas Comissões de Acessibilidade e Mobilidade Urbana e de Legislação e Justiça da Casa, mas amplamente discutida, antes da votação, no plenário da Câmara durante a reunião desta quarta-feira (21).

A votação de uma emenda que congelaria o número de motoristas dos aplicativos de transporte individual durante um ano esteve no centro das discussões do substitutivo ao projeto de lei do Poder Executivo nº 11, que cria regras para o setor. O debate aconteceu na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21) e contou com a participação do vereador Renato Antunes (PSC). O parlamentar subiu à tribuna para se posicionar de forma contrária à emenda nº 50.