Notícias

Implementação de políticas públicas para mães atípicas. Auxílio em favor do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE). Realização de serviços de requalificação de calçadas na Zona Sul. Foram os requerimentos de autoria do vereador Alef Collins (PP), discutidos nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Os pedidos foram destacados pelo autor dos requerimentos, Alef Collins, e pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

A convocação, pela Prefeitura do Recife, de 547 novos profissionais aprovados em concurso para reforçar os quadros da educação municipal foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar disse que o a integração dos servidores, publicada nesta manhã, demonstra que a educação é uma prioridade para a gestão. Dentre os recém-chegados, estão 209 docentes, 247 auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), 72 agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) e 19 agentes administrativos escolares (AAE). “Isso é fruto de muito trabalho”, disse Rinaldo Junior. “Há muito tempo a gente enxerga que a educação sempre foi prioridade na gestão do prefeito João Campos (PSB).

Um reconhecimento ao trabalho que é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) foi feito pelo vereador Agora é Rubem (PSB), durante o debate em bloco de 21 requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7).”Se quiserem caminhar comigo pela Zona Norte do Recife, irei mostrar a quantidade de requerimentos aprovados nesta Casa e que estão sendo atendidos, inclusive a barreira do Córrego do Joaquim. O Recife é um canteiro de obras”, disse. Participou do debate dos requerimentos o vereador Júnior de Cleto (PSB).

Reajuste salarial de 1% e aumento de R$ 1 no vale-alimentação. Essa é, segundo a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), a proposta de reajuste da Prefeitura do Recife para os professores e professoras da rede de ensino pública municipal. A parlamentar abordou o tema na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária. De acordo com ela, o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) se mobiliza para garantir que o reajuste para 2025 respeite o índice de 6,27% determinado em portaria publicada pelo Ministério da Educação e que é utilizado para calcular o piso da categoria. “É um direito. Negar esse direito é desrespeitar a lei e desvalorizar uma categoria que sustenta a base de toda a sociedade recifense. É comprometer a qualidade da educação oferecida às nossas crianças”.

Foi destacado, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o requerimento de número 2020/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O pedido, que foi discutido pela autora da proposta e pelo vereador Gilberto Alves (PRD), concede voto de aplausos ao projeto “Capiba 120 anos – Preservação e Difusão”, com foco na conservação e promoção do valioso acervo artístico do compositor Capiba, extensivo à Associação Cultural Capiba, a Dona Zezita Barbosa, Rosângela Alves (Curadora), ao produtor cultural Amaro Filho e ao musicólogo e professor Lucas Pereira Guerra.

O vereador Eduardo Moura (Novo) disse que fez uma fiscalização na Policlínica Barros Lima, na Zona Norte, para confirmar informações de superlotação e da falta de atendimento médico na unidade de saúde. “Desta vez, eu estive lá atendendo a pedidos de pacientes e funcionários. Comprovei os fatos, mas também pude constatar que médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem estavam trabalhando, dobrando plantões, mas sem conseguir atender à quantidade de pacientes", afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). O vereador acrescentou que, enquanto estava no local, “a Secretaria de Saúde mandou cinco pessoas, que não resolveram nada". Ele acrescentou, ainda, que houve uma confusão na unidade promovida por um servidor municipal.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou os professores da rede municipal de ensino, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7), pela luta da categoria para obtenção do reajuste de 6,27% no piso salarial dos profissionais do magistério. “É uma luta justa, inclusive por melhores condições de trabalho. Quando os trabalhadores de educação são bem remunerados, eles também se dedicam ainda mais”. O vereador parabenizou ainda o prefeito da cidade, que “já contratou mais de 2 mil [servidores] para a saúde e outros 500 para a educação”. Segundo ele, o prefeito tirou o Recife do 21º para o 6º lugar entre as capitais com maiores taxas de alfabetização do Brasil. “O Recife está avançando cada vez mais na educação. Vemos a qualidade das escolas no Recife. A população também vê isso”, disse.

Ao citar algumas obras que estariam inconclusas no município do Recife, com prazos de conclusão prorrogados e supostamente agravados com pedidos de aditivos de recursos, o vereador Thiago Medina (PL) protagonizou debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). As críticas foram originadas a partir de requerimentos de sua autoria, sobretudo o de número 1683/2025, que pede a convocação do secretário de Infraestrutura e também vice-prefeito do Recife, Victor Marques, para prestar esclarecimentos sobre aditivos firmados em contratos de obras da Prefeitura do Recife. Diversos outros requerimentos, também de indicativa do parlamentar, foram debatidos por outros vereadores.

O projeto de lei Ordinária de número 70/2025, que pretende instituir a “Campanha Não Esqueça! Olhe de Novo: Criança no Carro!”, foi destacado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que é autora da proposta, nesta segunda-feira (7). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, a parlamentar falou sobre a importância da discussão do tema que, infelizmente, vem acontecendo com recorrência em todo o Brasil. “Crianças estão sendo esquecidas dentro dos carros e, diante do calor dos veículos por estarem fechados, as crianças não suportam e acabam morrendo. Por isso, o nosso mandato que pensa nas famílias, nas mães, e com o coração muito apertado, pensamos em criar uma campanha que fortaleça esse não esquecimento. Infelizmente ainda existem muitos casos, mais comuns do que gostaríamos de admitir, e não vamos fazer juízo de valor, porque ninguém deixa uma criança dentro do veículo porque quis”, pontuou.

O anúncio realizado pela Prefeitura do Recife de que um trecho de 3,6 quilômetros de ciclovia será implantado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da cidade, foi repercutido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), nesta segunda-feira (7). Durante a reunião plenária, o parlamentar informou que a intervenção atende ao requerimento de nº 548/2021, de sua autoria, que pede a implantação da ciclovia no local mencionado e também na Avenida Caxangá. “Eu acho essa ciclovia da Mascarenhas de Moraes fundamental para quem vive na Zona Sul. As calçadas serão requalificadas, garantindo acessibilidade com piso tátil, rampas e nivelamento adequado para pedestre. Com essa ciclovia, o Recife chegará a 203 quilômetros de malha cicloviária”.