Notícias

O vereador Davi Muniz (PSD) debateu o requerimento número 10233/2025, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PSB), dirigindo indicação à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para viabilizar a limpeza e a desobstrução das canaletas na Rua Fernando de Noronha, no bairro Caxangá, Zona Oeste. “Eu conheço bem essa rua. Ela divide a Várzea com a Brasilit. É uma rua extensa, que começa na [Avenida] Caxangá, tem essa canaleta no meio, e vai até a Brasilit. Não há saneamento e todo dejeto de pia e esgoto vai para a canaleta”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (14). “Eu tenho requerimentos para aquela rua desde 2013", afirmou.

Um voto de aplausos e congratulações à aprovação da primeira etapa da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), do Santa Cruz Futebol Clube, motivou debate no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (14). A homenagem, com o reconhecimento oficial, foi feita pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Chico Kiko (PSB) participaram dos debates.

Gerou debate na Câmara Municipal do Recife, o requerimento nº 10.317/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que concede voto de aplausos e congratulações à professora Antonella Galindo, da Faculdade de Direito do Recife (FDR), por sua nomeação como membro do recém-criado Centro de Estudos Constitucionais do Supremo Tribunal Federal (STF), ato realizado pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14), a autora da proposição defendeu a iniciativa e o vereador Thiago Medina (PL) se posicionou contrário ao requerimento.

Obras públicas municipais voltadas para as crianças do Recife, como o Parque Linear Roque Santeiro, localizado no bairro dos Coelhos, e o Hospital das Crianças, em Areias, foram discutidas na reunião plenária da Câmara Municipal nesta terça-feira (14). O vereador Eduardo Moura (Novo) cobrou a conclusão dos serviços, já o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura.

As cidades de Recife e Guangzhou (China) tornaram-se oficialmente cidades-irmãs no ano de 2007. Desde então, essa amizade tem se traduzido em intercâmbios contínuos em diplomacia, cultura, educação, economia e solidariedade. Na tarde desta segunda-feira (13), a Comitiva do Congresso Popular Municipal de Guangzhou visitou a Câmara Municipal do Recife e foi recebida pelo presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e pelos vereadores Zé Neto ((PSB) e Eriberto Rafael (PSB), primeiro vice-presidente e primeiro-secretário da Casa, respectivamente. Também estiveram presentes, o gerente geral de Relações Internacionais da Prefeitura, Marcone Ribeiro e a gerente de Relações Internacionais, Rebeca Mitchell.

Pelos 17 anos de serviços prestados à cidade do Recife, o Guarda Municipal Leandro Pereira Souto recebeu uma homenagem na Câmara Municipal do Recife, por meio do vereador Júnior de Cleto (PSB), na noite desta segunda-feira (13). O plenário da Casa recebeu amigos, colegas de corporação e familiares do homenageado. O vereador Carlos Muniz (PSB) presidiu a reunião solene.

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (13). O colegiado realizou a análise e aprovação de 11 proposições, sendo sete projetos de decreto legislativo (PDL) e quatro projetos de lei Ordinária.

A morte de uma criança, vítima de bala perdida em um tiroteio que ocorreu na última sexta-feira (10), no bairro da Macaxeira, foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). Durante a reunião plenária, o vereador Júnior de Cleto (PSB) lamentou o fato e teceu críticas à condução do Governo do Estado na política de segurança pública. “A segurança da cidade do Recife, e do Estado de Pernambuco como um todo, não tem sentimento de melhora. Temos alguns dados [sobre] aumento de casos. No primeiro semestre de 2025, houve dez crianças baleadas, vítimas de bala perdida no grande Recife, região metropolitana. Dessas, duas morreram e oito ficaram feridas. Isso é o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2024”.

O projeto de lei nº 25/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui e disciplina, no âmbito da Administração Direta municipal, o programa CNH Social Recife, foi discutido no plenário da Casa de José Mariano, em reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (13). A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inclusão produtiva e social, oferecendo à população em situação de vulnerabilidade a possibilidade de obter, gratuitamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O primeiro a subir à tribuna para debater o tema foi o vereador Felipe Alecrim (Novo), seguido por Cida Pedrosa (PCdoB), Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB). A matéria foi aprovada, por unanimidade, em primeira e segunda votações.

Funcionários da empresa Toppus, terceirizada que presta serviços à Prefeitura, compareceram às galerias da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária na manhã desta segunda-feira (13) para pedir o apoio dos parlamentares no cumprimento dos seus direitos trabalhistas. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB) debateram questões sobre contratos do Município com empresas terceirizadas, atraso no pagamento de salários e de outros benefícios previstos em lei.