Notícias

Projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da assistência religiosa, tanto pública quanto privada, em hospitais, clínicas ambulatórios, lares de idosos, casas de recuperação entre outras instituições civis e militares, de autoria do vereador Renato Antunes (PSC) recebeu apoio dos parlamentares em votação na Câmara de Recife. “A regulamentação é fundamental para a prestação desse serviço seja realizada com maior segurança. Todas as entidades religiosas que quiserem prestar assistência deverão se cadastrar na Prefeitura. O importante é que o projeto de lei contempla todas as religiões que fazem esse tipo de trabalho”.

Para comemorar a passagem dos 119 anos de nascimento de Frei Damião, o vereador Aerto Luna (PRP) participou neste final de semana de celebração organizada pelos frades capuchinhos, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina. Ele disse na Câmara de Recife que as comemoração foram encerradas com a realização de quatro missas pelo aniversário do apóstolo do Nordeste, aonde seus restos mortais estão sepultados.

Na tarde desta segunda-feira, 6, a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a sanção da lei municipal número 18.409/2017 que cria no Recife o serviço de Referência de Doenças Raras. Ela agradeceu ao prefeito Geraldo Julio pela sensibilidade de sancionar o texto na íntegra, tal como foi encaminhado pela parlamentar no seu projeto de lei. “É uma vitória grande para o Recife poder contar com esse centro especializado. Muito alegra o nosso coração poder contribuir com essas famílias”, comemorou.

O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata. E na tarde desta segunda-feira (06), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) abordou alguns dados e falou sobre a importância de debater o tema. “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil”.

A Comissão de Políticas Públicas da Juventude discutiu na tarde desta segunda-feira, 06, quatro Projetos de Lei, elaborados pelos vereadores do Recife. A presidente do colegiado, Natália de Menudo (PSB), destacou duas proposições que tratam sobre bullying – “uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos”. O assunto tem sido matéria na imprensa de todo o país.

“É necessário desenvolvermos cada vez mais políticas públicas educacionais para crianças com Síndrome Congênita do Vírus Zika. Após o surto que afetou Pernambuco em 2015, essas crianças atualmente estão com dois, três anos de idade e precisam ser incluídas na Rede Municipal de Ensino”, relatou o vereador Renato Antunes (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (06) ao repercutir audiência pública, promovida por ele, que aconteceu pela manhã, na Câmara Municipal.

Com foco na inclusão de crianças com microcefalia, visando garantir a elas uma educação de qualidade, o vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 6, com representantes de famílias de pessoas com necessidades especiais e da Prefeitura do Recife. A preocupação dele é com as crianças que nasceram na epidemia da Síndrome Congênita de Zika Virus (microcefalia), entre 2014 e 2015, que no próximo ano estarão em idade de frequentar as creches e escolas públicas e particulares do Recife. Os estabelecimentos não estarão equipados em condições reais para receber as crianças e os educadores não estão com formação específica para desenvolver práticas pedagógicas ideais para a aprendizagem.

Com o plenarinho da Câmara Municipal do Recife lotado, os vereadores Alcides Teixeira Neto (PTB), Ivan Moraes (PSol) e Rinaldo Júnior (PRB) realizaram audiência pública nesta quarta-feira, 1º de novembro, para debater a proposta do Plano Específico Santo Amaro Norte, projeto de requalificação urbanística delimitado pelas avenidas Norte, Agamenon Magalhães e o estuário do rio Capibaribe, onde está localizada a Vila Naval. O plano, que está em discussão no Conselho da Cidade do Recife, deve chegar em formato de projeto de lei no início do próximo ano e os vereadores entendem que, em virtude da localização estratégica do terreno e da importância histórica e social, as discussões sobre o tema precisam começar antecipadamente, para incluir todos os setores interessados.

Nos últimos 30 anos o pastor Ebenézer Nunes da Silva, através do IABV, instituição evangélica que preside, realiza trabalhos relevantes na recuperação de jovens, pessoas com problemas de vícios e usuários de drogas, entre outros crimes, sem custo para o Estado. O autor da proposta, vereador Renato Antunes (PSC), disse que o homenageado faz uma verdadeira ação transformadora. “A Igreja Apostólica Batista Viva, tem hoje além da sede, cerca de vinte e seis igrejas com aproximadamente sete mil discípulos. Nasceu em Gravatá e em reconhecimento ao seu serviço propus essa comenda”. A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).

A Comissão de Finanças e Orçamento presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC) em trabalho coletivo e esforço concentrado analisou cerca de 33 emendas à Lei Orçamentária Anual. O presidente ressaltou que o colegiado trabalha para aprovar emendas que reflitam a participação dos parlamentares na vida da cidade. “Todas as reuniões convidamos vereadores e assessores para discutir detalhadamente as propostas. O comparecimento tem sido efetivo e da maior importância”.