Notícias

Romero Albuquerque (PP) cujo mandato é identificado com a causa animal, fez questão de reverenciar a luta de todos e o esforço daqueles que defendem os animais. Citou a atitude do pedreiro José Francisco da Silva que salvou uma capivara ferida por espancamento com pedras e paus. “Fiz um pedido de aplauso para este senhor que com sua atitude acolhedora salvou esse animal. Ele fez a diferença na vida dos animais”.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (14), para repercutir a situação da guarda municipal do Recife, que está em estado de greve. Ele elencou as propostas apresentadas pela gestão, que lhe foram entregues pelo sindicato da categoria, a exemplo do manual de atribuição e cursos de capacitação previstos na Lei Federal 13.020, fardamento, carteiras funcionais, promoção, entre outras.

Emocionado com a homenagem feita pelos colegas parlamentares através da Mesa Diretora da Câmara do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu o gesto da Casa em homenagear o ex-vereador d que exerceu seis mandatos na Casa, Gilberto Luna, pai dele. “A bandeira do vereador Gilberto sempre foram os motoristas da cidade. Dedicou toda sua vida a esta categoria. Fico feliz e emocionado com a homenagem, pois vai emprestar o nome à sala dos motoristas. Aonde ele estiver estará muito feliz”.

Na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), a vereadora Ana Lúcia (PRB) apresentou requerimentos de voto de aplauso a duas datas comemorativas: o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e o Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto. A parlamentar, que atua na área da educação, ressaltou na tribuna da Casa de José Mariano a importância das políticas públicas para esses dois segmentos sociais.

Na última quinta-feira (10), o vereador Almir Fernando (PCdoB) reuniu diversas entidades na Câmara do Recife para discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência e os problemas de validação do cartão de passe livre no transporte público para o segmento. Nesta segunda-feira (14), o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano para repercutir as discussões e os avanços alcançados pelo evento.

Dar destaque a dois pedidos de informação enviados à Secretaria de Saúde do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (14). Segundo o parlamentar, os pedidos – um enviado em 22 de maio e outro no dia 20 de junho – não foram respondidos pela pasta. No plenário, o vereador também solicitou que fosse marcada uma reunião com o secretário Jailson Correia.

Os recursos existentes para políticas públicas nem sempre contemplam tudo aquilo que é necessário, e neste cenário surgem as prioridades, no entanto, de acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), estas escolhas são questionáveis. Segundo ele, a Prefeitura do Recife retirou cerca de R$ 2,7 milhões da rubrica de infraestrutura para obras em morros e transferiu para organização do trânsito.

“Gostaria de fazer um apelo ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, o senhor Rui do Rego Rocha, sobre a linha 111 – Avenida Pinheiros, na Imbiribeira. Ela existe a mais de trinta anos e contava com quatro ônibus, atualmente só tem dois e corre o risco de ser retirada”, relatou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (14).

“Amanhã teremos uma audiência pública e estamos convidando a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que venha a essa Casa e possa esclarecer, não apenas para nós, vereadores, mas também para as lideranças e amigos dos bairros a questão do abastecimento de água na Zona Norte do Recife”, afirmou o vereador Marco Aurélio (PRTB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (14).

Segundo o projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PMDB), os estabelecimentos que prestam serviço de saúde e os que comercializam ou fornecem medicamentos, situados no Recife, ficarão obrigados a manter postos de coleta para recebimento do descarte de medicamentos que estejam vencidos ou impróprios para o consumo de suas embalagens contaminadas e de seus materiais perfurocortantes. A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões.