Notícias

Encerra-se nesta terça-feira, 16 de maio, o prazo regimental de apresentação de emendas ao Projeto de Lei do Executivo número 03/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2018. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada todos os anos, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA).

Jornalista, cerimonialista, escritora, colunista, professora, diretora de relações institucionais. Natural de Garanhuns, Carmen Peixoto possui um extenso currículo – e ele ficou ainda maior nesta quinta-feira (11), quando ela recebeu o título de cidadania recifense da Câmara do Recife. A solenidade aconteceu no plenário da Casa de José Mariano, onde se reuniram nesta tarde amigos e familiares da homenageada, além de personalidades dos setores empresarial e de comunicação. A iniciativa pelo evento foi do vereador Carlos Gueiros (PSB).

Com a chegada do período chuvoso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu, em audiência pública, dois temas que entram na ordem do dia no Recife: o auxílio moradia e o déficit habitacional. “Eu faço visitas a muitas comunidades e conheço os problemas que a população enfrenta no dia a dia. O meu papel como vereador é intermediar a necessidade do povo junto ao poder público”, disse. Para o vereador é de fundamental importância realizar, neste momento, discussão das ações preventivas, contínuas e assistenciais propostas pela Prefeitura da Cidade do Recife para reduzir as vulnerabilidades ambientais e o risco de ocorrência de novos acidentes.

Reunidos na tarde desta quarta-feira, 10, os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovaram sete proposições elaboradas pelos parlamentares da Casa de José Mariano, sendo quatro projetos de Lei Ordinária e três projetos de Decreto Legislativo. “Consideramos que a reunião foi produtiva, por termos analisado todas estas medidas que são importantes para a Câmara”, afirmou a presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), e o vereador Jayme Asfora (PMDB) receberam na tarde desta quarta-feira, 10, o procurador municipal Clênio Carvalho. Ele assumirá a presidência da Associação dos Procuradores do Município do Recife e veio trazer em mãos, o convite para a posse da nova diretoria, que ocorrerá no próximo dia 27.

Na tarde desta quarta-feira (10), durante reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PSC) falou sobre a importância de cuidar das comunidades e seus moradores. “Visitei a comunidade Caranguejo Tabaiares e ao caminhar pelas ruas encontrei um lugar praticamente escondido e que guarda tanta pobreza. Enquanto representantes da sociedade precisamos cuidar dessas pessoas”.

As grandes metrópoles são compostas pelo fluxo intenso de carros tornando recorrente as discussões sobre mobilidade urbana. E na tarde desta quarta-feira (10), durante reunião plenária, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre as lombadas eletrônicas existentes em áreas mais centrais e na periferia do Recife. “Ultimamente a CTTU tem se preocupado mais com as lombadas e esquecido de cuidar da sinalização das ruas”.

Às 9h da próxima quinta-feira (10) vai ser realizada na Câmara do Recife uma audiência pública sobre políticas de assistência à moradia, em especial o auxílio moradia, em razão do déficit habitacional da cidade. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que nesta quarta-feira (10) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para tratar do assunto.

Lembrar que nesta quarta-feira, 10 de maio, é o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Foi esse o objetivo do discurso que o vereador Chico Kiko (PP) proferiu na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária realizada na data. De acordo com o parlamentar, é preciso promover ações que informem a sociedade sobre o problema.

A vereadora Aline Mariano (PMDB) está propondo que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que tenham boletim de ocorrência registrado na Delegacia da Mulher, fiquem com isenção da tarifa de transporte coletivo público urbano do Recife até o deferimento da medida protetiva. O projeto de lei 108/2017, de sua autoria, está tramitando nas comissões de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças e Orçamento; de Acessibilidade e Mobilidade Urbana; de Segurança Cidadã; e de Legislação e Justiça.