Notícias

Diante da iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (PPPE) de recomendar pelo fim das manifestações religiosas na Câmara Municipal do Recife, alguns parlamentares saíram em defesa da ação. E na tarde desta segunda-feira (24), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a importância de estender o conceito de Estado laico para a Casa legislativa. “Ao invés de termos uma Bíblia a nossa disposição durante as reuniões, o ideal é que tenhamos a Constituição. Esse é o principal livro dessa Casa”.

Discussões em torno da manifestação religiosa em órgãos públicos é algo cada vez mais frequente. E na tarde desta segunda-feira (24), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) falou sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, publicada no Diário Oficial no último dia 20, determinando que a Mesa Diretora da Câmara Municipal não autorize ou permita a realização de demonstrações religiosas dentro da Casa legislativa. “Ao mesmo tempo em que sugere, o documento também determina medidas judiciais por seu descumprimento. Por que uma recomendação tão impositiva?”.

O assoreamento e a necessidade de dragagem da Lagoa do Araçá, localizada na Imbiribeira. Esses são os temas que serão discutidos na Câmara do Recife numa audiência pública a ser realizada no dia 6 de junho deste ano, por iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). A Casa aprovou o requerimento do parlamentar nesta segunda-feira (24), durante reunião realizada no plenário do Legislativo municipal.

O vereador Renato Antunes (PSC) fez várias indagações acerca da recomendação do Ministério Público de Pernambuco, de que a presidência da Casa se abstenha de autorizar ou permitir a realização de reunião, encontro ou assemelhado em que haja prática de liturgias e rituais próprios de cultuação religiosa nas dependências da Casa e/ ou seus anexos. “A quem atinge? Vale para os gabinetes? E no caso de um velório nessas dependências? Saõ vários questionamentos que devemos fazer”. Ele também considerou se tratar de uma imposição contra a Casa Legislativa.

A vereadora Michele Collins (PP) questionou a recente recomendação do Ministério Público de Pernambuco ao presidente da Câmara Municipal do Recife, ou a quem vier a sucedê-lo, que se abstenha de autorizar ou permitir a realização de reunião, encontro ou assemelhado em que haja a prática de liturgias e rituais próprios de cultuação religiosa, nas dependências da casa legislativa e/ou seus anexos. “Defendo a liberdade de culto. Fui vítima no ano passado de uma denúncia no Ministério Público por ter realizado um evento aqui no plenário, chamado Manhã com Deus. Não houve irregularidade, foi uma solenidade aprovada pelos parlamentares durante votação”. Ela salientou que o questionamento ocorreu no quarto ano de realização do evento.

Com a ideia de conscientizar e alertar a sociedade a respeito do HIV/AIDS, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) apresentou projeto de lei que visa instituir e incluir no Calendário Oficial do Município do Recife o evento denominado Dezembro Vermelho como o mês da conscientização social sobre a doença. Pela sua proposta, ocorreria entre os dia 1º a 31 de dezembro de cada ano. “O 1º de dezembro já é considerado o Dia Mundial de Combate à Aids. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde. A fim de contribuir ainda mais para esse alerta, estamos criando o Dezembro Vermelho, que acontecerá do dia 1º ao dia 31 de dezembro de cada ano, tomando como referência o Dia Mundial de Enfrentamento à Epidemia de HIV/AIDS.

Em reconhecimento às mulheres que estão exercendo cada vez mais um papel de protagonista de suas histórias e às lutas que elas enfrentam para assumir posições importantes na sociedade, a vereadora Aline Mariano (PMDB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, nesta quinta-feira, 20. Ela homenageou 33 que se destacam em diversas áreas de atuação, tais como: economia e negócios, medicina e saúde, atividades jurídicas, comunicação, política, ação social, cultura e esportes. “Hoje é um dia de festa, mas também de reflexão sobre os problemas enfrentados no dia a dia pelas mulheres. Algumas são homenageadas, mas espero que todas se sintam representadas nesta homenagem, pois ela se estende a cada uma que está aqui presente e também àquelas anônimas que não estão em suas comunidades”, disse a vereadora.

Num gesto de cortesia, a secretária Executiva de Juventude da Prefeitura do Recife, Camila Barros, trouxe ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) exemplares impressos do Plano Municipal de Juventude que o Poder Legislativo aprovou no ano passado e foi sancionado pelo prefeito Geraldo Júlio em dezembro. “Foi importante a visita dela, pois mostra o quanto a questão dos jovens é tratada com seriedade pela atual gestão. Aproveitamos para nos colocar á disposição para ajudar nas políticas públicas para os jovens”, comentou o vereador.

Ela foi fundada por Roberto Marinho em 22 de abril de 1972, no Morro do Peludo, em Olinda. No início de suas transmissões, contava com apenas 46 funcionários. Hoje, a Rede Globo Nordeste possui um quadro funcional de cerca de 300 pessoas e se prepara para celebrar seus 45 anos com uma mudança para sua nova sede, na rua da Aurora, com mais de 12,5 mil m². Nesta quinta-feira (19), a Câmara do Recife se juntou à comemoração com uma reunião solene em homenagem à empresa. A iniciativa do evento partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que homenageou os funcionários mais antigos da rede no plenário da Casa de José Mariano.

A Câmara Municipal do Recife recebeu, na manhã desta quarta-feira, 19, a visita de uma comitiva formada por vereadores da Câmara de João Pessoa (PB), além do procurador, do coordenador da Escola Legislativa e de assessores jurídicos. O objetivo do encontro foi conhecer a experiência da Casa de José Mariano na atualização recente do seu Regimento Interno. “Nós atualizamos o nosso Regimento em dezembro do ano passado e acreditamos que conversar com parlamentares de outras cidades, possibilite uma importante troca de experiências”, disse o vereador Marcos de Di Bria (PSDC), que recebeu a comitiva.