Notícias

O vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (6), para repercutir uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O parlamentar lamentou a situação do local. “O Eulâmpio Cordeiro é um Centro voltado à atenção psicossocial onde muitas pessoas já tiveram suas vidas transformadas. Recebemos denúncias sobre esse equipamento e fizemos uma fiscalização", disse.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu seis requerimentos de sua autoria que pedem iniciativas por parte da Autarquia Municipal da Limpeza Urbana (Emlurb) para diversas comunidades da periferia do Recife e que ele mesmo classificou como sendo "ações para antes que chuva". São medidas que, segundo o parlamentar, podem minimizar os efeitos das chuvas no período que se aproxima. "Essa é uma estratégia do meu mandato desde 2017. São medidas urgentes e paliativas para aqueles territórios, nos casos de emergência climática extrema", disse, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (6).

Com tom crítico à gestão municipal do Recife, o vereador Davi Muniz (PSD) repercutiu nesta segunda-feira (6) visitas recentes de seu mandato a duas comunidades da capital que, segundo ele, sofrem com a falta de atenção do poder público. Para Muniz, enquanto a comunidade de Nova Morada enfrenta problemas de regularização fundiária, a comunidade de Novo Caxangá acumula problemas de infraestrutura.

O vereador Osmar Ricardo (PT) disse que, quando chove, a população que mora em palafitas sobre o Canal da Ilha Santa Terezinha, comunidade localizada em Santo Amaro, na Zona Norte, fica em situação de desespero. "Mesmo com as poucas chuvas que caíram recentemente, o canal transbordou e a água subiu meio metro. Já foi o suficiente para o povo ficar com medo, pois o período chuvoso se aproxima e a população se sente abandonada", afirmou, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (6).

Atualmente regulado por meio do Decreto número 28.529, de 19 de janeiro dê 2015, o Programa Mãe Coruja Recife (PMCR) tem tudo para virar lei e se transformar em política pública permanente da Prefeitura do Recife. Um passo importante neste sentido foi dado na manhã desta sexta-feira (3), quando a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o projeto de lei do Executivo (PLE) número 11/2024, que instituí, no âmbito do Município, o programa Mãe Coruja Recife. A proposição, agora, está apta para ser votada em plenário.

Na manhã desta sexta-feira (3), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por videoconferência, para distribuir 19 projetos de lei entre os integrantes do colegiado e discutir 11 proposições. Destas, uma foi retirada de pauta. Estiveram presentes a vereadora Natália de Menudo (PSB), presidente da Comissão, e Tadeu Calheiros (MDB).

Destinado a homenagear a apresentadora mais popular da televisão pernambucana, falecida em 2018, e ao mesmo tempo contemplar profissionais de comunicação, o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, em sua terceira edição, foi realizado na noite desta quinta-feira (2), na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Numa reunião solene que lotou as galerias e o plenário da Casa de José Mariano, 35 jornalistas e radialistas receberam certificado e medalha das mãos de parlamentares que reconhecem a atuação de cada um e a importância do jornalismo profissional e livre, para o fortalecimento da democracia.

A pauta da reunião híbrida promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara do Recife nesta quinta-feira (2) foi inteiramente dedicada à discussão do projeto de lei do Executivo nº 11/2024, que dispõe sobre o Programa Mãe Coruja Recife. A matéria recebeu aprovação unânime do grupo, presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB).

A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife promoveu uma reunião híbrida nesta quinta-feira (2) para discutir pareceres a projetos que tramitam na Casa. Presidido pelo vereador Zé Neto (PSB), o grupo deliberou pela aprovação de seis projetos de lei (PLO) e de três projetos de decreto legislativo (PDL). Um projeto de lei do Executivo (PLE) que se encontrava na pauta foi retirado após receber um pedido de vista.

Os empresários mineiros Victor Bretas e Daniel Costa, fundadores dos supermercados Novo Atacarejo, são os mais novos cidadãos recifenses. Numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), a reunião solene ocorreu no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (2). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu o evento. Eduardo Vasconcelos, representando a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, e Magna Guerra Costa, mãe de Daniel Costa, compuseram a mesa.