Notícias

O vereador Doduel Varela (PP) repercutiu a visita que fez na semana passada ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), localizado no bairro de Santo Amaro. “Conversei com pacientes e familiares e vi a importância que aquele hospital tem para as pessoas que estão em tratamento. Muitas vêm do interior, sem recursos e com muita dificuldade até para se deslocar”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27).

A vereadora Aline Mariano (PP) dirigiu-se à tribuna durante reunião plenária na Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (22), para ressaltar o seu posicionamento sobre o requerimento número 6248/2023, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC) concedendo voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife. “Em tempos de fake news, é importante esclarecer ao povo do Recife o que a gente está votando. Estamos votando em algo que deveria ser questionado ao Ministério Público que liberou a Marcha da Maconha”. A matéria foi aprovada com 17 votos sim, seis votos não e uma abstenção.

O vereador Fred Ferreira (PSC) fez destaque na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária desta segunda-feira (26), ao requerimento de sua autoria (6248/2023), concedendo voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife. “O movimento ignora os sérios problemas de saúde pública e sociais associados ao consumo dessa substância”, justificou o parlamentar na proposição. A matéria foi aprovada com 17 votos sim, seis votos não e uma abstenção.

Na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Aline Mariano (PP) dirigiu-se à tribuna, no pequeno e grande expedientes, para repercutir a visita que fez ao Parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central da cidade. Ela lamentou as condições dos animais e fez um pedido à Prefeitura no sentido de dar maior segurança às espécies e destiná-los para um outro local. Vários ativistas da causa animal estiveram presentes nas galerias para acompanhar o debate.

A Primeira Igreja Batista em Água Fria foi constituída em 29 de junho de 1923. O núcleo era composto por um grupo de membros da Primeira Igreja Batista do Recife e que, pouco tempo depois, mudou a sede para a Avenida Beberibe, nº 1.845, bairro de Água Fria, onde permanece até hoje. Na noite desta quinta-feira (22), a instituição religiosa comemorou seus 100 anos de fundação, por meio de uma reunião solene, na Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Eduardo Marques (PSB). O vereador Hélio Guabiraba (PSB) presidiu o evento prestigiado por líderes religiosos e fiéis.

Todos os anos, o dia 23 de junho marca o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Instituída em 2014 pela Women's Engineering Society (WES), do Reino Unido, a data foi celebrada pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (22), por meio de uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). Presidido pela vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL), o evento homenageou nove mulheres que se destacam como engenheiras e geólogas no Recife.

Cinco projetos de Lei do Executivo (PLE) foram aprovados pela Comissão de Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal do Recife, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (22). Entre eles se destacam a autorização para que a Prefeitura do Recife possa realizar uma Parceria Público Privada (PPP) com o objetivo de construir novas creches no município; e também a proposta de modificação da lei que trata dos habitacionais no município, visando não só a construção de novas unidades como também a melhoria de imóveis já existentes.

Ao analisar 12 projetos de lei, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (22), a Comissão de Legislação e Justiça, da Câmara Municipal do Recife, aprovou nove, entre os quais quatro projetos de Lei do Executivo (PLE) e, os cinco restantes, de autoria dos parlamentares (PLO). Além desses, três receberam pareceres pela rejeição. A reunião foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS) e contou com os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (21) para votar um parecer dado ao projeto de lei do Executivo nº 24/2023, que busca promover modificações no Programa de Melhoria Habitacional da Prefeitura. Presidido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), o grupo se posicionou favoravelmente à proposta. As alterações incluem mudanças na metodologia no mapeamento de áreas com habitações precárias e a admissão de novos tipos de benfeitorias.

A “Interseccionalidade: gênero, raça e classe e a saúde mental no município do Recife” foi o tema da audiência pública na Câmara Municipal, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), realizada na manhã desta quarta-feira (21), no plenarinho. Especialistas no assunto, representantes da sociedade civil e público em geral puderam conversar sobre o assunto no evento que teve como objetivo discutir e ampliar possibilidades estratégicas nas atividades relacionadas à saúde mental na capital pernambucana.