Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) falou da importância do reconhecimento profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), a partir do projeto de lei Ordinária nº 260/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife, o Dia do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), em 21 de julho. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (12), o parlamentar também abordou a necessidade da abertura de concurso público para a categoria.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (12), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a discussão, o vereador Renato Antunes (PL) declarou voto favorável ao empréstimo, que visa a financiar o Programa de Requalificação e Resiliência em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). No entanto, de acordo com o parlamentar, a matéria possui problemas de transparência de informações.

Dois temas foram debatidos pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (12): o primeiro foi o impasse criado em torno do piso nacional da enfermagem e, o segundo, a contratação de servidores da saúde da rede municipal, por seleção simplificada, para atender prioritariamente às pessoas que têm a síndrome do espectro do autismo.

O vereador Dilson Batista (Avante) fez questão de discutir o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa prevê o aporte de US$ 260 milhões. O projeto foi aprovado em duas votações na Casa de José Mariano.

Na manhã desta segunda-feira (2), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o projeto de lei número 42/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil”. A proposição foi aprovada em duas votações e segue para sanção do Executivo. Na ocasião, o parlamentar também destacou seu requerimento com voto de repúdio às declarações do médico e prefeito de Catalão (Goiás), Adib Elias Júnior, sobre a classe médica.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (12) para lamentar o falecimento do juiz Heriberto Carvalho Galvão, na última quarta-feira (7). Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a Casa havia aprovado em 2021 o projeto de decreto legislativo nº 11/2021, de sua autoria, para homenagear Galvão com o Título de Cidadão do Recife. A honraria, no entanto, não chegou a ser concedida devido ao agravamento do estado de saúde do magistrado.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) anunciou que a Prefeitura irá construir uma creche no Alto José do Pinho, Zona Norte da cidade. Além disso, ele também defendeu o Movimento Brega e ressaltou projeto de lei de sua autoria que pretende criar uma agenda cultural específica para esse gênero musical na capital pernambucana.

Comemorado nesta sexta-feira (9), o Dia Municipal do Médico Veterinário foi marcado na Câmara do Recife por uma reunião solene que homenageou 15 profissionais da categoria. A celebração no plenário do Poder Legislativo, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), serviu para enaltecer o papel da veterinária para a saúde única e para a economia nacional. O evento foi presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

As comissões de Planejamento Urbano e Obras, Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal do Recife, analisaram e aprovaram os pareceres concedidos a três projetos de lei do Executivo (PLE) que estão tramitando na Casa em regime de urgência. Na pauta, o PLE nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife) e o PLE nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa. As proposições devem ser votadas no plenário durante a reunião Ordinária da próxima segunda-feira (12).

Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife discutiu nesta quinta-feira (9) os relatórios concedidos a três propostas de lei apresentadas pelo Poder Executivo municipal, votando favoravelmente a todas elas. Na pauta, estava o projeto de lei do Executivo nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). Também foi analisado o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa.