Notícias

Um conjunto de cuidados, individuais e coletivos, direcionados para pessoas que usam, abusam ou dependem de drogas. É essa a definição da estratégia de redução de danos, que foi tema de uma reunião pública realizada pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (1º), de forma virtual. O debate foi promovido por iniciativa do mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), participou da reunião nesta quinta-feira (1º) com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Bernardo Peixoto. Também estiveram à mesa o presidente e o vice do Sindicato do Comércio Varejista Farmacêutico (Sincofarma), Oséas Gomes e Elias Salomão - respectivamente. A agenda ocorreu na sede da Fecomércio e os representantes do setor produtivo levaram ao presidente o debate sobre o funcionamento de farmácias e drogarias no Recife, especialmente durante a pandemia.

De um lado, os professores que planejam voltar às aulas presenciais somente quando toda a comunidade escolar receber o complemento da imunização contra a covid-19. Do outro, a Prefeitura do Recife que já anunciou o início da retomada das aulas presenciais na rede municipal para 22 de julho, em meio à pandemia. No centro da questão, os alunos que não têm idade prioritária para a vacinação, mas ao mesmo tempo enfrentam entraves para estudar no isolamento social porque nem todos têm acesso à internet. Para debater essa equação, o vereador Osmar Ricardo (PT) realizou reunião pública virtual na manhã desta quinta-feira (1º).

Com o objetivo de sistematizar as ideias propostas, fazer um balanço das reuniões já realizadas e programar o segundo semestre, a Frente Parlamentar pela Renda Básica da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (1º), via videoconferência, pelo site da Casa. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Dani Portela (PSOL) e assessores de gabinetes acompanharam o encontro.

Celebrado no último sábado (26), o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi tema de uma reunião solene promovida por videoconferência na Câmara do Recife nesta quarta-feira (30). Conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), a solenidade contou com a participação de representantes do setor público municipal, estadual e federal. A realização do evento partiu de uma iniciativa da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, a vereadora Michele Collins (PP). Na ocasião também foi instalada a Frente Parlamentar da Família, da Vida e de Políticas de Drogas.

Na última reunião deste semestre, a Comissão de Legislação e Justiça discutiu e votou 14 projetos e fez a distribuição de outros 17 no encontro virtual semanal realizado na tarde desta quarta-feira (30). O presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), agradeceu a todos os componentes, com quem vem trabalhando em análises e emissão de pareceres desde o início do período legislativo deste ano. “Esta comissão continuará de portas abertas, no próximo semestre, para ouvir as demandas desta Câmara Municipal, respeitando sempre o seu Regimento Interno e a democracia”, disse.

Nesta quarta-feira (30), por meio de videoconferência, a Comissão de Educação,Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife distribuiu três proposições e emitiu pareceres a 15 projetos de lei, dentre eles um do Executivo (PLE 19/2021), o qual objetiva instituir o Registro do Patrimônio Vivo do Município do Recife/PE (RPV-Recife). A presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), além de Cida Pedrosa (PCdoB), Liana Cirne (PT) e Hélio Guabiraba (PSB) participaram dos trabalhos.

Na tarde desta terça-feira (29), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se, via videoconferência, sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB). Também participaram do encontro os vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Osmar Ricardo (PT), Almir Fernando (PCdoB) e Marco Aurélio Filho (PRTB). O colegiado analisou proposições do Executivo e de autoria de diversos parlamentares.

A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta terça-feira (29), em segunda votação, o projeto que criou o Auxílio Municipal Emergencial (AME) São João. Foram 35 votos a favor e nenhum contrário. Durante a tarde, o texto foi sancionado pelo prefeito João Campos e será publicado no Diário Oficial do Recife durante a semana.

Campanhas de conscientização contra arboviroses e intensificação das visitas dos agentes de endemias nos bairros do Recife. Estes dois assuntos, alvo de requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), foram discutidos pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) durante a reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (29).