Notícias

Ciclovias e ciclofaixas para além do passeio do domingo. Foi isso que o vereador Fred Ferreira (PSC) cobrou na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (30), durante a reunião plenária. Segundo o parlamentar, é preciso conectar áreas importantes do município, como as Zonas Sul e Norte, para que os recifenses possam utilizar a bicicleta como modal de transporte cotidiano.

O vereador Renato Antunes (PSC) reforçou o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI -, para investigar possíveis irregularidades na qualidade e quantidade da merenda escolar fornecida na rede pública municipal. Ele disse na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara do Recife, que falou sobre o assunto semana passada no Plenário , na Comissão de Educação da Casa, e no Conselho Municipal de Educação, mas reforçava o pedido para que os colegas assinassem o pedido.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) elencou diversos assuntos para discursar na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara do Recife. Iniciou lembrando que foi um dos seis vereadores que já assinaram o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI -, sugerida pelo vereador Renato Antunes (PSC), semana passada para investigar a qualidade da merenda escolar servida na rede municipal. Ele participou também de um ato com militantes sobre o desmonte do Conselho da Criança e do Adolescente.

A vereadora Michele Collins (PP) registou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu importante passo, na semana passada, no sentido de regulamentar as diretrizes para a atuação das comunidades terapêuticas (CTs) em Pernambuco. O projeto de lei 1940/2018, de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP), foi aprovado em comissão interna e agora seguirá para votação em plenário. “É importante para Pernambuco contar com um serviço de acolhimento neste nível”, disse a vereadora, na reunião ordinária desta segunda-feira (30).

As manchas de óleo que afetam o litoral de vários estados do Nordeste desde o início do mês foram tema de um discurso proferido pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) nesta segunda-feira (30), na Câmara do Recife. Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, a parlamentar adiantou que o grupo vai buscar atuar sobre a questão, classificada por ela como um crime ambiental.

Nem mesmo a crise econômica, ou as discussões sobre a Reforma Tributária, que indicam um retrocesso da incorporação do ISS a um imposto único sobre o valor agregado, foram suficientes para mudar o rumo do desempenho da Prefeitura do Recife no segundo quadrimestre deste ano com relação às metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “O resultado demonstra que o município vem administrando bem as suas as receitas próprias ao ponto de o seu crescimento ser o dobro das transferências correntes”, avaliou o secretário, Ricardo Dantas, na audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento na tarde desta segunda-feira (30).

Com mais de 20 títulos que acumula em sua carreira, entre estaduais, regionais a nacionais e 37 anos comandando equipes de todo o Brasil, o técnico de futebol Givanildo Oliveira agora é cidadão recifense. Ele começou como jogador no Santa Cruz, pelo qual foi pentacampeão pernambucano (1969-1973) e depois bicampeão entre 1978-79. E na manhã desta segunda-feira (30), uma reunião solene reuniu vários amigos, familiares, jogadores, ex-jogadores e profissionais do futebol que fizeram questão de homenagear o olindense Givanildo Oliveira, nascido em 8 de agosto de 1948. A iniciativa partiu do vereador Davi Muniz (PATRI) e o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solene.

Duplamente homenageado, o desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Valdir José Silva de Carvalho, recebeu o título de Cidadão Recifense e a Medalha de Mérito José Mariano, na manhã desta sexta-feira (27). “Um dos privilégios de atuar como parlamentar na Câmara do Recife é ter a bonita oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que têm se destacado em nossa cidade por meio de uma atuação séria e comprometida, principalmente, em prol dos mais vulneráveis. O desembargador é uma destas importantes personalidades”, comentou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), autora das duas proposições. Era exatamente 11h. quando o desembargador ingressou no plenário, conduzido pela parlamentar, para receber as duas comendas.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, estima-se que, no ano de 2018, cinco a nove mortes para cada 100 mil habitantes tiveram como causa o suicídio. Na Câmara, o assunto foi amplamente discutido na noite desta quinta-feira (26), em uma reunião pública presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), cujo tema foi “Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida”. “Esse é um mês de reflexão, o Setembro Amarelo, e nosso município precisa traçar políticas públicas eficazes de combate à automutilação e ao suicídio que tanto têm vitimado inúmeras pessoas”, ressaltou a parlamentar.

A homenagem prestada a Padre Caetano comemora os 45 anos dedicados por ele ao sacerdócio e ao povo. O vereador Samuel Salazar (sem partido), autor da proposta ressaltou que o pároco é um homem admirável e seguidor da palavra de Deus, preocupado com o bem de todos. A solenidade de entrega de Título de Cidadão, realizada na noite dessa quinta-feira (26), na Câmara do Recife, contou com a presença de fieis e párocos da igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro, onde o Padre Caetano, nascido em Crateús, no Ceará, exerce o ofício. A solene foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB).