Notícias

A greve dos professores da rede pública de ensino do Recife, determinada pela categoria ontem, terça-feira (10), foi tema de um discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na Câmara Municipal nesta quarta-feira (11). Na tribuna da Casa, a parlamentar pediu a criação de uma frente parlamentar para intermediar as negociações entre os servidores e o poder público.

Um dia depois de ter tornado pública a filiação ao PSB, a vereadora Goretti Queiroz voltou a falar no tema durante a reunião ordinária desta quarta-feira (11) e disse que assinou a ficha no Partido Socialista Brasileiro porque viu na agremiação uma “grande oportunidade de ajudar ainda mais os animais da capital pernambucana”. Ela anunciou que a Prefeitura do Recife, que é uma gestão do PSB, não vai mais aceitar a queima de fogos com estampido nos eventos oficiais. “Momentos depois de ter anunciado a minha filiação eu já estava colhendo os frutos da decisão, pois meu mandato defende os interesses dos animais e do meio ambiente”.

O vereador André Régis (PSDB) disse que foi “uma honra e um privilégio” para a Câmara Municipal do Recife receber a visita dos alunos do curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os estudantes, que chegaram à sede do Legislativo Municipal no início da tarde, a convite do vereador Ivan Moraes (PSOL), assistiram à reunião ordinária desta quarta-feira (11). “Achei oportuna essa visita, pois fui professor do curso e sei da importância que ela tem para ambos os lados”, disse.

A dupla função do trabalhador rodoviário, como motorista e cobrador, será tema de uma audiência pública que o vereador Almir Fernando (PCdoB) irá realizar no dia 26, às 14h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ele fez o anúncio durante a reunião ordinária desta quarta-feira (11). “Eu já entrei com requerimento solicitando espaço para a realização dessa audiência. Entendo que a dupla função é um perigo, pois ela põe em risco a vida dos usuários e dos profissionais. O motorista, que coloca o ônibus em movimento, não pode fazer o serviço do cobrador”, disse.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (11) uma reunião na sede do Poder Legislativo para votar pareceres a projetos que tramitam na Casa. Na ocasião, o grupo – que é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) – aprovou um parecer ao projeto de lei nº 311/2019, que trata do fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas do município do Recife.

Para conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, alunos do curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (11), e foram recebidos pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “Para mim é um dos momentos altos do mandato receber a população e interagir com as pessoas no local onde cuidamos do interesse de todos os cidadãos recifenses. Essa ação é tão importante quanto as atribuições oficiais dos vereadores”, afirmou Moraes.

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor reuniu-se na manhã desta quarta-feira (11), na Casa de José Mariano, para dar continuidade às análises das emendas de autoria de diversos parlamentares. O encontro contou com a participação dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Aerto Luna (PSB), Augusto Carreras (PSB), Hélio Guabiraba (sem partido), Ivan Moraes (PSOL), Eriberto Rafael (PTC) e Ana Lúcia (Republicanos). A Comissão foi criada para revisar o mecanismo legal que vai orientar as políticas públicas e estabelecer normas para o meio ambiente, mobilidade, uso e ocupação do solo, habitação social, entre outros temas urbanos.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lamentou que o Governo Federal tenha priorizado as regiões Sul e Sudeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família em detrimento das famílias do Nordeste, que responderam por apenas 3% das inclusões em janeiro. “Esse comportamento mostra o quanto o presidente da República está tratando um programa de geração de renda como ação política. Isso é revanchismo contra o Nordeste, cujos votos nas eleições de 2018, por si só, não o elegeriam”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (10).

Preocupado com a aproximação do período chuvoso, o líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Renato Antunes (PSC), cobrou a execução de um Plano Municipal de Drenagem Urbana no Recife. “Esta já a sexta ou sétima vez que subo a esta tribuna para reclamar da falta de um plano com essa magnitude. Daqui a pouco a cidade estará debaixo d’água, como ocorre todos os anos, e as pessoas não poderão se queixar da natureza, muito menos de culpar a deus pelos transtornos. A culpa é da gestão municipal”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (10).

Instituir, no Recife, a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização Contra a Violência e Maus-Tratos às Pessoas com Deficiência. É esse o objetivo do projeto de lei nº 268/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A matéria foi colocada em segunda discussão nesta terça-feira (10) – e a parlamentar não deixou de subir a tribuna para defendê-la. No momento da votação, os vereadores da Casa aprovaram a proposta por unanimidade.