Notícias do Vereador

Estudantes de Direito visitam a Câmara

Alunos do primeiro período do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas Esuda visitaram a Câmara Municipal do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (9). Trata-se de uma atividade da disciplina de Introdução ao Direito, que proporcionou aos alunos conhecer de perto o funcionamento da Casa. Eles foram recebidos no plenário pelo vereador Samuel Salazar (MDB).

Cardápio ao aluno com alergia alimentar poderá ser disponibilizado na escola

Encontra-se em tramitação na Câmara, o projeto de lei 01/2020, de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), que obriga os estabelecimentos de ensino da rede particular situados no Recife a disponibilizarem cardápio especial adequado às necessidades dietéticas de alunos com alergia alimentar. O cardápio especial, segundo a proposição, será orientado por meio de receituário emitido por médico ou nutricionista. O descumprimento implicará ao infrator multa no valor de R$ 5 mil reais e o dobro da multa no caso de reincidência.

Samuel Salazar saudou novo superintendente do Metrô

O vereador Samuel Salazar (MDB) saudou os alunos do primeiro ano de Direito da faculdade Esuda, que acompanhavam das galerias a reunião plenária. Eles vieram à Câmara do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (9), para participar de visita e conhecer o funcionamento da Casa. Ele também parabenizou a nomeação, na semana passada, de Thiago Pontes para a superintendência do MetroRec. O indicado, aliás, já foi diretor da instituição.

Câmara aprova contas da Prefeitura do ano de 2016

A Câmara Municipal do Recife aprovou em discussão única o parecer número 1.058/2019, do projeto de resolução número 54/2019, de autoria da Comissão Mista, formada pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento da Casa. O parecer opinou pela aprovação, com ressalvas, da prestação de contas do prefeito da cidade do Recife, referente ao exercício financeiro do ano de 2016. Antes da votação em plenário, na tarde desta segunda-feira (16), o vereador Samuel Salazar (MDB) leu o documento. Ele foi designado como relator da Comissão.

Comissão de Legislação e Justiça aprova criação de ferramenta de participação na Câmara

Os pareceres a 16 projetos que tramitam na Câmara Municipal do Recife foram discutidos e votados pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa na tarde desta terça-feira (3). Ao final do debate, o vereador Aerto Luna (PSB), que preside o grupo, deu destaque à aprovação do projeto de resolução nº 35/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC). A matéria visa criar na Câmara o “Opine”, um mecanismo eletrônico de participação popular.

Comissão de Legislação analisa vinte e nove projetos

A Comissão de Legislação e Justiça discutiu vinte e nove projetos, destes, vinte e sete são projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e um projeto de resolução. Foram aprovados dezesseis projetos, sendo que oito foram rejeitados, quatro tiveram pedido de vista e um foi retirado de pauta. Estiveram presentes à reunião, o presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PSB), além de Eriberto Rafael (PTC), Samuel Salazar (MDB), Almir Fernando (PCdoB) e Renato Antunes (PSC).

Comissão de Legislação e Justiça analisou 17 projetos

A Comissão de Legislação e Justiça analisou 17 projetos de lei, dos quais três são do Executivo e 14 do próprio Legislativo. Também foram distribuídos na tarde desta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, cerca de doze novas propostas. Participaram da reunião os vereadores Aerto Luna (PSB), presidente da Comissão, Almir Fernando (PCdoB), Eriberto Rafael (PTC), além de Samuel Salazar (MDB).

Palestra discute a alergia alimentar

Os desafios de conviver em sociedade com a alergia alimentar foram discutidos em uma palestra realizada na manhã desta terça-feira (5), no Plenarinho. O evento, de iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB), foi conduzido pela representante do Projeto Tudo Sem Leite, Juliana Jordán, e contou com as participações da gastropediatra e nutróloga, Graça Moura, e da nutricionista Cristiana Menezes. “Quanto mais cedo divulgarmos e fortalecermos a causa, mais vidas serão ajudadas”, pontuou o parlamentar, disse o parlamentar.

Comissão Mista vai analisar contas da Prefeitura do Recife

Uma Comissão Mista composta pelas Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento foi aberta na tarde desta terça-feira (5), na Câmara do Recife para analisar o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre as contas da Prefeitura do Recife no exercício de 2016. Foi designado relator o vereador Samuel Salazar (MDB). A Comissão Mista foi aberta pelos presidentes da Comissão de Legislação e Justiça, Aerto Luna (PSB), e Eriberto Rafael (PTC), de Finanças e Orçamento.

Samuel Salazar convida para palestra sobre alergia alimentar

O vereador Samuel Salazar (MDB) convidou a população para participar da palestra sobre alergia alimentar que acontecerá nesta terça-feira (5), no Plenarinho da Casa, às 9 horas. Ele disse, na tarde desta segunda-feira (04), na Câmara do Recife, que o encontro deverá contar com a participação de especialistas sobre o tema. “Elaborei um projeto de lei no sentido de criar uma semana sobre alergia alimentar no calendário de eventos do município. Dessa forma todos os anos teremos palestras e debates, mantendo o assunto em pauta. O PL é o de numero 235/2019”.

Comissão de Legislação analisa dez projetos de lei

A Comissão de Legislação e Justiça analisou dez projetos, sendo dois do Executivo, dois projetos de lei ordinários e seis projetos de decreto legislativo. Nove tiveram pareceres pela aprovação e apenas um pela rejeição. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PSB), e contou com a presença dos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Samuel Salazar (MDB). O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (04), na sala das Comissões, na Câmara do Recife.

Dono das lojas Tupan é o mais novo cidadão do Recife

Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de empresários e políticos, o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao presidente do Grupo Tupan, Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, 59 anos, em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (19). Sertanejo nascido em Serra Talhada, interior de Pernambuco, o empresário se destacou por transformar um pequeno negócio de família em uma das empresas mais bem sucedidas do ramo de materiais de construção do país. Foi assim que o vereador justificou a homenagem: “Cheguei à Câmara Municipal em fevereiro deste ano e na condição de vereador temos a possibilidade de conceder título de cidadão do Recife. De imediato, logo ao tomar posse, pensei em Carlos Aurélio, nosso amigo, mais conhecido como Carlinhos da Tupan”.

Prêmio Fernando Figueira homenageia 36 profissionais da saúde

Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira” para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PSD). Foram 36 homenageados e o evento foi bastante prestigiado. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados. “Sinto-me feliz por ser o autor desta iniciativa, que possibilita a concessão da Medalha Fernando Figueira pelos nobres parlamentares a esses verdadeiros anjos da guarda”, ressaltou Gilberto Alves. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solenidade.