Notícias

A Igreja Apostólica Batista Shekinah teve início na Vila Tamandaré, bairro de Areias, com pequenas reuniões de oração compostas de apenas cinco pessoas, na residência do casal Jerônimo e Marilene. A cada semana, o número de pessoas cresceu, a ponto de não poder mais continuar a se reunir naquela residência. Neste ano de 2020, a igreja comemora 23 anos de existência e o vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de promover uma reunião solene em homenagem à instituição religiosa, na noite desta terça-feira (18). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.

O ex-ministro Osmar Terra, que saiu do Ministério da Cidadania recentemente, recebeu elogios e agradecimentos da vereadora Michele Collins (PP), que trabalha no combate às drogas e defende as comunidades terapêuticas há muitos anos. A parlamentar disse na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que a boa política contra as drogas implementada pelo ex-ministro rendeu muitos frutos. “Há dificuldades e deficiências, mas está sendo feita”.

Após reunião com os moradores da comunidade Jardim Santa Helena, na Iputinga, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) conseguiu a aprovação de um requerimento na reunião ordinária desta terça-feira (18), indicando à presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife a necessidade de implantação de uma ciclovia ao longo das avenidas Historiador Jordão Emereciano e Ministro João Alberto. Essa ciclovia, segundo ele, quando construída, deverá se interligar às já existentes na Iputinga, além de outras dos bairros do Engenho do Meio e do Cordeiro, que são vizinhos.

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei 119/2019, que proíbe o uso de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. A proposta é de coautoria dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Rinaldo Júnior (PSB), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Eriberto Rafael (PTC) e foi aclamada em segunda votação na reunião ordinária da tarde desta terça-feira (18). Agora, o documento seguirá para a Prefeitura do Recife para avaliação do prefeito Geraldo Julio, que tem a prerrogativa de sancioná-lo ou não.

A vereadora Goretti Queiroz (PL) anunciou, no plenário da Câmara Municipal, que o prefeito Geraldo Julio vai ampliar o Hospital Veterinário do Recife. “Ainda esta semana ele entregará a expansão do hospital, para garantir um atendimento mais eficaz para toda a população”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira 918). O HVR funciona atualmente, segundo ela, com apenas 40% da sua capacidade.

O vereador André Régis (PSDB) acha que o metrô do Recife está em agonia e por muito pouco não houve vítimas fatais do acidente entre duas composições que se chocaram, resultando em 67 feridos, até o momento. Ele informou na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que quando o equipamento foi inaugurado era eficiente e limpo. “Na Década de 1980 o Metrorec era referência, embora tivesse uma malha pequena que não atendia, como não atende nos dias de hoje à população. Havia projetos de expansão para a Zona Norte, integrando toda a cidade, mas não aconteceu”.

O Metrô do Recife (Metrorec) foi um dos principais temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18) – pela manhã, dois trens do sistema se chocaram na Estação Ipiranga, deixando mais de 60 feridos. Na tribuna, o vereador Rinaldo Junior (PSB) procurou rebater alguns pontos de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) na ocasião, a exemplo da política de preços do modal de transporte. Para o socialista, o atual Governo Federal, defendido por Régis, erra ao impor aumentos sucessivos nas passagens.

O choque entre dois trens do Metrô do Recife, deixando até o momento 67 feridos, levou o vereador João da Costa (PT) a lamentar o ocorrido na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife. Ele denunciou a falta de investimento nesse equipamento de transporte público, um dos mais importantes modais nas grandes cidades. Disse que o sucateamento do metrô é uma prática do Governo Federal, ao que tudo indica, para viabilizar a privatização do mesmo. O parlamentar deu entrada em um requerimento para chamar uma audiência pública para discutir a atual situação do Metrorec e os impactos na mobilidade. A data ainda vai ser marcada.

Todos os anos, o mandato do vereador André Régis (PSDB) realiza a operação Volta às Aulas, que busca avaliar a preparação das escolas da rede pública municipal de ensino na recepção dos seus alunos. Segundo o parlamentar, desde 2013 sua equipe transitava sem problemas nas unidades – mas neste ano tem encontrado dificuldades para realizar o trabalho de fiscalização. Em discurso proferido na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), Régis afirmou que servidores do seu gabinete chegaram a ser impedidos de entrar em algumas escolas.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife tem um novo presidente: o vereador Chico Kiko (PP). O grupo se reuniu nesta terça-feira (18), na sede da Casa de José Mariano, para realizar a eleição para o cargo – que ficou vago em novembro de 2019, com o falecimento do vereador Carlos Gueiros. Durante a reunião, também ficou decidido que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) passa a exercer a vice-presidência da comissão.