Notícias

Quatro projetos de lei foram distribuídos e 30 receberam pareceres na reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta quinta-feira, 22. “Já estamos atualizados em relação aos projetos que tramitam nesta casa e que dependiam de nossa análise”, comentou o presidente da comissão, vereador Jurandir Liberal (PT), que também considerou como de “grande importância” dois dos outros quatro projetos que foram distribuídos para análise e emissão de pareceres.

Em 1974, foi dado um passo importante para a independência da Polícia Civil pernambucana – o primeiro concurso público da Polícia Civil de carreira. Com o intuito de homenagear os 41 anos do certame e frisar o seu papel de inclusão das mulheres na instituição, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) requereu uma reunião solene celebrada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21).

Profissionais da Câmara Municipal do Recife que escrevem documentos como memorandos, produzem ofícios, constroem projetos de lei e requerimentos estão realizando, esta semana, um curso de redação que visa aperfeiçoar os textos que tramitam na casa legislativa. As aulas estão sendo ministradas no plenarinho, nos turnos da manhã e da tarde, com duas turmas de 80 pessoas em cada uma.

Em uma cerimônia que juntou o mundo jurídico e especialmente sindicatos dos Metalúrgicos, Urbanitários, Metroviários, Correios, Servidores da UFPE, Docentes da UFPE, Docentes da UFRPE, onde atua há anos como advogado, Jefferson Lemos Calaça foi agraciado hoje com o Título de Cidadão do Recife, a maior comenda da Casa José Mariano. A honraria foi concedida pelo vereador Augusto Carreras (PV). “A concessão desse Título, antes de se constituir em uma simples homenagem, trata-se de um reconhecimento desta Casa a um alagoano, radicado aqui, com brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses de nosso povo”.

O vereador André Régis (PSDB) fez críticas ao Governo Federal na tarde desta terça-feira (20), durante um pronunciamento realizado no plenário da Casa de José Mariano. O parlamentar repercutiu, principalmente, a notícia veiculada na imprensa nacional de que o governo deve oficializar um déficit primário de cerca de R$ 50 bilhões para as contas públicas do Brasil neste ano.

O vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pela realização da 9ª Caminhada Sim à Vida, evento católico que marchou pela avenida Boa Viagem no último domingo (18). Em discurso realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (20), o parlamentar pediu voto de aplausos ao arcebispo.

O 6º Parlamento Jovem – ação que dá a 39 jovens a oportunidade de vivenciar a atividade parlamentar dentro da Câmara do Recife – teve início na tarde desta terça-feira (20) através de uma reunião preparatória realizada na Casa de José Mariano. Na ocasião, houve um debate com o vereador Wanderson Florêncio (PSBD), autor do requerimento responsável pela organização do biênio 2015-2016 da iniciativa.

Indignada com as mortes ocorridas por choques elétricos de fios soltos pelas do Recife, a vereadora Vera Lopes (PPS) chamou a concessionária de energia de assassina que vive às soltas na cidade e disse que vai se mobilizar para pedir a CPI da Celpe na Câmara do Recife

Determinação da Organização dos Estados Americanos (OEA) informando que o governo de Pernambuco deve tomar medidas urgentes e rigorosas para que cessem as violações aos direitos humanos no Complexo Prisional do Curado, foi lembrada pela vereadora Michele Collins (PP), que semana passada visitou a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor constatando péssimas condições de vida lá dentro. Ela fez a visita juntamente com outros colegas vereadores que puderam testemunhar o desrespeito às apenadas.

Ao repercutir mais uma vez os abusivos cometidos na eleição para conselheiros tutelares para o Comdica, a vereadora Marília Arraes (PSB) comentou que o comportamento de conselheiros eleitos durante a reunião pública que ela realizou semana passada na Câmara do Recife foi abusivo e desrespeitoso com os parlamentares presentes. “O desrespeito continuou pelas redes sociais. Até ameaça de morte recebemos. Essas pessoas apresentaram comportamento agressivo e não podem cuidar de crianças e adolescentes vulneráveis”.