Notícias

Osmar Ricardo sugere comissão para discutir habitacionais

O vereador Osmar Ricardo (PT) levou à tribuna, hoje,10, a situação dos habitacionais no Recife. O parlamentar fez questão de repercutiu audiência pública, de sua iniciativa, que discutiu a situação das moradias. Dados apresentados pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), baseados no Censo de 2010, do IBGE, dizem que a capital de Pernambuco tem um déficit de 62.687 unidades habitacionais.

Leia mais…

Michele lembra Dia Nacional da Adoção

No último dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção e a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a data na tarde desta quarta-feira, 27. “Neste contexto, faço referência à valiosa iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em especial, a 2° Vara da Infância e Juventude da Capital, que está promovendo hoje, das 15h ás 17h, roda de diálogo sobre novas possibilidades no campo da adoção”.

Leia mais…

Comissão de Obras vai zerar pauta de projetos de lei

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife vai zerar a pauta de projetos de lei que aguardam pareceres técnicos. “São 21 matérias que estão tramitando e que precisam ser analisadas, pois essa é a nossa maneira de favorecer a população. Todos eles são projetos que interessam ao recifense”, disse a presidente da comissão, vereadora Aimée Carvalho (PSB), que distribuiu os textos na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 25. Ficou determinado que cada um dos vereadores irá analisar sete projetos.

Leia mais…

Hospitais poderão notificar o MPPE pelo uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes

Hospitais públicos e privados e instituições similares podem ser obrigados a notificarem ocorrências de uso de bebida alcoólica e/ou entorpecentes por crianças e adolescentes. É o que propõe o vereador Henrique Leite (PT). A matéria prevê que essas instituições notifiquem os Conselhos Tutelares do Município e o Ministério Público do Estado de Pernambuco, quando crianças e adolescentes forem atendidos em suas dependências. Estabelece ainda que sejam concedidas informações pertinentes ao estado de saúde geral da criança e do adolescente, o diagnóstico e o procedimento clínico adotado.

Leia mais…

Luiz Eustáquio comenta visita da Frente e redução da maioridade penal

A visita que a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas irá realizar no estado de Alagoas, foi ressaltada hoje (18), pelo presidente do grupo, vereador Luiz Eustáquio (PT). Uma comitiva de vereadores do Recife irá amanhã (19) conhecer o funcionamento e a estrutura do Estado para acolhimento e recuperação de dependentes químicos.

Leia mais…

Recesso começará dia 6

O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife, Paulo Rogério, anunciou que o recesso parlamentar terá início segunda-feira, 6, estendendo-se até 31 de julho. Esta semana, porém, o funcionamento será normal, com reuniões ordinárias, audiências públicas, solenidades e reuniões de comissões. “O recesso vai durar 25 dias. Ele significa a suspensão temporária das atividades parlamentares, como os debates em plenário, emissão de pareceres das comissões e deliberações do colegiado”, esclareceu.

Leia mais…

Luiz Eustáquio convoca para o Recife sem Drogas

Evento que sempre conta com uma grande participação do público, o Recife Sem Drogas acontecerá próximo dia 5, a partir das 15h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O assunto foi enaltecido pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) hoje,2. “Gostaria de convidar a Casa e os recifenses porque nós estamos realizando esse grande evento no nosso município, próximo sábado. Na última edição, marcaram presença entre 12 e 15 mil pessoas e aguardamos a mesma quantidade”.

Leia mais…

Vereadora quer 5% das vagas de emprego para egressos do sistema prisional

O Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de 5% das vagas de emprego, para egressos do sistema prisional, em todos os editais de licitação e contratos diretos sem licitação para execução de obras públicas, da vereadora Isabella de Roldão (PDT) está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Para a parlamentar, a proposta visa a permitir a criação de vagas de trabalho para essas pessoas, promovendo a ressocialização para que elas voltem ao convívio da sociedade.

Leia mais…

Aimée Carvalho comemora Dia do Pastor

O Dia do Pastor comemorado sempre no segundo domingo de junho, foi tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta segunda-feira, 09. “Essa data muito importante ainda não está no calendário oficial do país, mas muitas cidades possuem lei própria, por isso, encaminhei a essa Casa um Projeto de Lei incluindo no calendário do Município esse dia”.

Leia mais…

Comissão de Obras visitará a ONG Criança Cidadã

Antes de apresentar o parecer ao projeto de lei 56/2014, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação do terreno localizado na Rua Luiz Carlos Guilherme, nº 575, Bairro do Cordeiro, para edificação da sede da Associação Beneficente Criança Cidadã, a Comissão de Obras da Câmara Municipal do Recife vai ao local, quinta-feira, 5, às 14h, para conhecê-lo. Os componentes do colegiado pretendem ver o que está funcionando atualmente na área, como funciona e de que forma ele atende aos interesses sociais. A ação de fiscalização foi decidida em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 3, da comissão.

Leia mais…

Câmara homenageia Escola de Engenharia de Pernambuco

O aniversário de 120 anos da Escola de Engenharia de Pernambuco foi comemorado em reunião solene realizada na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 3 de junho,por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT). “Durante o meu mandato, tenho procurado destacar a questão da engenharia e valorizar a profissão. É tanto que promovo comemorações do Dia do Engenheiro aqui na Câmara e concedo o título de cidadão a alguns profissionais”, disse. Ele parabenizou a todos que passaram pela escola superior ao longo dos anos, “professores, alunos e servidores dessa instituição”, afirmou. Uma placa comemorativa foi entregue ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro.

Leia mais…

Almir Fernando destaca retomada de obras na Escola do Córrego do Euclides

Dois assuntos levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 24. Ele convidou a todos para participar da reunião que marcará o reinício das obras da Escola do Córrego do Euclides, na zona norte do Recife e de uma audiência pública no plenarinho da Câmara. Segundo ele, uma reunião com secretários municipais do Recife está marcada às 8h da manhã desta quinta-feira, no local da escola e, em seguida, às 10H, ele promoverá a audiência pública sobre áreas de riscos nos morros da cidade.

Leia mais…

Isabella de Roldão debate situação do Entra a Pulso

Empenhada em construir um plano urbanístico para a comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública nesta terça-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela justificou que a comunidade, além de sofrer com o mau cheiro constante da fossa que corre a céu aberto, em época de chuva, têm que enfrentar os alagamentos e água infecta entrando em casa, conviver com ratos, pernilongos, mosquito da dengue e escorpiões dentro dos seus lares. As ruas não têm pavimentação, saneamento, abastecimento de água e drenagem. Foi a terceira audiência pública, desde setembro do ano passado, que a vereadora realiza para debater os problemas da comunidade.

Leia mais…

André Régis defende visitas de fiscalização nas escolas

A equipe de fiscalização e pesquisa do gabinete do vereador André Régis (PSDB) encontrou dificuldades para entrar, e depois realizar trabalho de pesquisa e aplicação de questionários sobre a qualidade do atendimento na Escola Paulo VI, na Lina do Tiro. Essa informação foi dada pelo próprio parlamentar na tarde desta quarta-feira 12, na Câmara do Recife. Nesse trabalho, ele faz um diagnóstico das condições físicas dos prédios e da qualidade do atendimento às crianças. O resultado da pesquisa alimenta uma ferramenta disponível na internet denominada Raio X das Escolas Municipais.

Leia mais…

Presidente distribui panetones para funcionários da Câmara

Emoção, reconhecimento e confraternização. Essas foram as palavras mais citadas durante a entrega de panetones realizada pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), aos funcionários da Câmara, hoje (23). O gesto vem sendo repetido pelo parlamentar desde que assumiu a presidência em 2013.

Leia mais…

Romerinho Jatobá volta à Câmara

O retorno de Romerinho Jatobá (PR) à Câmara do Recife foi festejado pelos parlamentares. Antes de conceder a palavra aos colegas, ele fez breve relato da passagem pela Secretaria Municipal de Habitação. Lembrou que assumiu o cargo em ano eleitoral e por isso com orçamento enxuto. “Foi preciso criatividade para tocar obras e realizações. Conseguimos dar andamento a três conjuntos habitacionais, regularizar terras para o programa Minha Casa Minha Vida em Tejipió e Nova Descoberta. Toda a documentação já está na Caixa Econômica esperando liberação de verbas federal e contrapartida da Prefeitura”.

Leia mais…

Vereador critica projeto Vila Naval

Para discutir com a sociedade o projeto da Vila Naval, no bairro de Santo Amaro, o vereador Luiz Eustáquio (PT) vai convocar uma audiência pública na Câmara do Recife. Ele participou de um seminário ontem na Fundaj, mas quer trazer o assunto para ser debatido na Casa. “Esse projeto foi construído para beneficiar o setor imobiliário e o capital. Ele não dialoga com a população nem com os moradores do entorno. Essa Casa Legislativa tem uma contribuição a dar. A melhor parte terá empreendimentos com 14 prédios com 25 andares”.

Leia mais…

Parlamentar reclama de escola no Córrego do Euclides

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) informou que a Escola Municipal Córrego do Euclides foi objeto de promessa de requalificação por parte da Prefeitura, desde dezembro, está parada e inacabada. Segundo ele a população local vibrou com a promessa realizada. “Fiz pedido de informação à secretaria de Educação, no entanto a resposta dada é inespecífica. Perguntei entre outras coisas informação sobre o motivo da paralisação da obra, por que parou. Qual novo prazo de entrega para conclusão. A gente pergunta uma coisa e respondem outra”.

Leia mais…

Câmara retorna aos trabalhos legislativos

A 16ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal do Recife será instalada durante reunião solene nesta segunda-feira, dia 02, a partir das 15h, sob a presidência do vereador Vicente André Gomes (PSB) com a presença do prefeito ou de um representante designado por ele. A solenidade prevê a leitura da renúncia dos vereadores que assumirão mandatos em outras Casas Legislativas, bem como a posse dos suplentes que ocuparão as respectivas vagas. A reunião solene marca o início dos trabalhos após o recesso parlamentar.

Leia mais…

Fred Ferreira fala sobre políticas públicas para idosos

“É necessário que os idosos de nossa cidade encontrem no serviço público municipal de saúde a assistência que precisam. O índice populacional de pessoas na terceira idade é cada vez mais crescente no país. Daqui a algumas décadas o Brasil terá 30% da população composta por idosos”, afirmou o vereador Fred Ferreira (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (16). Ele também convidou a todos para participar da audiência pública que promoverá amanhã (17), às 9h, no plenarinho, e terá como temas "a licença de funcionamento concedida às instituições de longa permanência para Idosos, capacitação dos profissionais e promoção da política pública para o idoso no Recife".

Leia mais…