2020

As ações de igrejas evangélicas durante a pandemia de covid-19 foi tema de um discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferido nesta segunda-feira (8). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, a parlamentar enalteceu as iniciativas assistenciais da denominação a que pertence, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta sexta-feira (5), por videoconferência. Na ocasião o colegiado, presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PP), analisou oito proposições, concedendo parecer favorável a seis projetos de lei, dentre estes, o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 16/ 2020, que tramita em regime de urgência. Participaram também os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Aimée Carvalho (PSB).

Foi aprovado hoje pela Comissão de Segurança Cidadã e agora depende de votação no plenário da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei ordinária número 308/2019, que dispõe sobre a concessão do porte de armas de fogo pelo efetivo da Guarda Municipal do Recife. O colegiado se reuniu na manhã desta sexta-feira (5) de forma remota, por videoconferência, e deu pareceres favoráveis a outros 11 projetos de lei, além desta matéria legislativa, que estavam dependendo da análise dos relatores.

O atendimento a pacientes com os primeiros sintomas de covid-19 foi tema de uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanas e Cidadania da Câmara do Recife nesta quinta-feira (4). Por meio de videoconferência, o grupo – que é presidido pela vereadora Michele Collins (PP) – reuniu médicos defensores da existência de um protocolo de atendimento precoce da infecção no município.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), aprovou cinco projetos de lei, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (4), por videoconferência. Dentre as medidas aprovadas, está o projeto de lei do Executivo número 16/ 2020 que autoriza a criação, no Plano Plurianual, de objetivo específico relacionado ao combate de situações de emergência, como epidemias e pandemias, e a criação de ação orçamentária específica, em favor da Secretaria de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.

O Plano de Convivência com a Pandemia, que terá como objetivo a reabertura das atividades econômicas no Recife, foi a base dos debates da reunião realizada pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Calheiros. Ele garantiu que o plano específico do Recife será apresentado na próxima semana, depois que forem ouvidos os setores empresariais e associações, e estiverem definidos todos os protocolos de cada setor. “A flexibilização das atividades será gradual e levará em conta todas as atividades que classificamos com base nas gerações de empregos e de renda, sendo avaliado também o grau de risco de contaminação de cada uma delas”, informou. A reunião ocorreu de forma remota na tarde desta quarta-feira (3), e foi transmitida por videoconferência pelo site da Câmara.

Dois projetos de lei foram aprovados e dois outros distribuídos, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizada na tarde desta quarta-feira (3), por meio de videoconferência. Um dos que recebeu parecer favorável foi o PLO 70/ 2020, da vereadora Aline Mariano (PP), que estabelece a contratação de artistas locais, economicamente afetados pela pandemia do novo coronavírus, para a realização de shows virtuais durante o ciclo junino no Recife. A presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), conduziu o encontro que foi acompanhado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e por Hélio Guabiraba (PSB).

Presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (2) uma reunião com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, para tratar do Plano de Convivência com a Pandemia desenvolvido pela organização para a Prefeitura do Recife. Por meio de videoconferência, vereadores da Casa puderam tirar dúvidas sobre os dados coletados pelo Porto Digital e que vão servir para orientar uma matriz de abertura econômica da cidade em meio à crise provocada pela covid-19.

“Enquanto a curva de contaminação pelo novo coronavírus continuar ascendente, como é o caso na Região Metropolitana do Recife, e sem base científica, a reabertura é prematura e perigosa”. Palavras do vereador Ivan Moraes (PSOL) ditas na manhã desta terça-feira (2), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência. Ele citou o Boletim de número 8, do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste para a covid-19, composto por renomados cientistas, que afirma de forma contundente que não há base científica para a reabertura de setores da economia e da sociedade.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) proferiu um discurso nesta terça-feira (2) para abordar o plano de abertura da economia pernambucana, após o período de quarentena mais restrita imposta no Estado entre os dias 16 e 31 de maio. Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, o parlamentar comentou em especial a situação da construção civil. De acordo com ele, as propostas de liberação para o setor ainda são insuficientes para atender os anseios do setor.