A Câmara do Recife concedeu nesta terça-feira (15) um voto de aplauso à jornalista Nathália Dielú e ao portal Marco Zero Conteúdo pela publicação da reportagem “O baculejo tem cor”, publicada no dia 3 de fevereiro. O texto, que aborda a questão do racismo nas abordagens policiais realizadas nas periferias da capital, chamou a atenção da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora do requerimento da homenagem. A parlamentar tratou do assunto na tribuna da Câmara durante a reunião plenária e discutiu, ainda, outros requerimentos que abordam o auxílio para as pessoas que atuam na cadeia produtiva do carnaval.
02
As vereadoras e os vereadores do Recife aprovaram, em plenário, o Plano Recife AMA Carnaval, nesta terça-feira (15). Trata-se do projeto de lei do Executivo nº 01/2022, que visa a socorrer participantes da cadeia produtiva carnavalesca neste ano, diante da continuidade da pandemia de covid-19. O texto foi aprovado em duas votações na Câmara Municipal, após ter tramitado nas Comissões em regime de urgência e segue para sanção do prefeito João Campos.
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu seis requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15). As solicitações da parlamentar dirigem-se ao prefeito do Recife, João Campos, e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sobre os centros de testagem da covid-19.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (15) três votos de aplausos aos guardas municipais Anderson Felipe Cunha e José Werversom de Santana, que realizaram procedimentos de primeiros socorros em um idoso que sofreu um infarto no Compaz Ariano Suassuna, no início do mês. Um dos requerimentos foi formulado pelo vereador Waldomiro Amorim (SD), que subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária para abordar o tema.
O primeiro-secretário da Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael (PP), fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, na manhã desta quarta-feira (16). Eles reforçaram a aproximação entre as instituições, além da parceria entre as Escolas do Legislativo e do Tribunal de Contas.
Presidida pela vereadora Dani Portela (PSOL), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo realizou nesta quarta-feira (16) a sua primeira reunião de 2022, após o recesso parlamentar. Na ocasião Portela informou que o grupo traçará em breve um plano de ações que incluirá a realização de reuniões públicas. Ela salientou, ainda, um ato público promovido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) e pela Comissão no dia 7 de fevereiro contra a perseguição de pessoas negras.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17), via videoconferência, para analisar quatro proposições. O presidente do colegiado, Felipe Francismar (PSB), dirigiu os trabalhos que contaram com a participação da vereadora Andreza Romero (PP) e do vereador Samuel Salazar (MDB).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (17) uma reunião extraordinária com os membros do grupo. Na pauta do colegiado, que é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), estava a análise do parecer pela aprovação ao projeto de decreto legislativo nº 37/2021. De autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), a matéria visa a conceder a Medalha de Mérito Olegária Mariano a Ana Paula de Oliveira Vilaça Leal, chefe do Gabinete do Centro Histórico do Recife.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu especialistas, professores, psicólogos, assistentes sociais e representantes de entidades de classe para debater a regulamentação da lei federal nº 13.935/2019 no município. Os debates ocorreram em reunião pública realizada de forma híbrida, na tarde desta quinta-feira (17).
Desde o último dia 14, os Policiais Civis de Pernambuco decretaram greve e, na manhã desta segunda-feira (21), a vereadora Dani Portela (PSOL) solidarizou-se com a categoria em discurso realizado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. Dentre as reivindicações da corporação estão a valorização salarial e funcional do Policial Civil e a melhoria nas condições de trabalho nas delegacias e institutos de todo o Estado.
O voto de aplauso e congratulações ao inspetor Marcílio Domingos, ex-comandante da Guarda Municipal do Recife, apresentado através do requerimento número 966/2022, de autoria do vereador Waldomiro Amorim (SDD), foi destacado pelo autor nesta segunda-feira (21), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.
De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi aprovado o requerimento 1018/2022 que solicita realizar uma reunião solene para a entrega do “Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo”, nos termos da resolução nº 2698/19, no próximo dia 5 de maio, às 19h, no plenário da Casa. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar nesta segunda-feira (21), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife. Ela ressaltou a importância da profissional para o jornalismo pernambucano.
Os riscos do consumo de bebidas alcóolicas foram o tema de um discurso proferido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar lembrou a passagem do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, que ocorreu no domingo (20), e pediu mais ações de prevenção ao consumo de drogas.
Indignada e incisiva, a vereadora Liana Cirne (PT) repetiu três vezes seguidas, em discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Recife: “A ordem era para executar uma criança de nove anos”. Ela fez essa acusação na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (21), três dias depois de visitar, no Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, a família do menino Jonatas Santos, de 9 anos. Ele foi assassinado no dia 10 de fevereiro, por homens encapuzados.
Na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (21), o vereador Osmar Ricardo (PT) abordou dois temas: um deles foi o sumiço das placas que estavam afixadas na Rua da Aurora, centro do Recife, e que registravam os nomes e históricos de desaparecidos políticos da época da ditadura militar (1964-1985). O outro tema foi a proposta de reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino.
Na tarde desta segunda-feira (21), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) abordou a questão dos habitacionais construídos na capital pernambucana. Segundo o parlamentar, o sistema de gerenciamento dos habitacionais no Recife “está falido. Na verdade, não existe gestão desses habitacionais. Temos um déficit histórico de pessoas que precisam de moradia”.
Qual é o percentual da frota de ônibus que ainda não voltou para as ruas desde o início da pandemia? Foi para fazer essa pergunta ao Grande Recife Consórcio de Transporte, que gerencia o sistema da Região Metropolitana, que a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discursou na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (21). Ao falar durante a reunião plenária, a parlamentar ainda lamentou o aumento das tarifas em 9,69% no último dia 11 de fevereiro – sem que houvesse, segundo ela, uma melhoria no serviço oferecido.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu e aprovou o requerimento de número 1047, de sua autoria, solicitando a realização de uma audiência pública para debater o “Concurso público 01/2019 da Secretaria de Saúde do Recife”. Ele afirmou que a audiência pública será promovida pelo seu mandato, em conjunto com o dos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Dani Portela (PSOL) e Luiz Eustáquio (PSB).
Os casos de feminicídio e transfeminicídio ocorridos em Pernambuco e, mais especificamente, no Recife, foram abordados pela vereadora Dani Portela (PSOL) na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (21). “Ser mulher em Pernambuco tem se tornado, infelizmente, cada vez mais perigoso. A pandemia intensificou nossas inseguranças”, disse. Para ela, é fundamental que haja planejamento orçamentário e execução de políticas de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21), o vereador Renato Antunes (PSC) cobrou o aumento do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino ao prefeito João Campos. Ele pontuou que o piso nacional de 33,24% foi anunciado no dia 4 de fevereiro e, até então, não houve mudança na cidade.